Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 102

Período:  11 a 17/02/2022 

Fotos & Fatos

Primavera na Entomologia 

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Produtos & Serviços

Reserva Temporária

Essa iniciativa permite o uso racional dos recursos por meio de compartilhamento do acervo com um maior número de alunos.

Com o objetivo de promover o compartilhamento do acervo com um maior número de alunos, a Divisão de Biblioteca oferece o serviço de “Reserva Temporária” do material indicado nas disciplinas.

Para reservar os materiais basta que o docente responsável pela disciplina consulte o Portal de Busca Integrada e envie o título e a localização da obra para os e-mails de contato das bibliotecas do campus.

Ressalta-se que, durante a pandemia pelo coronavírus, o docente pode solicitar o fornecimento de cópias dos respectivos documentos para uso em sua disciplina, desde que não desrespeite a Lei de Direitos Autorais.

Repositório da Produção USP - ReP

Em caso de dúvida, contate-nos pelo e-mail: producao.esalq@usp.br.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ, alinhada à Política de Acesso Aberto da Universidade de São Paulo e visando facilitar o depósito no "Repositório da Produção USP", disponibilizou um formulário para envio de cópia post-print de artigos publicados em revistas internacionais sem acesso público, a partir de 2018, principalmente aqueles resultantes de financiamento por agências de fomento, como a FAPESP . 

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

Cafeicultura do Cerrado

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

Esta obra descreve as etapas do sistema de produção do café por meio de informações técnicas e científicas, com o objetivo de destacar que a Cafeicultura do Cerrado é cada vez mais sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental. 

Por fim, a iniciativa de elaboração deste livro pela EPAMIG e Embrapa Café visa demonstrar a dedicação e o compromisso em gerar, transferir tecnologias e inovações ao setor produtivo, o que muito tem contribuído para manter o protagonismo dos Cafés do Brasil nos cenários nacional e internacional.

Acesso Aberto (Open Access)

Repositório da Produção Científica do Cruesp

O objetivo do repositório é reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.

O Repositório da Produção Científica do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) foi gerado a partir dos repositórios institucionais das três universidades estaduais paulistas, os quais utilizam o software livre DSpace (desenvolvido pelo M.I.T e H.P.) e adotam padrões e normas internacionais de interoperabilidade e normalização. 

A integração por meio do metabuscador Primo (Web Scale Discover System da ExLibris) propicia aos seus usuários a busca, descoberta da produção CRUESP a partir de uma única interface. É possível identificar as agências de fomento que mais subsidiam a pesquisa paulista, as revistas mais requisitadas para publicação, coautoria entre as referidas unidades, temas mais pesquisados, idiomas utilizados e, ainda, os textos em acesso aberto, acesso restrito ou embargado.

A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Divulgação Científica

Projeto propõe melhorar produtividade da cana-de-açúcar

O aumento da produção de açúcar e do volume de biomassa da cana – o bagaço e a palha – possibilitará produzir etanol de segunda geração.

Pesquisa de sequenciamento genômico permite melhorar produtividade da cana-de-açúcar e aumentar produção do etanol de segunda geração (o bietanol). Esse é o principal objetivo do projeto Avanços Para Cana de Açúcar e Novas Fontes de Bioenergia, desenvolvido no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), financiado pela Shell do Brasil e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“A cana produz açúcar apenas uma vez ao ano. Nossa ideia é fazer com que isso aconteça duas vezes ao ano, a exemplo do que ocorre com o milho, que tem a safra principal e a chamada ‘safrinha’”, afirma o coordenador da pesquisa, o biólogo Marcos Buckeridge, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT), sediado no Instituto de Biociências (IB) da USP.

Digitalização para combater o plágio

De acordo com Suleiman Bogoro, os principais desafios do programa de digitalização de teses envolvem limitações orçamentárias e a necessidade de ampliar a capacidade organizacional e técnica das bibliotecas.

Fundo Fiduciário de Educação Terciária (TETFund) da Nigéria, que financia as instituições públicas de ensino superior do país, vai começar a digitalizar teses e trabalhos científicos produzidos por seus estudantes e docentes e armazená-los no recém-criado Repositório Nacional de Pesquisa. 

O objetivo é preservar o conhecimento produzido pelas universidades nigerianas e franquear ao público o acesso a resultados de pesquisa. A estratégia também busca combater a má conduta científica no país. “Um grande benefício da digitalização é que ela nos auxiliará a verificar a ocorrência de plágio em trabalhos acadêmicos. Queremos desencorajar essa prática entre pesquisadores de todos os níveis”, afirmou Suleiman Bogoro, secretário-executivo do TETFund, em um evento que apresentou o projeto a bibliotecários de instituições de todo o país, de acordo com o site do jornal The Nation.

Capacitação & Desenvolvimento

Inscrições abertas para a terceira edição do Curso de Métricas de Desempenho Acadêmico

Concebido no âmbito do Programa Políticas Públicas da FAPESP, programa visa capacitar lideranças e gestores para o aprimoramento das universidades no Brasil.

Estão abertas, até 4 de março, as inscrições para o 3o Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, concebido no âmbito do projeto “Indicadores de desempenho nas universidades estaduais paulistas”, vinculado ao Programa de Políticas Públicas da FAPESP e coordenado pelo professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas e liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. O programa foi delineado para ampliar a compreensão de questões relativas a indicadores para fins de desempenho acadêmico e comparações internacionais. 

Avisos

Funcionamento da Biblioteca da Esalq

Nosso horário continua de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Desde 03 de janeiro de 2022, o agendamento para atendimento de devolução e/ou empréstimo se tornou opcional, uma vez que também é permitido o atendimento sem horário prévio. 

Ressaltamos que, até o momento, ainda não temos uma definição quanto a permanência do usuário no interior da Biblioteca, mas antes mesmo do retorno às aulas presenciais, teremos uma informação mais precisa sobre essa questão.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Editora UFJF lança 36 livros digitais de acesso gratuito

Instagram

Biblioteca em Números

Blog

24 dicas de livros disponíveis na plataforma CAB eBooks

Oportunidades

Unesp abre inscrições de Concurso Público em Assis

Objetivo é a contratação de um professor substituto da área de ciências biológicas.

Com o objetivo de realizar a contratação de um professor substituto, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anuncia a abertura das inscrições de um novo Concurso Público, no Departamento de Biotecnologia do Campus de Assis.

De acordo com o certame, a vaga é ofertada ao docente da disciplina de ciências biológicas, sub-área de conhecimento em biologia geral, e no conjunto de disciplinas biotecnologia ambiental, histologia básica e comparada, embriologia e histologia humana, embriologia comparada, empreendedorismo em biotecnologia, propriedade intelectual e ênfase, aplicações da biotecnologia na produção vegetal.

USP: novos Concursos Públicos são divulgados

Seleções são destinadas ao preenchimento de vagas ofertadas ao cargo de Professor Doutor.

A Universidade de São Paulo (USP) por meio do Instituto de Química anuncia a realização de dois novos Concursos Públicos que tem por objetivo o preenchimento de vagas destinadas à contratação de Professor Doutor, a fim de atuar no Departamento de Bioquímica.

Para concorrer a oportunidade ofertada, é necessário que o candidato possua título de graduação e doutorado na respectiva área da vaga pleiteada. Ao ser contratado, o docente será remunerado mensalmente no valor de R$ 11.069,17.

Unesp de Guaratinguetá abre duas vagas de professor assistente

Docentes vão atuar no Departamento de Engenharia Civil, com jornada de 40 horas semanais e salário de R$ 10.746,66.

A Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (FEG-Unesp) recebe, até 7 de março, inscrições para o concurso público que visa preencher duas vagas de professor assistente no Departamento de Engenharia Civil.

Uma é para a área de infraestrutura de transportes e a outra em geotécnica. As duas são em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com jornada de 40 horas semanais e salário mensal de R$ 10.746,66.

Acontece

Cientistas lançam manifesto contra tecnologia que prevê bloquear parte da luz solar do planeta

Tércio Ambrizzi explica que tecnologia, conhecida como geoengenharia solar, é pouco estudada, exigiria acordos e legislações globais e que pode desestimular compromissos ambientais de governos e empresas.

Mais de 60 cientistas climáticos e acadêmicos de todo o mundo lançaram recentemente uma iniciativa global pedindo um acordo internacional de não uso de geoengenharia solar. Segundo a iniciativa, a implantação dessa tecnologia não pode ser governada de forma justa globalmente e representa um risco se implementada como uma futura opção de política climática.

Tércio Ambrizzi, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) de Mudanças Climáticas, explicou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre a tecnologia da geoengenharia solar, que seria a pulverização massiva de aerossóis na estratosfera para bloquear uma parte da luz solar.

Tambaqui pode virar commodity brasileira no mercado global de pescado, aponta estudo

Apesar de ter a carne muito apreciada, para conquistar o mundo é preciso investimento em pesquisas voltadas ao melhoramento da espécie.

Um peixe com grande produção de filhotes, altas taxas de crescimento, dieta majoritariamente vegetariana, resistência a baixas quantidades de oxigênio na água e com demanda no mercado é o sonho de qualquer piscicultor.

Sem que houvesse grandes investimentos em inovação e melhoramento genético, o tambaqui (Colossoma macropomum) reuniu essas características e alcançou uma produção anual de 100 mil toneladas no Brasil, atrás apenas da tilápia, com cerca de 500 mil toneladas.

USP exige comprovante de vacinação contra Covid para efetuar matrícula de aprovados no vestibular 2022

Em texto publicado no Diário Oficial desta quarta (16), Universidade incluiu cobrança de documento aos novos alunos. Medida já é válida aos demais estudantes desde outubro de 2021, quando foi retomado o retorno das aulas presenciais.

Alunos aprovador no vestibular da USP este ano deverão apresentar comprovante de vacinação e de doses de reforço para efetuar a matrícula. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

"Até a segunda etapa virtual de confirmação da matrícula, de sua respectiva chamada, o ingressante deverá apresentar a comprovação de vacinação contra a Covid-19 (esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço", diz o texto.