Cinema

A ideia de cinema no seu primórdio era idealista, no sentido em que os seus inventores evocam a ideia de um cinema integral que tem como objectivo dar a completa ilusão da vida. “O mito director da invenção do cinema é, pois a inteira realização daquele que domina confusamente todas as técnicas da reprodução mecânica da realidade que apareceram no século XIX, desde a fotografia ao fonógrafo. É o do realismo integral, a recriação do mundo à sua imagem, uma imagem na qual não era ponderada a hipótese da liberdade do artista nem a irreversibilidade do tempo.”

O cinema, abreviatura do cinematógrafo, é uma projecção visual geralmente com som. Devido à diversidade das películas e da liberdade da criação, é difícil definir o que é o cinema hoje. Ao contar uma história com o movimento das imagens não é o bastante para definir o cinema. O surgimento do cinema vai controlar o olhar do espectador, a rapidez da montagem e das imagens, força uma pessoa a olhar continuamente para o ecrã. O nosso olhar fica absorvido nas imagens e elas controlam o nosso olhar. O cinema transforma-se rapidamente numa linguagem popular, desenvolveu-se a partir da fotografia, mas tanto o cinema como a fotografia satisfazem definitivamente, e na sua própria essência, a obsessão do realismo.

A primeira projecção cinematográfica ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1895 em Paris, na cave do Grand Café, Boulevard des Capucines, número 14, sendo projectado o curto filme dos irmãos Lumière, sobre a saída dos trabalhadores da fábrica em Lyon. Estes primeiros filmes relatam a realidade imediata. O precursor do cinema de ficção e ilusionista é George Méliès, um mágico que viu o cinema como forma de ilusão, realizando os primeiros efeitos e trucagens, "A Viagem à Lua" (1902). Estes dois princípios, por um lado, o realismo, o naturalismo e a interferência mínima do realizador, e por outro, a ilusão, o expressionismo, e a influência do realizador vão dividir a estética do cinema. Esta oposição entre Lumière e Mélies paira eternamente sobre o debate estético.