SÁBADO DA 9ª SEMANA DO TEMPO COMUM
ANOS ÍMPARES
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
1ª. Leitura –Tobias 12,1.5-15.20
Salmo Tobias 13,2-R- Bendito seja Deus, que vive eternamente!
Naquele tempo, ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, 39 gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. 40 Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor. 41 Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. 42 Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas. 43 Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. 44 Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”.
Concluímos a meditação do livro de Tobias com a revelação do Arcanjo Rafael.
Apesar de todas as intervenções extraordinárias e milagrosas realizadas pelo Arcanjo durante a viagem de Tobias, ninguém tinha descoberto que Deus estava presente a todo momento. Foi preciso então que Rafael se desse a conhecer.
Isso é muito significativo para nós, pois nos revela a pedagogia divina. Deus está sempre presente em nossa vida, mas sua presença é silenciosa e misteriosa. Deus está presente de maneira real, mas só a fé pode descobrir essa presença. Deus está presente nas coisas, nos acontecimentos e nas pessoas, mas somente a fé pode ver nas coisas, nos acontecimentos e nas pessoas a ação de Deus.
Pai e filho acreditavam que Rafael era um dos parentes da tribo de Neftali e, por isso, entram em acordo para dar-lhe uma recompensa material. Por isso Rafael declara que chegou o momento para revelar sua verdadeira identidade. E a razão dessa revelação é ainda mais admirável: “é bom manter escondido o segredo do rei, mas é honroso revelar as obras de Deus”. Deus está presente no segredo e vê o que está escondido, e se Ele se revela, é para que sejamos conduzidos ao louvor. O que podemos oferecer ao Senhor por tudo o que Ele nos tem dado? A única coisa que podemos fazer é louvá-lo e agradecê-lo.
Ao tomar consciência da presença constante de Deus, pai e filho “começaram a bendizer e cantar hinos a Deus, celebrando-o por todas as suas grandes obras. Especialmente porque lhes tinha aparecido o anjo de Deus”.
Caiamos na conta de que Deus está sempre presente em nossa vida de maneira delicada e discreta, de maneira real e misteriosa. Que a consciência da presença de Deus nos faça mais reverentes e agradecidos.