Mc 6,7-13
No Evangelho de hoje há algo estranho. Quando partimos em viagem nós fazemos uma lista de tudo o que é necessário. No Evangelho, Jesus também faz uma lista, mas é uma lista de tudo o que os discípulos não devem levar para a viagem: “nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura, nem duas túnicas”. Essa lista de coisas a não serem levadas é para que os discípulos se preocupem com o que é mais importante: a confiança em Deus.
Afinal, Jesus mandou que os discípulos anunciem o Evangelho: “felizes os pobres”. Se as pessoas virem que eles estão preocupados consigo mesmos, elas não acreditarão porque os discípulos pregam uma coisa, mas vivem outra.
Peçamos o Senhor que nos ajude a buscar o que é realmente importante.
Conselho é um dos dons do Espírito Santo. É um dom muito necessário nos tempos de hoje. Geralmente recebemos os melhores conselhos de nossos pais, pois eles nos querem bem. Podemos receber conselhos de nossos amigos, de nossos professores e de bons educadores. Ouvir bons conselhos é, portanto, uma graça e nos garante a felicidade verdadeira.
Na leitura, Davi chamou seu filho Salomão e lhe dá belíssimos conselhos, pedindo que ele sempre obedeça a Deus, andando em seus caminhos e cumprindo os seus mandamentos. Somente assim ele poderia obter êxito em suas iniciativas e projetos.
Ele orienta Salomão, dizendo que a fidelidade a Deus é a coisa mais importante e que seria um grande rei se obedecesse a Deus.
Depois de aconselhar o seu filho, Davi repousou.
Quem é que pode esquecer os conselhos ouvidos de um pai no leito de morte? Salomão não esqueceu esses conselhos e por isso se tornou um rei sábio, o mais sábio de toda a história. Filhos que ouvem os pais tem tudo para possuir uma vida regrada, andar no caminho certo e fazer o que agrada a Deus.