5ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -
1ª Leitura: Efésios 3,14-21
Salmo Responsorial 32(33)R- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. – Palavra da salvação
Depois de ter meditado sobre a sua própria vocação, Paulo cai de joelhos para rezar pelos efésios. Ele se dirige ao Pai, origem de toda a paternidade no céu e na terra e lhe pede que os cristãos se esforcem na sua magnífica vocação. São Paulo pede que os cristãos sejam “cumulados até receber a plenitude de Deus”.
Somos chamados a receber a plenitude de Deus! Vejam como é magnífica essa esperança: nós receberemos a plenitude de Deus.
O início de tudo isso é a fé: “que Deus faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações”. Se Cristo habita em nós pela fé, podemos nos radicar no amor e estar solidamente fundados no amor para ter a capacidade de “compreender qual a largura, a profundidade, e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento”.
Jesus afirma: “eu vim trazer fogo sobre a terra”. O fogo é o poder de Deus que purifica. Na Bíblia, o fogo sempre está ligado à transcendência e à santidade de Deus. A santidade de Deus nos purifica como o fogo, queima as impurezas e as separa do metal precioso. Deus é fogo de santidade que destrói a soberba dos grandes da terra e que purifica a partir de dentro.
Jesus é o portador desse fogo sobre a terra. Sua missão consiste em purificar a humanidade, separando o trigo da palha, separando o que é bom do que que é mau e pervertido.
Mas é preciso entender também que o fogo de Jesus não é algo que vem de fora, mas vem da morte e da páscoa de Jesus. Jesus purifica e queima as impurezas do mundo com a sua morte na cruz.
Assim o fogo de Jesus nos conduz ao Calvário de Cristo. A força destruidora do fogo brota da dor e do sofrimento da cruz de Cristo.
Diante do crucificado todos nós experimentamos a dor que nos purifica para nos oferecer a salvação.