Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 103

Período:  18 a 24/02/2022 

Fotos & Fatos

Vida & cor

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Produtos & Serviços

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Reserva Temporária

Essa iniciativa permite o uso racional dos recursos por meio de compartilhamento do acervo com um maior número de alunos.

Com o objetivo de promover o compartilhamento do acervo com um maior número de alunos, a Divisão de Biblioteca oferece o serviço de “Reserva Temporária” do material indicado nas disciplinas.

Para reservar os materiais basta que o docente responsável pela disciplina consulte o Portal de Busca Integrada e envie o título e a localização da obra para os e-mails de contato das bibliotecas do campus.

Ressalta-se que, durante a pandemia pelo coronavírus, o docente pode solicitar o fornecimento de cópias dos respectivos documentos para uso em sua disciplina, desde que não desrespeite a Lei de Direitos Autorais.

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

João & Mariana em: bem-estar animal contado para crianças

A obra surge como uma grande possibilidade de levar o conhecimento sobre bem-estar animal para o público infantil,  vislumbrando a educação destes futuros consumidores. 

A Divisão de Biblioteca disponibilizou no seu site a edição nº 72 da Série Produtor Rural: João & Mariana em: bem-estar animal contado para crianças. Esta obra é um dos resultados do projeto que consiste na interação do Núcleo de Pesquisa em Ambiência, da ESALQ/USP, por meio de palestrantes e monitores, com crianças da faixa de 8 a 9 regularmente matriculadas na rede de ensino público de Piracicaba-SP.

A Série  Produtor  Rural  é  uma publicação  seriada  produzida pela Divisão  de  Biblioteca da  ESALQ para atender  as  demandas  por  conteúdos na  área  agrícola  com  linguagem simples  e  clara,  destinada especialmente  ao  pequeno  produtor rural  e/ou   agricultor  familiar.

Acesso Aberto (Open Access)

Como ajudar jovens que sofrem com autolesão? E-book gratuito ensina a lidar com o comportamento

Escrito em forma de perguntas e respostas, material didático foi criado a partir de pesquisas de especialistas em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Assim como mudanças de humor, de comportamento e na alimentação podem ser sinais de que algo está errado com a saúde mental, as autolesões inspiram cuidados imediatos pois são condições de risco para suicídio. O alerta é das especialistas em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Kelly Graziani Giacchero Vedana e Aline Conceição da Silva, que acabam de publicar o e-book gratuito Autolesão Não Suicida: Assistência e Promoção de Saúde Mental.

O material foi desenvolvido durante o doutorado de Aline, sob orientação da professora Kelly, para melhor informar aos profissionais de saúde e à população sobre o que é e como ajudar as pessoas que sofrem com as autolesões. O e-book traz de forma clara e didática dicas e recomendações para os pais de adolescentes que se encontram nessa situação.

As chamadas autolesões não suicidas (ALNS) são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. O problema é bastante comum entre os adolescentes, que provocam dano superficial a seus corpos, como cortes, por exemplo. As ações, contam as pesquisadoras, são tentativas de transformar uma dor emocional em física. 

Ebook gratuito ensina dicas e receitas para evitar o desperdício de alimentos

Lançado pelo Mesa Brasil Sesc, o e-book “Alimentação Sem Desperdício” traz receitas como a do bolinho de sobra de arroz, confira.

Cascas de frutas e legumes, sementes, talos… Algumas partes dos alimentos ainda são normalmente descartadas como se não tivessem valor. E quem nunca jogou fora aquela sobra que ficou na geladeira por vários dias e ninguém comeu? Mesmo num cenário de crescente insegurança alimentar, o desperdício de alimentos ainda é uma realidade.

Combater esse desperdício é uma das missões que o Mesa Brasil Sesc abraçou. Além de atuar ligando quem pode doar alimentos a quem precisa recebê-los, o programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc também realiza ações para educar contra o desperdício e a favor do aproveitamento integral dos alimentos.

Divulgação Científica

Caçadores de sementes: projeto cria banco de espécies para preservação da Mata Atlântica

Projeto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz rastreou 20 árvores raras da Mata Atlântica para serem reproduzidas; iniciativa irá ajudar no reflorestamento de 45 hectares de florestas na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo.

Como garantir que a Mata Atlântica ainda esteja de pé para as próximas gerações? Para ajudar a responder a esse desafio, o Corredor Caipira, projeto coordenado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, está implementando um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa, com inauguração prevista para o fim deste ano, será composta de 20 espécies raras da flora nativa e tem como objetivo a preservação da biodiversidade local. 

O banco funcionará como uma espécie de pomar, onde a vegetação é manejada para ser capaz de produzir mudas e sementes, sem ser prejudicada com isso. Mas, diferente dos pomares tradicionais, que têm espécies disponíveis no comércio, as sementes de um BAG constituído por espécies raras precisam ser recolhidas na natureza, para então serem cultivadas e preparadas para a reprodução.

Plataforma web detecta fake news em português de forma automática

Resultados preliminares indicam que o sistema, criado por pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria da USP, é capaz de identificar notícias falsas com 96% de precisão.

Na atual era de fake news tem sido cada vez mais desafiador distinguir notícias falsas ou falsificadas das reais. Uma plataforma web criada por pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode facilitar essa tarefa.

Por meio de uma combinação de modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, a plataforma é capaz de predizer a probabilidade de um texto ser fake. Resultados preliminares indicaram que o sistema foi capaz de detectar notícias falsas com 96% de precisão.

“A ideia da plataforma é oferecer à sociedade uma ferramenta adicional para identificar de forma não somente subjetiva se uma notícia é ou não falsa”, diz à Agência FAPESP Francisco Louzada Neto, diretor de transferência tecnológica do CeMEAI e coordenador do projeto.

Capacitação & Desenvolvimento

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Agenda aberta!

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP inicia o ano letivo com atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Em 2022 serão 4 opções de Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico (com duração de 2 horas cada):

Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, conforme o público-alvo, disponibilidade e escolha dos temas.

Avisos

Divisão de Biblioteca retomará suas atividades presenciais de atendimento

Até 03 de março o atendimento ocorre por meio de agendamento.

A partir de 03 de março de 2022, a Divisão de Biblioteca da Esalq retomará suas atividades presenciais de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. 

Reiteramos ao usuário a obrigatoriedade do uso de máscara durante a sua permanência na biblioteca, conforme Decreto Estadual 64.959, de 04 de maio de 2020, bem como, o cumprimento dos protocolos sanitários definidos pela Reitoria da USP para evitar a transmissão do coronavirus.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

USP exige comprovante de vacinação contra Covid para efetuar matrícula de aprovados no vestibular 2022.

Instagram

Conheça os benefícios do lúpulo para sua saúde e saiba como cultivá-lo.

Blog

Biblioteca da Esalq: eu recomendo!

Oportunidades

Câmara de Piracicaba abre inscrições para concurso com 7 vagas para área de cerimonial

Salário oferecido é de R$ 4,1 mil, mais cesta básica e vale-refeição; provas são em 3 de abril.

A Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP) abre as inscrições para o concurso público para a área de assistente de cerimonial nesta terça-feira (22). São sete vagas ao todo.

As inscrições devem ser feitas de 10h desta terça (22) até às 23h59 de 10 de março, exclusivamente pelo site da Vunesp. O valor da taxa de inscrição, a ser paga até 11 de março, é de R$ 57. Ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos são requisitos para o cargo.

Das sete vagas em disputa, seis integram a lista ampla e uma é reservada aos candidatos que, na ficha de inscrição, se declararem afrodescendentes —a cota de 20% é garantida por lei municipal.

Acontece

Docente da Esalq figura entre os principais cientistas de matemática

Edwin Moises Marcos Ortega, docente do departamento de Ciências Exatas da Esalq.

O professor Edwin Moises Marcos Ortega, do departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), figura em 5º lugar entre os melhores pesquisadores do Brasil em Matemática.

Seu nome aparece na 1ª edição do ranking publicado pela Research.com, um dos principais sites de investigação em Matemática do mundo, que oferece desde 2014 dados sobre as contribuições científicas nessa área.

O ranking tem como base o h-index, que considera publicações relevantes e o impacto a partir de citações. Considera cientistas líderes na área da Matemática, baseada num exame meticuloso de mais de 3707 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graphic. Os critérios de inclusão dos acadêmicos a serem considerados no ranking dos melhores cientistas baseiam-se no índice h da disciplina, na proporção das contribuições feitas dentro da disciplina em questão, além dos prêmios e outras realizações.

Conselho Universitário aprova indicação de quatro novos pró-reitores da Universidade

Os novos dirigentes estarão à frente das Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – no biênio 2022-2023.

Na primeira sessão presidida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, realizada hoje, dia 22 de fevereiro, o Conselho Universitário aprovou as indicações dos quatro novos pró-reitores e dos respectivos pró-reitores adjuntos da Universidade para o biênio 2022-2023.

São eles: Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Marcos Garcia Neira (Graduação); Márcio de Castro Silva Filho e Niels Olsen Saraiva Câmara (Pós-Graduação); Paulo Alberto Nussenzveig e Susana Inês Cordoba de Torresi (Pesquisa); e Marli Quadros Leite e Hussam El Dine Zaher (Cultura e Extensão Universitária).

Divulgado o Edital do Prêmio Capes de Tese 2022

Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o  trabalho foi defendido.

A Capes lançou a 17ª edição do Prêmio Capes de Tese. A seleção vai reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil, em 2021, um em cada área do conhecimento reconhecida pela fundação. Para saber detalhes da seleção, acesse o Edital nº 11/2022.

Até 49 teses serão escolhidas na primeira etapa da seleção. Entre essas, três receberão o Grande Prêmio Capes de Tese, relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

Docentes entre os 100 melhores da América Latina

A classificação dos "100 melhores" cientistas baseia-se nas pontuações totais do índice h. 

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) está significativamente representada no ranking Latin America Top 100 Agriculture & Forestry Scientists 2022. A lista é baseada no AD Scientific Index e inclui, entre os 100 acadêmicos, 20 da Universidade de São Paulo (USP), sendo 17 da Esalq.

Pela ordem alfabética dos departamentos, a Esalq está representada por: Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso (departamento de Ciência do Solo); Lazaro Eustaquio Pereira Peres (departamento de Ciências Biológicas); Pedro Brancalion, Luiz Carlos Estraviz e Silvio Ferraz (departamento de Ciências Florestais); Paulo Cesar Sentelhas (departamento de Engenharia de Biossistemas); Celso Omoto, João Roberto Spotti Lopes, José Djair Vendramim e Roberto Zucchi (departamento de Entomologia e Acarologia); Lilian Amorim e Luis Eduardo Aranha Camargo (departamento de Fitopatologia e Nematologia); Ricardo Antunes Azevedo e Marcio de Castro Silva Filho (departamento de Genética); Durval Dourado, Julio Marcos Filho e Pedro Jacob Christoffoleti (departamento de Produção Vegetal). O campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, também está representado por Marisa de Cássia Piccolo, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).