SEXTA-3TP

6ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA 

 19/04/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 Primeira Leitura: Atos 9,1-20  

Salmo Responsorial 116(117)R- Ide por todo o mundo, / a todos pregai o evangelho. 

 Evangelho: João 6,52-59

 Naquele tempo 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: 'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?' 53Então Jesus disse: 'Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre.' 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum. Palavra da Salvação. 


COMENTÁRIO:  

A primeira leitura de hoje, a conversão de S. Paulo, nos deve encher de esperança. De perseguidor da Igreja ele tornou-se seu propagador. Ele, pecador, foi totalmente perdoado e assumido por Jesus, a quem ele perseguia. Vejo aí toda a misericórdia desse Deus que nos ama tanto! 

 

E a intervenção de Ananias nesse processo de conversão de Paulo nos mostra a ação da Igreja que estava começando. Jesus usou a intermediação da Igreja no acolhimento a Paulo. Nós não vemos Jesus, como Paulo viu, mas a Igreja ainda está aí, com muitos percalços, mas em pé, instrumento divino de perdão e de paz para todos os que creem em sua mediação. O perdão que recebemos no Sacramento da Confissão é real! Deus assina em baixo quando o padre dá a absolvição. 

 

No evangelho chegamos ao cerne da Eucaristia. Jesus é o único alimento que pode nos levar ao céu. A Eucaristia é o próprio Jesus. Muitos parecem não entender isso, pois, como já disse ontem, não saúdam Jesus quando entram na Igreja. 

 

Dom José Lambert, que foi arcebispo de Sorocaba SP,  acreditava plenamente na frase de Jesus: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. Quando estava em questão se alguém tinha ou não se salvado, ele perguntava: “Ele comungava”? Se a resposta fosse positiva, ele dizia: “Então, ele está no céu”!