Black Narcissus

O narciso é uma planta herbácea da ordem das Lilifloreae (família das Amaryllidaceae), de flores brancas e perfumadas, comum na Primavera. Simboliza fecundidade mas, também, sonolência de morte, usada para ornamentar os túmulos. Os bolbos das plantas, às vezes, são venenosos, devido às suas propriedades narcóticas. O extracto da planta, quando aplicado em feridas abertas, pode provocar o adormecimento do sistema nervoso e a paralisia do coração.

Narciso é também o nome vulgar que se dá à mosca Merodon equestris, causa de diversas pragas na agricultura. A mosca tem aproximadamente 12 mm e parece uma abelha. Apresenta vários padrões de cores como amarelo, laranja, cinzento e preto. Alimenta-se do tecido do bolbo, nele produzindo uma massa granulosa, infestando e debilitando as plantas.

Black Narcissus é a adaptação do romance de Rumer Godden transposto para o filme de Michael Powell e Emeric Pressburger, realizado em 1947. O argumento centra-se no ambiente hostil dos Himalaias e no exótico Palácio de Mopu. Oferecido às irmãs da Ordem das Servas de Maria, em Calcutá, para nele se alojarem, este Palácio deserto fora outrora a casa das concubinas de um falecido general. Pleno do desejo de cumprir uma missão, um grupo de cinco freiras chega a este local remoto onde, construindo uma escola e um hospital, tentam evangelizar a região. Mas o projecto corre mal, dadas as contradições vivenciais supervenientes. A irmã Clodagh, interpretada por Deborah Kerr, sente nostalgia de um amor que perdeu. A irmã Philippa começa a plantar flores, em vez de vegetais. A bela nativa Kanchi, que é estudante, foge com outro estudante local. A freira Honey trata uma criança, que acaba por morrer, apesar do aviso do governador, e os aldeões nunca mais voltam ao hospital. A freira Ruth, invejosa (por pensar que a irmã Clodagh ama o governador), entra em colapso, pintando os lábios de vermelho e tentando seduzir o governador que insiste com ela para que volte ao convento. Aí encontra a madre superior Clodagh a tocar o sino e ataca-a. Na luta, cai no vazio para a morte.

Black Narcissus é uma metáfora em que um grupo de freiras desenraizadas tenta em vão viver a sua fé, num meio que as remete para a sua verdadeira natureza. Naquele ambiente misterioso, de clima inóspito, as freiras conhecem-se finalmente no perfume do Narciso Negro.