SEGUNDA-6TP

2ª FEIRA DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA

06/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 16,11-15 

Salmo Responsorial 149 R- O Senhor ama seu povo de verdade. 

Evangelho: João 15,26-16,4 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. 4Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. – Palavra da salvação


Comentário: 

Na primeira leitura, vemos como Lídia acolheu Paulo e Timóteo em sua casa, foi batizada e toda a sua família. Podemos meditar aqui o fato de os cristãos leigos serem peças principais nessa tarefa da pregação da palavra. Sem o acolhimento dos leigos, os pregadores têm pouca chance.

Por outro lado, podemos refletir sobre o desprendimento dos apóstolos, que dependem dos favores dos outros para terem onde dormir e mesmo para sua alimentação. 

No evangelho, Jesus prepara o espírito dos discípulos para a perseguição e até a morte, mas também lhes garante a vinda do Espírito Santo, que os fortalecerá.

Não podemos desanimar nas lutas diárias. Deus está sempre conosco, torcendo para que nós não desanimemos e não paremos de lutar por um mundo melhor e por uma vida de santidade. Sobretudo, cuidemos para que, como diz Jesus, nossa fé não seja abalada.