Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 65

Dica da Semana

Você sabe como colocar corretamente o nome da USP em seus artigos científicos?

A recomendação do ISNI é adotar preferencialmente a denominação em português como padrão principal.

O International Standard Name Identifier (ISNI) é o órgão global certificado pela ISO 27729 para identificar organizações e indivíduos envolvidos com a cadeia de suprimentos de informação e mídia, por meio de sua Agência Ringgold que, por sua vez, integra-se ao iD ORCiD. 

Dessa forma, recomenda-se a adoção da denominação Universidade de São Paulo para suas Unidades, Institutos, Centros, Museus. Esse padrão é consistente também com a denominação adotada pelas bases de dados multidisciplinares Web of Science e Scopus, responsáveis pelos principais rankings universitários, que adotam a denominação Universidade de São Paulo. *

* texto reduzido do e-mail originalmente enviado pela Aguia em 7/05/2020 

Serviço:

Produtos & Serviços

Portal de Livros Abertos da USP

Um dos objetivos do Portal é tornar a ciência acessível

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 

Novidades do Acervo

Guia de diagnose para aulas práticas de fitopatologia

A obra foi elaborada em 2020, para auxiliar as aulas remotas sobre diagnose de doenças de plantas.

Neste livro são apresentados os sintomas e os agentes causais dos principais grupos de doenças de plantas que ocorrem nos estados do Sudeste do Brasil. A ordem em que os grupos de doenças de plantas aparecem no Guia segue a cronologia das aulas de Fitopatologia, ministradas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). 

Capacitação & Desenvolvimento

Encontro com Usuários do SciVal LATAM

O evento acontece de 10 a 12 de maio de 2021.

O SciVal Users Group LATAM tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e, sobretudo, práticas estratégicas em relação à publicação científica incluindo atividades colaborativas entre gestores acadêmicos, docentes, analistas e bibliotecários na utilização de plataformas de análise bibliométrica como o SciVal.

Trial da Access Engineering na USP

Acesso autorizado somente mediante uso do VPN da USP.

A abertura do trial para acesso aos recursos da Base Access Engineering à comunidade da USP estará disponível até o dia 14 de maio de 2021, uma cortesia dot.lib.

Os slides e a gravação do Webinar ScienceDirect já estão disponíveis

O evento aconteceu no dia 17 de março de 2021.

ScienceDirect é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento mantida pela Elsevier com aproximadamente 39.000 e-books e mais de 2.500 revistas, além de buscas sofisticadas e ferramentas para recuperação de resultados.

Avisos

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 17 de maio de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas. 

Suspensão do atendimento das "devoluções de materiais bibliográficos" 

Para outros serviços oferecidos o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

O atendimento estará suspenso até que a evolução do quadro epidemiológico do Covid-19 volte a se apresentar com clareza e segurança. 

Redes sociais | Siga-nos

Facebook

Livro ilustrado explica antropologia e diversidade dos povos para crianças e jovens

Divulgar a arqueologia e suas especialidades de forma simples, objetiva e divertida para o público infantojuvenil é o objetivo do livro ilustrado Rentchin, novo projeto do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) da USP lançado nesta segunda-feira, dia 19 de abril, durante a Semana da Diversidade Indígena. 

Facebook

Editores opinam sobre política editorial e aspectos da avaliação por pares

A avaliação por pares, processo por meio do qual material submetido para publicação é analisado por especialistas, que em geral não fazem parte da equipe editorial, varia em grande extensão entre periódicos e disciplinas.

Facebook

Perspectivas sombrias para periódicos do Brasil

As soluções devem ser discutidas pelas partes interessadas relevantes (por exemplo, instituições de pesquisa científica, agências de fomento, editores, sociedades científicas) para evitar o colapso do sistema de publicação que temos pela frente – ao menos no Brasil.

Acontece

Esalq Food apresenta em blog temas da cadeia agroindustrial de alimentos 

O Esalq Food atua em pesquisa e desenvolvimento de produtos, do desenho industrial até a produção em escala piloto.

A professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, coordenadora do grupo destaca que o ‘blog’ traz uma experiência agregada para os integrantes do projeto: “O objetivo do grupo é trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de produtos, abrangendo o processo inteiro, desde sua concepção até ajustes e reformulação, e com esse trabalho possibilitar uma formação adicional para os graduandos, sendo possível realizar, na prática, o que é ensinado nas aulas”. 

Grupo de Readequação do Ano Acadêmico divulga recomendações para o mês de maio

Comunicado apresenta deliberações para a comunidade acadêmica em relação à flexibilização de acesso ao campus, retorno às atividades presenciais e continuidade das aulas remotas.

De acordo com o documento, os campi podem flexibilizar a circulação de pessoas e o acesso de veículos, das 5h às 20h, mas permanece proibida qualquer atividade que resulte em aglomeração, mesmo em ambiente aberto.

Os servidores docentes e técnico-administrativos já imunizados contra o vírus sars-cov-2 podem retornar às atividades presenciais, 14 dias após o recebimento da segunda dose, conforme recomenda o Centro de Contingência do Estado de São Paulo e os especialistas ouvidos pelo grupo de trabalho.

Memória

Nossa História III

Criação da disciplina de Redação Técnica e Orientação ao Usuário

Após a finalização da reforma, o acervo da Biblioteca retornou ao Pavilhão Principal da ESALQ, onde permaneceu até 1965. Foi na década de 60 que os alunos passaram a ter treinamento no uso das fontes de referência da Biblioteca.

Para os alunos de pós-graduação de Solos e Nutrição de Plantas, criou-se a disciplina de Redação Técnica e Orientação ao Usuário, sob a responsabilidade de um professor titular e com a participação de um bibliotecário.


Fonte: ESALQ 100 Anos: um olhar entre o passado e o futuro, 2001. p.157