QUINTA-14TC

5 ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

11/07/2024

  São Bento

1ª Leitura: Oseias 11,1-4.8c-9

Salmo Responsorial 79 (80) R- Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

Evangelho Mateus 10,7-15

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade no dia do juízo”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Oseias mostra todo o amor que Deus tem pelo seu povo. Já na libertação do Egito mostrou seu amor. Agora, embora o povo tenha sido ingrato e abandonado seu Criador, Deus não responde com a estrita justiça mas responde com seu perdão e seu convite de reconciliação. Ele é Deus, e não tem os mesmos ímpetos vingativos do ser humano.  Essa leitura é um convite para conhecermos todo o amor que Deus nos tem, como Pai amoroso que sempre confia que o filho vai mudar suas atitudes e o aceitar. Deus está sempre pronto para perdoar. Pena que nem sempre temos confiança de lhe pedir perdão!

Já no evangelho Jesus mostra as condições para que a ação de Deus se concretize em nosso meio: a pobreza dos meios: “De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento”.

Ou seja: a pobreza dos meios que usamos para evangelizar deixa livre a ação de Deus. Se utilizarmos muitos mequetrefes para isso, Deus fica como que impedido de agir. Quanto mais colocamos nossa vaidade na pregação e no trabalho dito apostólico, menos teremos a ação de Deus. Será uma pregação apenas nossa, desprovida do poder irradiante da graça divina