Hipertexto

Os estudos sobre os processos de comunicação na era das novas tecnologias traçam o caminho da construção e desconstrução dos conceitos. Noções como interface, interactividade, hipertexto, hipermédia, virtual, ciberespaço, cibercultura, redefinem o papel dos meios de comunicação. O hipertexto é ponto de convergência de outros conceitos, ele revela os limites e, por isso mesmo, a falência do discurso tradicionalmente lógico, fechado em si. As infinitas possibilidades de ligações entre trechos de textos e textos inteiros favorecem a ultrapassagem de terras vazias, das fronteiras entre diferentes áreas do conhecimento humano.

O Hipertexto é um texto que não se forma a partir de uma única sequência. Pode ser lido a partir de diversas ordens. São textos interconectados para que o leitor possa aceder a diversos níveis de informação. Diferentes linguagens estão à disposição do navegador, sendo este que marca o caminho a percorrer. Existem vários modelos de Hipertexto, isto é, diferentes abordagens da gestão de informação, em que os dados são armazenados numa rede de nós conectados por ligações. Os nós podem conter textos, gráficos, áudio e vídeo, bem como programas de computador ou outras formas de dados. Na world wide web, popular sistema de links, numa arquitectura cliente-servidor que se move na internet, encontramos sistemas de Hipertexto. Alguns desses modelos de Hipertexto (sistemas de hipertexto/hipermedia) são:

HyperWave é um sofisticado sistema de gestão para a web de grandes espaços de informação. Contém estruturas hierárquicas, gestão dos links, atributos e pesquisa de texto, acesso e controlo e links interactivos que se podem editar.

Microcosm é um sistema aberto de hipermédia para gerir e disseminar códigos digitais codificados.

Storyspace é descrita como um ambiente de processo de escrita. Está desenhada para trabalhar com uma grande quantidade de informação. É composta por uma estrutura dinâmica e flexível com salvaguarda (links que apenas estão activos após passagem por alguns textos).

A world wide web é um conjunto de visões de bibliotecas ilimitadas, que têm por base sistemas artificiais. Os modelos consistem na gestão do universo criado e na sua expansão, nos quais funcionalidades extra vão sendo incorporadas, num perpétuo crescimento e desenvolvimento da tecnologia, segundo o conceito de acumulação e de links interactivos.