Index 01

Em 1972, o grupo Art & Language apresentou a peça Index 01 na Documenta V. A ideia consistia em ir para além da “obra de arte conceptual”, pensando numa obra genérica, constituída por estruturas de conceitos, nas quais o espectador definia aquilo a que acedia. (A arte como arte, a arte como crítica, a arte como política)

O Index 01 era um trabalho colectivo que consistia na apresentação de objectos e textos. A instalação, composta por oito armários de arquivo, continha 87 textos retirados do jornal Art - Language. Nas paredes, foram exibidos um índice e as instruções de utilização. A intenção do trabalho era, a partir da ferramenta utilitária exibida, o público compreender e descobrir a arte e a linguagem, levantar questões, interrogar e metamorfosear as noções das coisas através de diferentes associações e atribuições de identidade. “O Artigo 1 pode ser uma obra de arte, o Artigo 2 e uma peça de crítica de arte, o Artigo 3 e uma proposta de filosofia”, metamorfoseando as noções e definições das disciplinas.

O grupo Art & Language, entre Novembro de 2002 e Janeiro de 2003, apresentou, na Lisson Gallery, a exposição Wrongs Healed in Official Hope na qual refez o Index 01. A partir dos índices iniciais e do seu questionamento, o grupo indexou o próprio projecto e, pela primeira vez, colocou-o on-line. No web site apresenta dois trabalhos que fazem parte da instalação. Cada trabalho consta de uma estrutura complexa de imagens e textos. Cada uma das imagens e textos corresponde a um número, ao qual podemos aceder. Esta complexa série de entradas estabelecidas permite ao utilizador entrar e sair da estrutura. Este web site forma um sistema fechado e auto-reflexivo, em que se podem gerar narrativas ou práticas artísticas de identificação.