DOMINGO-3ADV

3º DOMINGO DO ADVENTO-ANO C

15/12/2024

DOMINGO "GAUDETE"

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Sofonias 3,14-18a

Salmo Responsorial: Cântico de Isaías 12-R- Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

Segunda Leitura: Filipenses 4,4-7

Evangelho: Lucas 3, 10-18 (Testemunho de João Batista).

"10.Perguntava-lhe a multidão: “Que devemos fazer?”. 11.Ele res­pondia: “Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo”. 12.Também publicanos vie­ram para ser batizados, e perguntaram-lhe: “Mestre, que devemos fazer?”.* 13.Ele lhes respondeu: “Não exijais mais do que vos foi ordenado”. 14.Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: “E nós, que devemos fazer?”.Respondeu-lhes: “Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo”. 15.Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo, 16.ele tomou a palavra, dizendo a todos: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17.Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível”. 18.É assim que ele anunciava ao povo a Boa-Nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações."

COMENTÁRIO:

Hoje é o domingo da alegria, o domingo “Gaudete”, e os padres usam paramentos róseos. 

A primeira leitura lembra justamente a alegria do perdão dos pecados, libertação do mal, revogação da condenação. Em sentido positivo, a reconciliação e comunhão com Deus. Isso tudo não é uma fantasia, mas uma profunda realidade que procede do estar em paz com Deus (missal dominical): “O Senhor teu Deus está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva. Ele te exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti entre louvores como nos dias de festa”. “O Senhor está no meio de ti, nunca mais temerás o mal”. Isso é pura verdade, para os que buscam o Senhor e não se deixam levar pelo pecado. 

Na segunda leitura São Paulo fala aos filipenses: “Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em oração e súplica, acompanhadas de ação de graças”. E lhes promete a paz de Deus que guardará os seus corações e pensamentos em Cristo Jesus. Os filipenses acreditavam na proximidade da segunda vinda de Jesus. 

No evangelho vários tipos de pessoas procuram João Batista para lhe pedirem conselhos sobre como agirem em suas vidas. João Batista aconselha todos como seguirem seus caminhos de modo a agradarem a Deus. Termina dizendo que não é digno sequer de desamarrar as sandálias do Messias que estaria vindo. 

João Batista fala aos que lhe fazem perguntas que sejam honestos, partilhem o que têm, não sejam ambiciosos. Devemos fazer o mesmo para nos preparar dignamente para o Natal, para que Jesus esteja próximo a nós sempre.