Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 107

Período:  18 a 24/03/2022 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Árvore Flamboyant

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Produtos & Serviços

Empréstimo entre Bibliotecas

Fale conosco: comut.esalq@usp.br .

O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.

Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

Comutação Bibliográfica

As bibliotecas do mundo ao seu alcance.

O serviço permite o acesso à informação entre as bibliotecas através do fornecimento de cópias de documentos que não constam em nossos acervos, respeitando a Lei de Direitos Autorais.

Apoio Acadêmico: solicitação de ISBN

O prazo é de até 03 (três) dias úteis após o recebimento pela Agência do ISBN.

International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro que é um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas editadas no Brasil. 

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, representada no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional que tem a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

Pergunte à Bibliotecária

Fale conosco: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

O Brasil no agro global reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta

A obra reúne estudos sobre macrorregiões estratégicas ao agronegócio brasileiro e se debruça sobre aspectos concorrenciais, tendências e propostas de ações estratégicas para a atuação do Brasil.

Em nove capítulos, o livro reúne textos de 34 autores, entre membros da equipe de pesquisadores do Insper Agro Global, diplomatas e agentes de governo que atuam na promoção do agronegócio brasileiro no exterior em mais de 20 diferentes países. A publicação foi organizada por Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global e do Núcleo Agro do CEBRI, e Leandro Gilio, pesquisador do Insper Agro Global.

Com prefácio de Marcos Lisboa e Alexandre Ghisleni, a obra destaca o quanto o país ainda tem a ganhar com um processo de estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e consolidação de parcerias comerciais. “Esperamos contribuir com o debate sobre a inserção internacional do Brasil e a formulação de políticas públicas, privadas e estratégicas para o setor, em âmbito global”, afirma Marcos Jank.

O livro apresenta uma análise sobre as principais macrorregiões do planeta que são estratégicas para o agronegócio brasileiro: América Latina, Estados Unidos e Canadá, União Europeia, Rússia, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, sul da Ásia, China e sudeste da Ásia. ”O leitor terá uma imersão sobre o agronegócio brasileiro no mercado global e o potencial que se revela no quanto o país ainda tem a ganhar com o estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e parcerias comerciais”, diz Leandro Gilio.

Acesso Aberto (Open Access)

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Divulgação Científica

Manejo e novos insumos ajudam a reduzir o uso de fertilizantes minerais na agricultura brasileira

Nos últimos dez anos, o consumo de fertilizantes fosfatados no Brasil aumentou 43,4% – e mais de 67% são importados de países do norte da África, principalmente do Marrocos.

A implementação de estratégias mais sustentáveis de manejo do solo, como o plantio direto com a rotação de culturas e o uso de novos insumos biológicos à base de resíduos orgânicos ou de microrganismos, entre outras soluções, pode ajudar a aumentar a eficiência no aproveitamento e, consequentemente, diminuir o uso de fertilizantes minerais críticos para agricultura brasileira. É o que indicam resultados de estudos apoiados pela FAPESP e conduzidos por pesquisadores ligados a diferentes universidades e instituições de pesquisa no país.

A adoção dessas práticas pode gerar uma economia para os agricultores brasileiros da ordem de mais de US$ 20 bilhões nas próximas décadas só com a redução do uso de fertilizantes fosfatados, estima Paulo Sérgio Pavinato, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Boas práticas para manipuladores de alimentos

O projeto “Capacitação em boas práticas para manipuladores de alimentos de entidades filantrópicas no município de Piracicaba/SP” contribuiu com o trabalho de nove entidades.

Desenvolvido no âmbito do Programa USP Municípios, o projeto foi aprovado no Edital 2020 do Programa Santander de Políticas Públicas, visando estimular a solução de problemas voltados para a melhoria de políticas públicas nos municípios do Estado de São Paulo.

A iniciativa teve coordenação da professora Daniele Maffei, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). “O projeto teve colaboração das professoras Aline Cesar e Marina Vieira, também do LAN/Esalq, da doutoranda Jéssica Finger (FCF/USP), além de bolsistas de graduação. O projeto contou ainda com o apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Piracicaba”, complementa a professora Daniele.

Com o objetivo de contribuir com capacitação em boas práticas para manipuladores de alimentos que atuam nas entidades filantrópicas, o projeto foi desenvolvido em duas etapas: (i) Diagnóstico das condições higiênico-sanitárias na manipulação de alimentos, por meio da aplicação de um checklist durante visitas realizadas nas entidades e (ii) Treinamento de boas práticas na manipulação de alimentos, abordando o conteúdo estabelecido como essencial pela Vigilância Sanitária. “Além disso, foi oferecido às entidades a possibilidade de realizar análise bacteriológica da água utilizada para produção das refeições, a qual foi realizada no Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Esalq”, acrescenta a coordenadora do projeto.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Dicas para escolher o periódico adequado para publicar seu manuscrito

O workshop é gratuito e acontece no dia 05 de abril de 2022, às 14h. 

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, nos últimos anos o número de títulos de periódicos só tem aumentado, chegando hoje a mais de 80 mil títulos de revistas científicas, dos quais cerca de 30 mil são da área médica. Nesse sentido, os autores enfrentam grandes desafios para escolher a melhor revista para publicar seus artigos.

O objetivo deste Webinar é apresentar uma série de dicas para orientar os autores de artigos científicos sobre a importância de escolher a revista mais adequada, as dificuldades mais comuns, o que são e como evitar revistas predatórias, quais são as melhores práticas, dentre outras orientações e informações úteis.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Agenda aberta!

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP inicia o ano letivo com atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Em 2022 serão 4 opções de Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico (com duração de 2 horas cada):

Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, conforme o público-alvo, disponibilidade e escolha dos temas.

Avisos

Fique em dia com a Biblioteca da Esalq

É bom para você. É bom para os usuários da Biblioteca.

Esta oportunidade é para você que perdeu o prazo das devoluções de itens emprestados da Divisão de Biblioteca e quer ficar com o cadastro em dia. 

Estamos realizando uma campanha para devolução dos livros em atraso e os usuários que efetuarem a devolução da obra em atraso até dia 25/03/2022 não sofrerão penalidades, podendo emprestar novos itens ou ainda, se houver interesse, fazer a renovação de posse do material diretamente no balcão de empréstimo. 

A partir do dia 28/03/2022, a suspensão volta a ser aplicada, conforme regulamento.

Reitoria divulga comunicado sobre uso de máscara na Universidade

Reitoria divulga comunicado sobre uso de máscara na Universidade.

A Reitoria divulgou hoje, dia 20 de março, um comunicado a respeito do uso de máscaras, pela comunidade acadêmica, prestadores de serviços e visitantes, nos ambientes fechados e nas áreas externas da Universidade. Leia, a seguir, a íntegra do texto.

Comunicado da Reitoria sobre uso de máscara – 20/03/22

Com base no disposto na Portaria Interministerial nº 14/2022, no Decreto Estadual nº 66.897, de 17 de março de 2022, nas especificidades do ambiente universitário e na avaliação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, a Universidade de São Paulo determina que o uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da Universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da Universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração.

Deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou tipo N95, bem ajustadas ao rosto cobrindo do nariz ao queixo.

Essa determinação foi decidida por analogia ao estabelecido para usuários de transporte público (número elevado de pessoas no mesmo ambiente, circulação restrita de ar, proximidade física e tempo de permanência prolongado).

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Novos pró-reitores querem fortalecer a excelência de suas áreas e mostrar o impacto social da Universidade

Instagram

Veja como é fácil encontrar o livro desejado em nosso acervo

Blog

Biblioteca da Esalq: eu recomento!

Acontece

Plataforma reúne acervo bibliográfico inédito sobre as transformações urbanas no Brasil

Evento com transmissão pela internet no dia 28 de março faz o lançamento da base de dados e vai homenagear Licia do Prado Valladares, socióloga e professora pioneira nos estudos sobre favelas cariocas e desigualdades socioespaciais.

Uma base de dados bibliográficos que reúne informações publicadas, sob diferentes formatos editoriais, a respeito das várias dimensões do urbano brasileiro. Essa é a plataforma UrbanData-Brasil, iniciativa que reúne referências de mais de 1,5 mil livros, 7.900 artigos, mil papers, 6 mil monografias, teses e dissertações, com lançamento no dia 28 de março, às 14 horas, e com transmissão ao vivo pelo Canal do CEM no Youtube. O novo site pode ser consultado neste link.

O UrbanData-Brasil está vinculado ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), e ao Laboratório de Pesquisa Social (Laps) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Foi organizado em 35 áreas temáticas, critério de indexação criado pelo UrbanData-Brasil para agregar referências bibliográficas conforme os vários campos dos estudos urbanos. São exemplos de área: gênero e  sexualidade; habitação; estrutura econômica e mercado de trabalho, entre outras.

Pesquisadores criam maior banco de dados de interações entre morcegos e plantas

São mais de 2.500 registros de interações, oriundos de estudos feitos do sul da Argentina ao sul dos Estados Unidos, incluindo Brasil, Costa Rica, México e outros países latinos

Pesquisadores da USP, em parceria com outras instituições, criaram o maior banco com informações científicas sobre interações dos morcegos com as plantas, com foco em espécies que se alimentam de frutos e néctar. “Esses animais silvestres, ameaçados pela perda ou fragmentação de seu habitat, têm uma função crucial na dinâmica da natureza. Interagem com diversos ecossistemas, sendo inclusive responsáveis pela dispersão de sementes e polinização das plantas, serviços ambientais que resultam na manutenção e regeneração de florestas, restingas e cerrados, além de serem predadores de pragas e vetores de doenças”, explica ao Jornal da USP o pesquisador Marco Mello, professor do Departamento de Ecologia, do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do NeoBat Interactions. 

Direcionado a pesquisadores da área, o banco de dados foi construído em formato de data paper – com código aberto para novas inserções – e possui até o momento cerca de 2.571 registros. Ao todo, foram incluídas interações entre 93 espécies de morcegos da família Phyllostomidae (morcegos com folha nasal) e 501 espécies de plantas de 68 famílias. Essas interações foram registradas em 169 estudos científicos realizados do sul da Argentina ao sul dos EUA, incluindo Brasil, Costa Rica, México e outros países latinos. “O NeoBat Interactions é de longe o banco de dados sobre interações ecológicas mais extenso em termos geográficos e taxonômicos [classificação biológica]”, diz o pesquisador. Em janeiro, o NeoBat foi oficialmente lançado em um artigo publicado na revista Ecology, cujo primeiro autor é o biólogo Guillermo Florez-Montero, doutorando da Universidade Federal do ABC (UFABC) e co-orientado pelo professor Marco Mello.

Capes anuncia investimento de R$ 178 milhões na pós-graduação

Valores são para manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de laboratórios, eventos e conteúdos científicos.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou o investimento de R$ 178 milhões para manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de laboratórios, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos em cursos de pós-graduação. Os recursos fazem parte dos programas de Apoio à Proap (Pós-Graduação) e de (Proex) Excelência Acadêmica.

O Proap é um programa de financiamento das atividades dos cursos de pós-graduação. A ideia é oferecer melhores condições para a formação dos estudantes. Já o Proex foi criado para manter o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7.