SEXTA-11TC

6ª FEIRA DA 11ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

21/06/2024

São Luís Gonzaga

 

1ª. Leitura – 2 Reis 11,1-4.9=18.20

Salmo 131(132)R- O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada. 

Evangelho Mateus 6,19-23  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura, vemos a história de Atália e do rei Joás. “Por morte de seu filho Ocozias, ela apoderou-se do trono de Judá, após eliminar todos os sobreviventes da dinastia davídica. Joás, porém, o filho mais moço de Ocozias, escapou à carnificina pela intervenção de Josaba, esposa do sumo sacerdote Joiada, que o escondeu no templo juntamente com sua mãe de criação. Depois de sete anos, ele foi proclamado rei no lugar de Atália, pelos sacerdotes e pelo povo, que celebraram sua solene entronização no palácio real de Jerusalém. Volta ao trono o descendente de Davi, portador das promessas, sinal da fidelidade de Deus” (missal cotidiano).

Precisamos nos manter sempre fieis a Deus, pois ele sempre é fiel às suas promessas. O paraíso está à nossa espera, desde que façamos o que Deus preparou para nós fazermos. Ele nos deu uma vocação, que se renova a cada recomeço nosso. 

No Evangelho, vemos como a maior idiotice que uma pessoa pode fazer neste mundo é acumular riquezas, é apegar-se ao dinheiro. 

 Há mais suicidas entre os que têm dinheiro do que entre os que não o tem. Se o dinheiro trouxesse a felicidade, rico nunca cometeria suicídio. 

 Por mais que uma pessoa queira gastar dinheiro em comida, ela se sacia após uma certa quantia. Também há o problema de se enjoar da alimentação mais cara.  

Conheço uma pessoa rica que às vezes ia à casa de minha mãe comer virado de couve com salada de tomate. Sua esposa o xingava por isso, mas ele estava enfarado da mesa farta e rica. Sentia muito prazer em comer a comidinha de casa. E olhe que ele telefonava de São Paulo de manhã e ia à minha casa só para almoçar, voltando em seguida. Ele ainda é vivo, tem bastante idade, mas nunca se esqueceu do virado de couve e salada de tomate. Ainda mora em São Paulo.