SEXTA-5TP

SANTOS FILIPE E TIAGO MENOR

APÓSTOLOS E MÁRTIRES 

03/05/2024 

Acesse as leituras de hoje neste link: 

 

Primeira Leitura: 1 Coríntios 15,1-8 

Salmo Responsorial 18(19) R- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra 

Evangelho: João14,6-14 

6        Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7         Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. 8       Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. 9     Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10  Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11 Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. 12    “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. 13        E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei. 

COMENTÁRIO:

Hoje é o dia dos Apóstolos São Filipe e Tiago. Filipe foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Tiago, dito “o menor”, era filho de Alfeu, identificado como “irmão do Senhor”. Como se vê, era filho de Alfeu. Portanto, era parente de Jesus e não como muitas pessoas entendem, como irmão de sangue. Na língua deles não havia a palavra “primo”, a não ser na língua grega, mas só foi usada uma vez na bíblia toda, numa carta de S. Paulo. 

Na primeira leitura S.Paulo fala que Jesus apareceu a Tiago e depois aos apóstolos todos juntos. E em último lugar a ele, Paulo, como a um abortivo. Isso mostra que o que Jesus fala é realmente verdadeiro, ou seja, ele realmente ressuscitou e está glorioso no céu junto ao Pai e ao Espírito Santo. Precisamos ter sempre confiança no que ensina a Igreja Católica, sem medo de errar. 

No Evangelho Filipe pediu a Jesus que lhes mostrasse o Pai e isso lhes bastava. Jesus lhe respondeu que quem o visse, via também o Pai. Suas palavras, ele não as diz por si mesmo, mas é o Pai que, permanecendo nele, realiza suas obras. E quem crê nele fará as obras que ele faz e até obras maiores, porque ele estava indo para o Pai. E termina dizendo: “E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14     Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”. Isso nos deve dar muita esperança e muita confiança quando precisamos pedir-lhe alguma graça, ou mesmo o perdão de nossos pecados.