TERÇA-2ADV

3ª FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO 

10/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Isaías 40,1-11

Salmo Responsorial: 95(96)-R- Olhai e vede, o Senhor vem com poder 

Evangelho: Mateus 18,12-14

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. – Palavra da salvação.

Comentário:

É muito bonito o texto da primeira leitura, de Isaías. Há várias afirmações muito importantes:

1-  Nossos pecados foram perdoados

2- É preciso preparar no deserto um caminho para o Senhor: nivelar os vales, rebaixar os montes e colinas, endireitar o que é torto, deixar tudo plano

3- O ser humano é como palha, sua glória é como a flor do campo que dura pouco, mas a palavra de Deus é eterna.

4- Deus é como um pastor que apascenta o rebanho, reúne os cordeiros, carrega-os ao colo, guia as ovelhas-mães.

E no evangelho, vemos Jesus fazendo tudo isso e perdoando nossos pecados. A comparação dada é inverídica: jamais um pastor deixaria as 99 ovelhas sozinhas, à mercê dos lobos, para ir atrás da ovelhinha que se desgarrou. Mas Jesus não é um pastor comum: ele é Deus, e ele não quer perder nem uma só ovelha do seu rebanho. 

Amigos e amigas, se nós estamos procurando a santidade, buscando uma vida santa, honesta, caridosa, paciente, com muita garra e amor, sem nenhum pecado, então estamos nesse maravilhoso rebanho cuidado por Jesus, nosso Bom Pastor. Para isso, é necessário nivelarmos os altos e baixos de nossa vida diária, ou seja, deixando o pecado e aumentando nosso amor, nossa capacidade de acolhimento aos outros.