TERÇA-26TC

TERÇA-FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM

01/10/2024

Santa Teresinha do Menino Jesus

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23

Salmo Responsorial: 87(88)R- Chegue a minha oração até a vossa presença

Evangelho: Lucas 9,51-56

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos a desgraça que ocorreu na vida de Jó: empobrecimento radical, perda da esposa, dos filhos, da saúde. O trecho de hoje mostra sua angústia. Ele amaldiçoa o dia do seu nascimento. Ele sente que Deus lhe fecha o caminho da salvação e por isso lamenta.

A dor e o sofrimento neste mundo é um mistério. Não entendemos. Queremos culpar a Deus por todo o mal que existe. Sabemos que não é assim. Há muitas coisas que sofremos que são consequências de outras que fizemos de modo errado ou sem pensar no futuro. Não podemos nos desesperar. Por pior que seja nossa situação, Deus sabe de tudo e espera o momento certo de agir. Se nos confiarmos a Ele, pode até ser que o nosso sofrimento não termine, mas uma coisa é certa: vamos sofrer com dignidade, vamos suportar quaisquer aborrecimentos e contrariedades.

No caso de Jó, depois de muitas súplicas Deus o atendeu e ele voltou a ser o rico que era antes da desgraça. Se pedirmos com fé, esperança, amor, Deus vai nos cumular de bênçãos, mesmo que para isso antes tenha que permitir ainda algum sofrimento a nós ou aos que nos rodeiam.

 No evangelho de hoje podemos dizer que Jesus é paciente para com todos, e aguarda pacientemente a nossa resolução de acolhê-lo. Ele não lança pragas, nem coisas ruins sobre os que não o aceitam. Espera pacientemente, até que nossa arrogância e imbecilidade em não o aceitar ou em não seguir o que ele nos pede, sejam superadas.