TERÇA-4TP

3ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA

23/05/2024 

São Jorge

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 11,19-26 

Salmo Responsorial -86(87)R-Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

Evangelho: João 10,22-30 

 Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se és o Messias, dize-nos abertamente”. Jesus respondeu: “ Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim. Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”. Palavra da Salvação.

 

Comentário:

Pela primeira vez os discípulos são chamados de “cristãos” em Antioquia. Isso equivale a admitir que eles seguem a Jesus Cristo na qualidade de Messias, daquele Messias que os judeus esperavam.

O missal comenta o fato de que muitas vezes Deus inspira pessoas que não são da hierarquia da Igreja a caminharem passos largos no caminho da fé. Entretanto, embora tenham sido instruídos por Deus fora da hierarquia, acrescenta: “À hierarquia, porém, pertence a tarefa de reconhecer, experimentar, verificar e aprovar, tarefa que não é só fiscalizadora e jurídica, mas sobretudo criadora de caridade e comunhão eclesial, sinal visível da comunhão com Cristo”.

No evangelho de hoje Jesus mostra aos seus ouvintes que ele era o Messias, mas eles não acreditavam em suas obras. O messianismo esperado por eles era bem diferente do messianismo que Jesus veio inaugurar. Eles pensavam apenas na parte material e política. Jesus pensava numa libertação total do ser humano.

Termina dizendo que se nós nos deixarmos conduzir por ele, o Pai não deixará que o deixemos. Nenhuma força material ou espiritual poderá tirar-nos do rebanho de Jesus, se nos entregarmos plenamente ao seu Reino. E isso fazemos confiando nele, também pela oração, pela aceitação dos sofrimentos que não podemos evitar, e sobretudo, nos deixando amar por ele.