TERÇA-7TC

3ªFEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

21/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Leitura: Tiago 4,1-10 

Salmo 54(55) R- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

Evangelho de Marcos 9, 30-37

 

Naquele tempo: 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: 'O que discutíeis pelo caminho?' 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!' 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'. Palavra da Salvação.

Comentário:

São Tiago, na primeira leitura, lembra que não conseguimos obter o que pedimos porque pedimos mal, ou seja, com interesses pessoais e às vezes mesquinho. Devemos confiar em Deus e pedir principalmente a graça de nunca o abandonarmos.

Nosso coração, nos pedidos, deve ser desprendido do amor ao mundo, com humildade e submissão a Deus, pois isso atrai sua Graça. Devemos reconhecer a própria miséria, “chorando” as próprias culpas, desejosos de purificação e de santificação, pois tudo isso nos aproxima de Deus. Então o Senhor nos exaltará e nos atenderá, pois sabe que aceitaremos aquilo que ele nos der para nossa salvação. Ou seja, nem sempre ele nos dará o que pedirmos, mas sempre nos dará o que realmente precisamos. 


No Evangelho, Jesus diz aos discípulos o que lhe ia acontecer, sobre sua morte, mas os discípulos não compreendiam e tinham medo de perguntar-lhe. Seus pensamentos estavam bem longe disso, pois perguntavam entre si quem seria o maior entre eles. Jesus sabia o que estavam conversando, e lhes garantiu que se quisermos ser os primeiros no Reino dos Céus, devemos ser os últimos aqui na terra, ou seja, vivermos a serviço uns dos outros, sermos disponíveis e simples como as crianças, que não se preocupam tanto em ser as primeiras ou as últimas: simplesmente confiam em seus pais, e sabem que eles cuidarão delas. Deus cuida de nós, se o procurarmos e se o obedecermos. Tenhamos certeza disso!