AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
Leitura: 2 Samuel 5,1-7.10
Salmo 88(89)-R- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.
Evangelho de Marcos 3,22-30
Naquele tempo: 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' 30Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.' Palavra da Salvação.
Meu irmão, minha irmã!
Mais uma vez a leitura nos propõe o exemplo de Davi a ser seguido. Ele tinha se esforçado de todos os modos em não comprometer a unidade o povo de Israel, apesar da hostilidade prolongada e crescente de Saul. E esse foi seu comportamento de sempre.
Com a morte de Saul, Davi não reagiu com alegria, mas fez luto por ele e Jônatas. Quando o neto de Saul foi assassinado, Davi puniu com a morte os seus assassinos. Foi exatamente encorajadas por essa generosidade de Davi que as tribos de Israel se aproximaram para reconhecê-lo rei.
Se o seu comportamento tivesse sido diferente, somente as tribos de Judá o teriam aceitado como rei, e Davi teria permanecido somente um rei de um pequeno reino local. Com o seu comportamento respeitoso até para com seu inimigo Saul, Davi preparou e garantiu a unidade de todo Israel. Com efeito, “Todas as tribos de Israel foram até Davi, em Hebron e disseram-lhe: ‘aqui estamos, nós somos teu osso e tua carne’. E o Senhor te disse: ‘tu apascentarás o meu povo Israel, tu serás o príncipe de Israel’”. E Davi foi rei por quarenta anos, e o seu reino se tornou figura do Reino messiânico. Foi exatamente com ele que Jerusalém foi conquistada e o templo foi preparado.
Davi e Jerusalém serão os temas centrais de toda a história sucessiva, particularmente da própria história de Jesus, “o filho de Deus” e o “filho de Davi”, como escreve o evangelista Mateus. Davi será a figura de Jesus reconciliador não somente de Israel, mas de todos, Ele que abateu o muro de separação entre Israel e os pagãos e reconciliou ambos com Deus em um só corpo (Ef 2,14).
Agradeçamos Deus por esse seu plano maravilhoso e procuremos também nós ser construtores da unidade e da concórdia. Que nada façamos para dividir e opor as pessoas. Que sejamos colaboradores de Deus, edificados sobre Cristo, pedra angular, para se templo santo do Senhor (Ef 2,20-22).
DOM JULIO ENDI AKAMINE