SEXTA-24TC

6ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

20/09/2024 

Santos André Kim, Paulo Chong e seus comp. mártires

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 15,12-20

Salmo Responsorial 16(17)R- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor!

Evangelho Lucas 8,1-3

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a boa-nova do reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. – Palavra da salvação.

Comentário:

S. Paulo, na primeira leitura, fala sobre a ressurreição. Muitos coríntios não acreditavam que vamos ressuscitar um dia. São Paulo diz que se não acreditarmos na ressurreição, temos que admitir também que Cristo não ressuscitou. E se Jesus não ressuscitou, nossa fé é vã, é inútil. 

Jesus Cristo ressuscitou não apenas de forma pessoal, mas como primícias, ou seja, o primeiro de uma longa fila a ressuscitar, que só terminará quando o último ser humano ressuscitar. Cristo ressuscitou, e todos nós vamos ressuscitar. Vamos, pois, orar, lutar e vencer o inimigo, a fim de que ressuscitemos para uma vida eterna, para a felicidade do paraíso. 

No evangelho vemos como Jesus dava muita atenção não só aos homens, mas também às mulheres, que ajudavam a equipe dele com seus bens e suas presenças tão necessárias. 

Jesus não age sozinho: age em equipe, em comunidade, e aproveita os dons de cada um, sem nada desperdiçar. Ele pode fazer isso porque, além de misericordioso, é poderoso: pode completar com seus dons as qualidades que faltam aos seus seguidores. 

Não tenhamos medo de pedir a Deus aqueles dons, aquelas virtudes que nos faltam. Jesus prometeu que daria o Espírito Santo, e com ele as virtudes, a todos os que o pedissem.