18 DE DEZEMBRO

18 DE DEZEMBRO

(Preparação próxima do Natal)

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Jeremias 23,5-8

Salmo 71(72)-R-Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre!

Evangelho de Mateus 1,18-24

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura temos mais uma profecia sobre a então futura vinda do Messias, que ia brotar da família de Judá.

No evangelho, José, que ia deixar Maria em segredo para não prejudicá-la, recebeu o aviso do anjo para recebê-la como esposa. Como vocês sabem, Maria poderia ter sido acusada de adultério e apedrejada em praça pública. José não quis isso para ela e resolveu desmarcar o casamento. Ia tomar as providências para isso, quando o sonho com o anjo tirou essa ideia dele e o levou a assumir o filho. 

Como José, devemos assumir Jesus Cristo em nossa vida. Deus, seja em qual das três Pessoas for, é plenamente feliz e não precisa de nós. Nós é que precisamos dele. Se assumirmos Jesus Cristo como nosso Rei e Pastor, vamos fazer de tudo para seguirmos suas palavras. 

E, como eu disse nestes últimos dias, a força necessária para erradicarmos de nossa vida o pecado, os vícios e tudo o mais que possa nos separar de Deus, é Ele mesmo quem nos vai conceder. Pela oração e vigilância conseguiremos tudo o que precisamos para ser santos. 


(Há 4 novenas prontas de Natal EM NOSSO site: NOVENAS DO NATAL