Então, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. 39 Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. 42 No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão.
Evangelho: Mt 12,38-42
Os mestres da lei exigem de Jesus um sinal para acreditar nele. Isso é um absurdo! Jesus tinha feito tantos milagres e pregado com tanta autoridade e, mesmo assim, os doutores da lei ainda exigem dele um sinal.
Isso é, de fato, ridículo, mas é ainda muito comum hoje. Muitos querem chegar a fé através de sensacionalismo e fatos extraordinários. Quantas vezes, exigimos de Deus sinais de que Ele nos ama! “Se Ele não me der tal graça... Se ele não me fizer tal favor... Se não conseguir pagar tais dívidas... não me curar da tal doença... é porque Deus não me ama”.
Essa atitude deixa Jesus indignado: Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
Jesus chama os que exigem dele um milagre de “geração má e adultera”!
Jesus, porém, não nega a realização do sinal. É claro que não se trata do sinal pedido, mas do “sinal de Jonas”. Esse é o sinal verdadeiro e salvador, que, porém, exige a fé para que não seja escandaloso. De fato, o que de extraordinário e maravilhoso há no sinal de Jesus morrer na cruz e permanecer no sepulcro três dias para dele ressuscitar?
Para a geração má esse sinal é incompreensível. Por isso o sinal que Jesus dá equivale para a geração má a negação do sinal, mas para os que têm fé o sinal de Jesus é o mais estupendo, maravilhoso e extraordinário que pode ser dado.