AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
Primeira Leitura: Sofonias 3,14-18 ou Romanos 12,9-16b
Salmo Responsorial: Cântico de Isaías 12,2-6.R- O Santo de Israel é grande entre vós!
Evangelho: Lucas 1, 39-56
Naqueles dias, Maria partiu apressadamente se a uma cidade de Judá. 40Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42 Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. 45 Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. 46 Maria então disse: 47 “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, 49 porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. 54 Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56 Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa
Meu irmão, minha irmã!
Uma das cenas mais delicadas do evangelho é a visita de N. Senhora à sua prima Isabel. Maria tem pressa. Ela tem pressa de levar Jesus, tem pressa de servir, tem pressa nas coisas de Deus.
Maria, grávida de Jesus visita Isabel, grávida de João Batista. As duas mulheres se encontram e glorificam a Deus pelo mistério de que são portadoras. Maria é a serva que carrega, em seu ventre, o servo de Deus. Maria é a Arca da Aliança, que transporta a salvação, a séculos esperada. Maria, levando Jesus a Isabel e a João Batista é a primeira evangelizadora.
Por outro lado, a acolhida de Isabel, que conhece o mistério que se realiza em Maria, exalta a felicidade da fé. Seis meses antes, Isabel tinha recebido seu marido mudo porque não tinha acreditado no anúncio do Anjo. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel, movida pelo Espírito Santo, proclama Maria bem-aventurada, porque obedeceu na fé. Maria traz a luz da fé novamente para a casa de Isabel e de Zacarias.
ORAÇÃO:
Ó Maria da Visitação, logo depois que o Anjo anunciou que serias a Mãe do Senhor, te dirigiste apressadamente à casa de Zacarias e de Isabel. Foste para a região montanhosa: subistes montanhas e colinas, atravessaste vales, com teus passos rápidos e decididos. Em ti e por meio de ti, Jesus se tornou itinerante antes mesmo de nascer. Em ti e por ti, Jesus colocou em prática o que ele ensinaria aos discípulos: “não leveis bolsa, nem duas túnicas, não saudeis ninguém pelo caminho, em qualquer casa em que entrardes dizei: ‘a paz esteja nesta casa’”.
Como correste, Maria! Desejo também te acompanhar para levar Jesus aos outros. “Como são belos os pés de quem anuncia a paz”!
Prometo me esforçar e seguir teus pés velozes. Peço que tenhas paciência comigo, se me atraso por causa dos meus pecados. Olha com benevolência quem te admira e te ama.
DOM JULIO ENDI AKAMINE