21/10/2025
1ª Leitura: Romanos 5,12.15b.17-19.20b-21
Salmo Responsorial 39(40)-R- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
Evangelho Lucas 12,35-38
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!” – Palavra da salvação.
Comentário:
Na primeira leitura São Paulo nos lembra que, se por um só homem, Adão, entrou o pecado no mundo, também por um só homem, Jesus, nos veio a salvação. Jesus é Deus e homem verdadeiro. Jesus é o ponto de união entre Deus e os homens. Quando ele aceitou a morte na cruz e ressuscitou, salvou-nos dos nossos pecados. Mas nós receberemos a salvação só se entrarmos no fluxo de sua graça, e fazemos isso primeiramente pelo pedido sincero de perdão de todos os nossos pecados; em seguida, permanecermos sempre unidos a Jesus por meio da vigilância e da oração.
Aliás, é isso que diz o evangelho de hoje: estarmos sempre vigilantes, alertas, e em oração.
Para permanecermos sempre em oração, é preciso que estejamos sempre em dia com o que Jesus nos pede, sobretudo na caridade, no amor a Deus e ao próximo. O amor puro e verdadeiro é a força que nos envolve e nos impulsiona para o alto, para a felicidade eterna.
E se amamos a Deus, não perdemos tempo buscando desenfreadamente os prazeres do mundo, principalmente os que são pecaminosos ou possam nos escravizar.