QUARTA-2TP

QUARTA-FEIRA DA 2ª SEMANA DA PÁSCOA

10/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 5,17-26

Salmo Responsorial: 33(34) R- Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Evangelho: João 3,16-21 

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19 Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da Salvação.

Comentário:

Quem crer que Jesus é Deus além de ser homem, terá a vida eterna. A pergunta que se faz é: O que significa crer em Jesus? 

Muitos respondem a essa pergunta de forma errada. Dizem que creem, mas praticam o mal e o que desagrada a Deus. Vão à confissão já pensando no próximo pecado, ou seja, não se arrependem verdadeiramente e não mudam de vida.

Comungam sacrilegamente... e ainda acham que está tudo bem, que Deus é misericordioso e perdoa tudo. Deus perdoa, sim, ele é misericordioso, mas para aqueles que estão resolvidos a não mais pecar!

Nos versículos 20 e 21 Jesus lembra-nos de que os que praticam o mal fogem da luz. Os que agem conforme a verdade não sentem medo de se aproximarem da luz. Entretanto, Jesus diz em outro lugar que os que confessam seus pecados, os que põem diante de Deus suas iniquidades, elas também se tornam luz!

O julgamento, diz Jesus, é baseado na aceitação ou não de Jesus e suas palavras. Que o aceita e procura com toda a sinceridade praticá-las, vive na luz e terá a vida eterna.

Na primeira leitura vemos como novamente os apóstolos foram presos, mas o Anjo do Senhor os libertou e eles voltaram a pregar no Templo. Eles nunca desistiram!

Deus nos ajuda sempre a cumprirmos sua palavra. Em tempos difíceis, ele age diretamente, como é o caso da leitura, mandando seu Anjo para ajudar. Hoje em dia não vemos os anjos, mas sabemos que eles estão a nosso serviço e está pronto para nos ajudar, se quisermos e lhe pedirmos.

A ressurreição de Jesus é uma realidade maravilhosa, que nos anima a seguir adiante, esperando termos o mesmo fim. Um dia ressuscitaremos, mas só se já estivermos na luz aqui na terra. Salvar-se, de certa maneira, é viver na luz desde agora, e continuar a viver nela, só que de modo muito mais extenso, depois da morte.