SÁBADO-28TC

SÁBADO DA 28ª SEMANA COMUM. -

19/10/2024

Beato Timóteo Giaccardo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 



1ª Leitura: Efésios 1,15-23

Salmo Responsorial 8-R- Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes

Evangelho Lucas 12,8-12

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura somos convidados a pedir a Deus que “abra o nosso coração à sua luz, para que saibamos qual a esperança que o seu chamamento nos dá”, qual é a riqueza de sua glória, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós. Depois diz que Jesus é a Cabeça da Igreja, “que é seu corpo”. Alimentado por Cristo-Cabeça, esse corpo, que é a Igreja, está em crescimento, em desenvolvimento, até chegar à plenitude do paraíso. Nós, como partes desse Corpo, devemos ouvir a Palavra de Deus e a praticá-la, para que não sejamos separados dele e, desse modo, venhamos a perder o paraíso.

No evangelho Jesus nos lembra de que devemos dar testemunho dele diante de todos os demais. Esse testemunho é não só dizermos que acreditamos nele, mas praticarmos tudo o que ele nos mandou praticar.

Termina o trecho dizendo que se pecarmos contra ele, seremos perdoados, mas se pecarmos contra o Espírito Santo, nunca seremos perdoados.

Pecar contra o Espírito Santo, em resumo, é não querer ser perdoado, é negar que Deus possa nos perdoar, é achar que já estamos perdidos, ou mesmo achar que não temos pecado. Se alguém achar que não tem pecado, nunca vai pedir perdão e por isso morrerá no pecado.