Diagrama

O diagrama, representado na imagem, irradia da cidade central para diversas estradas que ligam diversos pontos. Uma das suas utilidades era permitir aos comerciantes saberem o tempo que gastavam em cada viagem, de cidade em cidade. As cidades que não estavam conectadas não eram importantes. O diagrama é uma representação por meio de linhas, tabela ou modelo onde se apresenta a extensão geral de um sistema e que corresponde aproximamente ao que hoje chamamos escala.

Os mapas de estradas do século XVI basicamente mostravam o mundo dentro de um círculo, no centro do qual se colocava a cidade principal. Daí saíam as diversas rotas comerciais, consistindo o mapa, essencialmente, nesses caminhos, com vários pontos, representativos das distâncias em milhas.

“O mapa do web site Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik, criado quinhentos anos depois do mapa de Nuremberga, segue uma estratégia similar. O programa Merzcope trata as páginas como cidades germânicas, desenhando linhas de navegação entre as páginas seleccionadas.”[4]

A distância entre as páginas e o meio de aceder a elas são visualizados através da organização do diagrama. São as mesmas técnicas utilizadas desde sempre em mapas: cor para separar as linhas que conectam páginas e distâncias entre pontos-chave ajustadas à conveniência do diagrama. “Mapear” uma web site requer diversas etapas. Definir a informação, que será representada, poderá ter várias soluções, como o tipo de página, o agrupamento lógico dos dados e as relações de navegação entre as linhas e com o site ou outros sites. Seguidamente, deve-se organizar a informação em diferentes padrões-tipo e representar as relações a definir entre os links. Uma possível estrutura de mecânica de hipertexto é a utilização de links por herança (Feiner, 1988). Este tipo de mecânica substitui os links individuais no diagrama onde se cruzam as conexões simplificando assim a representação.

Os mapas são convenções visuais que têm um papel importante na percepção e compreensão do diagrama. São composições que contêm variada informação, diagramas de diversos layers inscritos numa apresentação gráfica bidimensional. Um web site é uma variação de mapas, uma abstracção multidimensional, que podemos entender por meio de linhas, setas, cores e símbolos em conexão.


[4] PAUL KAHN, KRZYSTOF LENK

File:Kashgari map.jpg