QUARTA-1TC

4ª FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

10/01/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Samuel 3,1-10.19-20

Salmo 39(40) R- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

Evangelho de Marcos 1,29-39

Naquele tempo:  29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'. 38Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação.

Comentário:

No evangelho vemos um dia todo da vida de Jesus. Ele tinha um dia atarefado no atendimento das pessoas, mas nunca deixava a oração: tirava a madrugada para rezar e se reabastecer para a azáfama do dia seguinte. 

Dá para perceber também a conotação missionária da ação de Jesus: ele não fica apenas num determinado lugar, mas vai à procura das pessoas para anunciar-lhes a boa nova da salvação. 

Só essas duas proposições já davam para alimentar nossa reflexão por vários dias: a oração contínua e profunda e a necessidade de nosso testemunho como pregação do evangelho às demais pessoas. 

Na primeira leitura vemos como Samuel aprendeu a ouvir Deus e a praticar sua palavra, a atender à sua vontade. Nas primeiras vezes ele não distinguiu a voz de Deus da voz de Eli. 

Nós, muitas vezes, demoramos a entender o que Deus quer de nós. Enquanto não a percebemos com clareza, façamos aquilo a que nos inclinamos a fazer por vocação ou por natureza nossa. Quando nos esforçamos para agir, Deus entra em nossa ação e a acerta para a direção correta. 

Nossa atitude, portanto, deve ser a da oração e a da escuta, a fim de descobrirmos nossa vocação e, já dentro da vocação, como Deus quer que a vivamos.