Como é um dia típico para você?
A minha rotina é muito diferente, depende muito do dia da semana, porque eu dou aula em vários lugares. Por exemplo, na terça-feira e na quinta-feira eu dou aula em um lugar, mas na quarta-feira e na sexta-feira, eu dou aula em outro lugar. Mas, geralmente, eu acordo cedo, tomo café-da-manhã e daí vou para minha aula de ginástica, ou vou dar aula bem cedo. Depois, quando posso, volto para casa para almoçar. Quando eu não posso, normalmente como na rua mesmo, e vou imediatamente depois para outra aula. Na maioria dos dias da semana, dou aulas até o início da noite e chego em casa em torno das seis da noite. Depois janto, assisto um pouco de televisão e vou dormir às 11h.
Conte-me como foi o seu fim de semana, especificamente me fale sobre um evento do começo ao fim.
Os meus amigos e eu havíamos combinado de ir à praia, mas infelizmente choveu bastante na parte da manhã, e à tarde nós resolvemos mudar o programa. Tem agora um shopping novo, que inaugurou faz um mês, então decidimos ir fazer um programa no shopping. Aí fomos, lanchamos, vimos as lojas, as vitrines e demos uma volta para conhecer o shopping. Foi um programa bom.
O que você aconselharia a uma pessoa que quer aprender Português no Brasil?
Em primeiro lugar, um estudante de português no Brasil deve tentar se inscrever em um programa que o permita integrar uma família hospedeira, para que ele possa ter oportunidades de comunicação e interação na língua constantemente. Outro aspecto importante na hora de se preparar para estudar fora é uma atitude positiva com relação à experiência. O estudante vai se deparar com uma cultura desconhecida, com elementos diferentes ou inexistentes na sua própria, e a capacidade de poder lidar com o desconhecido ou o diferente é essencial para o sucesso de uma estudante no estrangeiro. Finalmente, é imprescindível que o estudante aproveite todas as oportunidades de se comunicar na língua, ou seja, não fique apenas no quarto ou com o grupo de amigos do mesmo país, mas saia de casa e conheça novos lugares, e se entrose com a família hospedeira.