Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 237
Período: 25 a 31/10/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 237
Período: 25 a 31/10/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta
A fotografia edição 237 do Dicas & Notícias foi enviada por Rosa Helena Dias, funcionária do Museu Luiz Queriz da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.
De 07 a 22/11/2024, das 7h45 às 21h30, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ promoverá a "Quinzena do Perdão" com o objetivo de recuperar o material em atraso e conscientizar os usuários da DIBD sobre a importância de cumprir o regulamento.
Os usuários inscritos nas Bibliotecas da ESALQ (Central e LES) poderão trocar sua suspensão por doação de leite, que será encaminhado à entidade ao projeto solidário “Exército de Formiguinhas e Pastoral Social”.
Ressalta-se que essa ação social estará aberta a todos que tiverem interesse em participar e realizar a doação desse mantimento.
Objetivo:
Recuperar materiais bibliográficos com devolução atrasada, permitindo a disponibilidade das obras para outros usuários que tenham interesse no documento e aguardam a sua devolução;
Possibilitar o aumento da demanda no uso dos serviços disponibilizados pelo Processo Atendimento e Orientação ao Usuário;
Aproveitar os benefícios da campanha de “anistia” em prol da responsabilidade social;
Proporcionar vantagens ao usuário para regularizar sua situação com a biblioteca, reforçando a importância do cumprimento do regulamento (pontualidade na devolução) e o alerta aos compromissos assumidos, utilizando as doações como caráter educativo.
"A campanha irá atender o projeto solidário “Exército de Formiguinhas e Pastoral Social”, que busca ajudar famílias e comunidades carentes em Piracicaba"
Ronaldo A. Caprecci é responsável pelo setor de Emprésimo da Divisão de Biblioteca da USP/Esalq.
O desenvolvimento de coleções aponta para o crescimento sustentável do acervo com o uso racional dos recursos públicos, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção.
As sugestões devem ser de obras relacionadas às áreas de interesse dos 7 cursos da ESALQ e dos 17 programas de pós-graduação, disponíveis no mercado editorial, sendo avaliadas e, conforme a pertinência, posteriormente adquiridas.
"O Office 365 é uma plataforma integrada de produtividade e colaboração da Microsoft, facilitando o trabalho em equipe, o armazenamento em nuvem e a comunicação entre grupos de trabalho, acessível de qualquer lugar".
Isabel Cristina Moraes Barros Chaddad é Chefe Técnica do Processo Formação e Manutenção do Acervo, da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
"Esta obra apresenta um guia prático para pequenos produtores rurais, detalhando desde o desenvolvimento de um plano de marketing com metodologias inovadoras, como o Design Thinking, até o papel do cooperativismo e orientações essenciais de Direito Agrário e Tributário para fortalecer a gestão no campo"
Silvio Douglas Dias Bacheta é Chefe da Seção Apoio Administrativo e responsável pela divulgação de produtos e serviços da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
A agricultura familiar tem uma importância gigantesca para o agronegócio brasileiro. Dos 5 milhões de agricultores no país, apenas 1% é formado por grandes propriedades acima de mil hectares. Ou seja, a principal força motriz da produção do Brasil está nas pequenas propriedades, especialmente de origem familiar. Podemos afirmar, sem medo de errar, que a produção agrícola familiar é berço da segurança alimentar, energética, ambiental e humana não só no Brasil, mas no mundo todo.
Junto ao que podemos chamar de famílias agrícolas, estão as cooperativas. Essas organizações têm força para aglutinar toda esta produção no campo, gerando riqueza, aprendizado, desenvolvimento pessoal e inserção em um mercado cada vez mais competitivo tanto no cenário nacional quanto mundial.
Nesta obra, o jornalista e publicitário José Luiz Tejon consegue reunir ambas as pontas, apresentando não só a estrutura deste sistema produtivo, mas também explicando conceitos e modelos, todos acompanhados de cases de sucesso, visando o desenvolvimento de um marketing eficiente e ético, totalmente direcionado ao produtor familiar e às cooperativas brasileiras.
Imagem: Flicker
Um estudo publicado na revista Scientia Agricola (Sci. Agric. v.81, e20230164, 2024), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, apresentou controle de qualidade do processamento de sêmen em centros de reprodução de porcos no cenário brasileiro. Pesquisadores monitoraram, por 24 meses, pontos críticos do processamento do sêmen de 1,650 reprodutores suínos em 11 centrais produtoras de sêmen (CPS) brasileiras.
No período, as CPS produziram 113 doses/reprodutor/mês e duas centrais apresentaram as maiores pontuações de conformidade dos 75 itens avaliados. Segundo os pesquisadores, maiores chances de contaminação do ejaculado ou das doses inseminantes foram associadas aos fatores alojamento inadequado dos animais; coletas de sêmen realizadas em períodos de maior temperatura ambiente; ausência de tapete antiderrapante durante a coleta; limpeza inadequada do prepúcio previamente à coleta; ocorrência de problemas locomotores e manutenção irregular dos filtros do sistema de purificação da água para preparo do diluente de sêmen.
Os resultados inferem que a redução da motilidade espermática do ejaculado foi associada à ausência do tapete antiderrapante durante a coleta e ao inadequado intervalo entre coletas. Os autores afirmam que esses dados representam ~ 20% do total de reprodutores suínos das CPS brasileiras e destacam pontos inegociáveis para manter a qualidade das doses produzidas.
Trata-se de uma iniciativa liderada pela Universidade de Montpellier (UM), na França, e a Universidade de Pretoria (UP), na África do Sul, que uniram forças para desenvolver uma iniciativa que conecta a próxima geração de cientistas que atuam com sustentabilidade em diversas disciplinas científicas e de diferentes partes do mundo, em parcerias equitativas e redes de expertise e influência.
Além da UM e UP, a ideia ampliou-se e hoje está formatada em um consórcio global de instituições de ensino superior que contempla outras 15 instituições de referência mundial como a Esalq/USP.
Entre 8 e 11 de novembro, a Esalq receberá 28 colaboradores dessa rede, entre estrangeiros e brasileiros, com o propósito de aumentar a conscientização sobre a diversidade dos desafios de segurança alimentar em diferentes países. Na prática, os visitantes receberão previamente um vasto material contendo artigos, briefings, comunicados e outros documentos para que se familiarizem com o tema Política Alimentar, e especificidades como a Política agrícola brasileira, política alimentar (PNAE), política ambiental (Código Florestal, CAR e outros).
O ingresso da Esalq na plataforma ocorreu no primeiro semestre deste ano. Em março, no primeiro encontro entre os pesquisadores, a Esalq foi representada pela professora Silvia Miranda, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e pelas doutorandas Greici Joana Parisoto (PPG Engenharia de Sistemas Agrícolas) e Thais Gabriela Veras Gama (Economia Aplicada). “A inovação e a contribuição dessa plataforma é a possibilidade de manter todos conectados em temas como a segurança alimentar, as questões ambientais e a saúde global, fomentando uma rede que, pela diversidade dos participantes, permite melhor compreensão das realidades, do desenvolvimento em cada uma dessas regiões dos países que estão envolvidos”, conta a professora Silvia Miranda.