TERÇA-6TC

3ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

13/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Tiago 1,12-18

Salmo  93(94) R- Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

Evangelho de Marcos 8,14-21

Naquele tempo: 14Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' 16Os discípulos diziam entre si: 'É porque não temos pão.' 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: 'Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?' Eles responderam: 'Doze.' 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: 'Sete.' 21Jesus disse: 'E vós ainda não compreendeis?' Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos que Deus não tenta ninguém, mas permite que sejamos tentados, até o limite de nossas forças. Deus não permite que ninguém seja tentado acima de suas forças.

Deus permite as tentações para nos fortalecer nas virtudes, para fortalecer nosso amor a ele e às criaturas. O problema é que às vezes demoramos para sair da situação de tentação, ou seja, não fugimos das ocasiões.

O demônio tem "costas largas": nem sempre é ele quem nos tenta. Muitas vezes as tentações provêm de nós mesmos, de nossa concupiscência, como diz São Tiago na primeira leitura. Para vencer a tentação é preciso, antes de tudo, fugir dela logo que percebermos que estamos sendo enredados pela sua teia. E se viermos a pecar, confessar-se logo que puder.

Na segunda leitura Jesus fica triste com a falta de compreensão dos discípulos. Eles não conseguem entender o sentido simbólico do que Jesus está falando.

Acontece isso muitas vezes em nossas comunidades, e mesmo nas explicações que muitas pessoas, tanto de outras religiões como da própria Igreja Católica, dão em relação às escrituras. Nem tudo pode ser levado ao "pé da letra". Temos que aprender quais são as coisas principais e imprescindíveis de nossa religião, a fim de não entendermos erradamente o que a Igreja nos propõe.

O modo materialista de entender as palavras de Jesus pode, muitas vezes, nos levar a viver uma vida errada, como a dos fariseus e doutores do templo e mesmo dos discípulos, nesse começo de vida com Jesus, que entendiam tudo no modo como não deveriam entender...