Ex 32,7-14
As Sagradas Escrituras falam antecipadamente do mistério de Cristo. É isto que podemos ver no trecho do Êxodo. Após o pecado do povo, Deus planeja destruir o povo e propõe que Moisés seja o pai de uma nova estirpe de um povo novo. O povo provou que está completamente pervertido e é necessário extirpá-lo. Deus, porém, quer realizar os seus desígnios, por isso propõem que Moisés seja o início de um novo povo.
Moisés, no entanto, não aceita a proposta de Deus: “Se queres destruir o teu povo, então cancela-me do livro da vida”, isto é, suprime também a mim. Esta atitude de Moisés é de total solidariedade para com seu povo. É esta solidariedade que alcança a salvação do próprio povo. Tudo isto podemos interpretar como prefiguração daquilo que acontecerá no mistério de Cristo.
No mistério de Cristo todas estas coisas se realizam de forma extraordinária e inesperada. Deus, na morte de seu Filho, “destrói o povo” (a morte de Cristo é a destruição do mundo velho, do homem velho). Mas não é pura destruição, porque esta morte produz uma ressurreição. Jesus é, portanto, o novo Moisés que aceita morrer com e para o povo. É também o novo Moisés que se tornará uma grande nação. “Farei de ti uma grande nação”. Esta promessa se realiza na ressurreição de Cristo.
As Escrituras assim mostram como, na paixão e ressurreição de Jesus Cristo, as promessas de Deus se realizam de um modo que ninguém podia prever: é a Boa Nova de Jesus Cristo.
Jo 5,31-47
Deus se revela no testemunho de tantas pessoas, mas quem não crê, não vê.
Muitos estacionaram no testemunho de João Batista, aquele profeta maravilhoso, de palavras fortes e testemunho radical, de uma denúncia corajosa, de um anúncio exigente: “Convertei-vos!” Mas ele estava preparando o caminho para Jesus e muitos não conseguiram escutar esse testemunho que ia para além do profeta.
Hoje muitas pessoas trazem o brilho do Céu no seu olhar! Aquele idoso, aquela idosa, aquela criança que tem palavras de sabedoria, aquele professor, aquele profissional da saúde... Não estacione no testemunho heroico dessas pessoas! Elas são um pouco mais. Elas apontam para o Céu e para Cristo (Jo 5,31-47).