SÁBADO-3TP

SÁBADO DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA 

20/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 9,31-42 

Salmo Responsorial 115(116B)R- Que poderei retribuir ao Senhor Deus / por tudo aquilo que ele fez em meu favor? 

Evangelho: João 6,60-69  

Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' 68Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.

 

Comentário

Na primeira leitura vemos como a fé permitiu a Pedro intermediar várias curas, inclusive a ressurreição de Tabita, e essas curas proporcionaram a fé de outras pessoas. Isso alavancou o crescimento da Igreja em seus começos. Sem a fé, a Igreja seria inviável. Pregar o evangelho é como tentar vender um produto invisível e por alto preço. A fé exige de nós dedicação total a Deus e ao seu Reino. O milagre, as curas, são como um lembrete visível desse algo invisível que estamos vendendo. É assim que funcionou naquele tempo e ainda funciona.

Por que Medjugorje recebe tantas pessoas? Será que é apenas porque falam que lá aparece Nossa Senhora ou por causa dos milagres? Segundo afirmam os videntes, quando forem revelados os 10 segredos haverá um sinal visível, permanente, que mostrará serem verdadeiras as aparições invisíveis. 

Muitos milagres e graças que lá ocorrem atraem as pessoas. É assim que funciona, Deus sabe disso e as coisas acontecem. Quando crescem na fé, começam a procurar Deus de maneira mais sincera e ele pode lhes trazer a salvação. Entretanto, muitos não acreditam nem com esses sinais. O milagre do sol em Fátima, por exemplo, é visto por muitos como atuação de discos voadores! E pelo jeito, vão explicar da mesma forma o sinal que aparecerá em Medjugorje. 

Essa falta de fé é mencionada no evangelho. Muitos abandonaram Jesus depois que ele lhes falou que seria necessário alimentar-se de sua carne e de seu sangue para poderem ser recebidos no céu. Para que isso acontecesse, era preciso que Jesus morresse, fosse para o céu pela Ascensão e assim poder ficar aqui conosco em forma de alimento na Eucaristia. Na verdade, de certa maneira é mais fácil falar isso agora do que quando Jesus ainda estava vivo. Aliás, ele mesmo disse: “Felizes os que acreditam sem ter visto”. 

Procuremos acreditar sem pedir a Deus sinais. Simplesmente acreditemos! A Igreja é um instrumento fiel da vontade divina e podemos confiar nela no caminho da fé. Vejo muitas pessoas procurando sinais em tudo: nos acontecimentos, nas nuvens, nas imagens...

Sobretudo peçamos a Deus, ou peçamos a ele pela intercessão de Maria, que nós tenhamos fé, e não exijamos muitas coisas, muitas explicações. Simplesmente acreditemos. E, ao comungarmos, tenhamos confiança de que estamos recebendo verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Cristo.