TERÇA-5TP

 3ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA PÁSCOA

30/04/2024 

São Pio V

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 14,19-28 

Salmo Responsorial -144(145)R-Ó Senhor, vossos amigos anunciem / vosso reino glorioso. 

Evangelho: João 14,27-31a 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura, entre outras coisas, podemos perceber o valor da hierarquia na Igreja Católica e a “Sucessão Apostólica”: “Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade” (Atos 14, 23). Ou seja: Jesus deixou seu poder aos Apóstolos, que ordenaram os bispos e presbíteros, que foram ordenando outros, até chegarem aos nossos dias. É uma corrente que nunca foi interrompida. É por isso que o sacerdote, quando celebra a Santa Missa, por exemplo, torna-se o próprio Cristo na hora da Consagração. É por isso também que o pão e o vinho se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo: por causa da sucessão apostólica. Eu sempre digo, para explicar, que se o padre colocar o dedo na tomada, quem vai levar o choque é Jesus, que passou esse poder aos Apóstolos, que o repassaram aos outros bispos e presbíteros. 

No evangelho Jesus nos garante que a paz verdadeira só ele a pode dar. A “paz” que o mundo promete dar é uma piada, não existe. Nós nos enjoamos de tudo. Vemos na política brasileira, por exemplo, quantos roubos e quanta ambição! Para que tanto dinheiro? O que fazer com ele? Será que um ricaço no Hotel Copacabana Palace pode estar mais feliz do que uma família pobre comendo um saboroso arroz com frango? 

Um amigo rico escreveu, certa vez, para o seu amigo pobre: “Tenho inveja da paz que você tem nessa vida simples que leva. Eu sou perturbado por tantos problemas profissionais e sociais, que às vezes tenho vontade de largar tudo e ir morar num local mais pobre e mais simples. Acho que eu teria maior paz”! 

V. 27: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”! Buscar a paz autêntica, a que vem de Cristo, é a coisa mais sábia que podemos fazer enquanto vivemos. E essa paz não nos livra de problemas e sofrimentos, mas nos dá força e coragem para vivermos em paz até nos problemas e sofrimentos. Vamos resolvê-los com maior tranquilidade. 

Aprender a viver sem pecar é o primeiro passo para entrarmos nesse clima de paz que Jesus nos oferece. Pela oração ganhamos a força suficiente para vencermos qualquer tentação ou superarmos qualquer problema.