Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.
Parece que Jesus não deseja a conversão de todos. Parece que Jesus fale em parábolas exatamente para manter alguns na ignorância e no erro. Assim eles não têm como se converter e se salvar. Essa é a impressão!
O que significa ver sem enxergar e ouvir sem compreender? Esse é o comportamento dos adversários de Jesus: ouvem a sua pregação, mas a escutam de má vontade e não a aceitam. Eles veem os milagres de Jesus, mas atribuem tais milagres ao poder do príncipe dos demônios, e ainda por cima exigem que Jesus realize um sinal vindo do céu.
Essa é a cegueira de quem não quer ver. Essa é a surdez de quem tapa os ouvidos para não ouvir. É a cegueira culpável: não querem ver o que é evidente para não ter o trabalho de se converter. É a surdez voluntária e pecaminosa dos que não querem entender o que ouvem com clareza.
Também nós devemos tomar cuidado. Nós ouvimos a Palavra, mas podemos deturpar o seu significado em favor de nossos interesses. Ouvimos a Palavra de Deus, mas a entendemos de modo superficial. Recebemos tantas graças de Deus, mas não enxergamos o que está debaixo do nosso nariz e não correspondemos aos dons de Deus.
É preciso ver em profundidade: reconhecer o amor de Deus presente em nossa vida e corresponder a esse amor. É preciso ouvir com a inteligência do Espírito: Ele nos fala para que possamos nos salvar. Para ouvir e ver de verdade é preciso se converter, é preciso mudar nossa má vontade em boa vontade, é preciso mudar a nossa superficialidade em verdade profunda do coração.