Abóbada Celeste

O antecedente da Internet é a Arpanet, rede projectada pelos militares dos Estados Unidos, devido ao medo de um ataque nuclear. Em 1974, Vinton Cerf torna operacional uma linguagem comum, permitindo a todos os arquipélagos isolados comunicarem entre si: o conceito de “inter-net” está criado. A rede é aberta ao grande público em 1994. Pela rede movimentam-se “pacotes” padrão, envelopes de informação através do primeiro “browser”, chamado Mosaic. Um universo indefinido de 200,000,000,000 páginas de escrita, talvez mais, muito mais, de intermináveis autores sem nome. A world wide web é constituída por uma rede de informação que reúne o conhecimento humano. A rede é um corpo de software e um grupo de protocolos e convenções. Através do hipertexto e de técnicas multimédia, a Internet torna-se acessível a qualquer um que possa navegar, arquivar e contribuir.

A world wide web é uma possível rede holográfica do deus Indra, líder guerreiro que, segundo a lenda Mahayana que se refere ao Buda Sakyamuni, conduziu os deuses védicos em várias batalhas contra os seus demónios. Tendo alcançado a visão interior da natureza de todas as coisas, escreveu uma Sutra, denominada Guirnalda de Flores, obra psicadélica, que descreve seres cósmicos iluminados, que se balanceiam na rede de Indra.

A rede tem dimensão infinita e é composta de jóias cintilantes: o número dessas jóias é igualmente infinito. Cada jóia ocupa o seu lugar, alinhado em relação ao de outras jóias, de modo a que o artesão teça a imagem do mundo, que simboliza a identidade mútua, o espírito, a forma de todos os fenómenos, que se reflectem uns aos outros, cada “olho” vendo todos os outros, iniciando um infinito processo de reflexão. O que se chama existência é um imenso corpo composto por uma infinidade de indivíduos, que se sustentam e se definem, num universo flexível que reage, interdependente e identificador. Deste modo, é possível ver o mundo em todas as suas direcções. Em constante actualização universal, essa rede-mundo integra o indivíduo, ele também, causa e sintoma de um todo. Eis a world wide web do futuro.