O que você gosta de fazer de férias?
Viajo muito a negócios, por isso não vejo tanto a minha mulher e os meus filhos. Para mim, feriados, portanto, significam tempo para a família. Eu costumo levar de três a quatro vezes por ano fora, para que possamos todos ir embora juntos: durante as férias de outono nós gostamos de fazer umas férias de caminhada em minha casa no Allgäu, nas férias de Páscoa que esquiar, e no verão passamos duas semanas no parque de campismo em Sul da França. Além disso, é claro, há as férias de Natal e feriados; Então nós visitamos frequentemente os pais-em-lei ou minha irmã e sua família.
Você pode nos dizer sobre um feriado que você se lembra particularmente bem, e também nos dizer o que exatamente fez o feriado tão memorável?
Quando nossos filhos estavam com sua avó por um par de dias durante as férias Whitsun, minha esposa e eu aproveitamos a oportunidade para finalmente visitar o nosso velho amigo de estudo Karen em sua casa no mar Báltico. Quando chegamos à casa de Karen na sexta-feira à noite, houve uma reunião sincera e Lasagne vegetal distintivo de Karen. Enquanto comia, Karen também mencionou um certo Axel que "chega em casa tarde hoje." Ficamos encantados ao saber que Karen aparentemente tinha um novo namorado, e estava ansioso para encontrá-lo no dia seguinte. A grande surpresa, em seguida, veio no café da manhã no sábado, quando Axel entrou para a porta da cozinha e minha esposa e eu imediatamente reconheceu-o novamente: Axel, amigo de infância da minha esposa de longa data. Por minha causa, ela pôs um fim no Axel. Você pode imaginar este café da manhã com Karen e Axel não começou exatamente relaxado. Mas talvez a maior surpresa para mim, pessoalmente, foi que eu conheci uma pessoa muito agradável em Axel neste fim de semana: interessado e bem-humorado. Claro, não foi exatamente imaterial para mim ver que, obviamente, não havia nada entre ele e minha esposa, que parecia "mais do que amizade." Com a descoberta de que ambos pescamos hobbyically moscas, Axel e eu fomos eventualmente capazes de quebrar o gelo. No final, até combinámos que o Axel e a Karen se juntarem a nós no campo em setembro. Axel e eu então queremos ir pescar juntos.
Qual é a sua opinião sobre a crescente importância da tecnologia em nossas vidas cotidianas?
No todo, tenho a certeza sobre o progresso tecnológico, mas penso que precisamos de um debate mais produtivo sobre os usos democráticos e socialmente benéficos das novas tecnologias. Uma questão particularmente urgente que vejo aqui é a de segurança de dados. Qualquer pessoa que usa a Internet hoje revela mais dados do que você ou ele muitas vezes sabe: afinal, não é apenas os dados que nós conscientemente deixar para trás quando compramos algo na Internet, por exemplo, armazenados. Mas também históricos de pesquisa, gravações de câmera ou microfone e até mesmo dados inéditos – textos, por exemplo, que entramos no Facebook Messenger, mas revisamos novamente – são coletados nos servidores dos gigantes da Internet. Em conjunto, por exemplo, com os nossos dados bancários e e-mails privados, estas empresas podem, se desejarem, criar facilmente perfis de personalidade detalhados a partir dos quais os serviços de vigilância dos regimes illiberais a partir do qual todos nós aprendemos no ensino da escola , só podia sonhar.
Muitas pessoas respondem a esta questão com um gesto típico e muito significativo: eles encolham os ombros e enfatizam que eles pessoalmente têm "nada a esconder". Da história, no entanto, devemos ter aprendido que os tempos podem mudar rapidamente, e que é apenas uma questão de definição que alguém tem que esconder e que não, então o que é "permitido", "condoned" e "proibido" ou até mesmo perigoso. Na minha opinião, portanto, mais informações e ferramentas mais facilmente utilizáveis são necessários, com os quais os indivíduos não têm de extraditar-se como consciencializássemos como a maioria de nós no momento. São forçados. Só se tivermos poderes cidadãos da Internet podemos garantir que temos dominado esta nova tecnologia-e não a tecnologia nós.