SÁBADO-5TP

SÁBADO DA 5ª SEMANA DA PÁSCOA 

04/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 16,1-10 

Salmo Responsorial 99(100) R- Aclamai o Senhor, ó terra inteira. 

Evangelho: João 15,18-21  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:   

 

Na primeira leitura vemos como foi difícil para os Apóstolos implantarem as decisões do Concílio de Jerusalém. Assim também atualmente: muitos não aceitam nenhuma mudança, mesmo que essas mudanças sejam necessárias para adaptar a Igreja a cada época, sem perder a fidelidade à palavra de Jesus. O Concílio Vaticano II, dos anos 60, ainda tem sido motivo de controvérsias entre vários grupos católicos. Muitos insistem em conservar tradições ultrapassadas de antes do Concílio. Quer um exemplo? A missa em Latim, rezada ainda por vários desses grupos. 

No evangelho, Jesus é bem realista: se o perseguiram, vão também perseguir os que o seguirem.  Quem tiver boa vontade, desejo de Deus verdadeiro, vai ouvir a palavra dos pregadores. Quem não tiver essa boa vontade e acha que é dono da verdade, vai persegui-los. 

É necessário muita fé e amor a Cristo para enfrentar o erro e proclamar a verdade, o amor, a fidelidade a esse Deus misericordioso. É necessário muita oração e meditação da Palavra. Sem a força de Deus é impossível vivermos uma vida de pregação do verdadeiro evangelho. Quem ama o mundo vai perseguir quem pregar qualquer coisa que possa contrariá-lo.