Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 87 

Fotos & Fatos

O que flor pra ser flores será?

Ipê Branco do Aviário


Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Pesquise, consulte e publique

Sugerimos como fonte alternativa o uso da Base de Dados F 1000 Research and Agriculture de acesso aberto e com texto completo.

Esta base é uma subdivisão da F1000 Primer na área de agricultura e nutrição, formada por parceiros de organizações governamentais e do Setor privado internacional: “Global Open Data for Agricultural and Nutrition.” Visite a página e saiba mais.

Acompanhe também  em nossas redes sociais twitter e Fanpage, alertas sobre pesquisas  mais recentes e relevantes inseridas na base: https://f1000research.com/agriculture-food-nutrition

Submeta sua pesquisa e publique os resultados, acessando as instruções do site:

https://f1000research.com/gateways/agriculture-food-nutrition/for-authors/publish-your-research

Bom trabalho!

Produtos & Serviços

Empréstimo entre Bibliotecas

Fale conosco: comut.esalq@usp.br

O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.

Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

Jornais e revistas de todo o mundo estão disponíveis em plataforma digital para a comunidade USP

Com poucos cliques, pode-se ler e ouvir notícias de mais de 7.400 veículos de imprensa de 60 países; é possível personalizar acesso a assuntos e publicações de preferência.

Para acompanhar as notícias dos grandes veículos de imprensa nacionais e do exterior, e substituir o impresso pelo digital, todos os professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP têm acesso desde o início do mês de agosto à plataforma PressReader, catálogo com mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. Do Brasil, estão disponíveis na plataforma 128 publicações, sendo 109 revistas e 19 jornais.

Repositório da Produção USP - ReP

Em caso de dúvida, contate-nos pelo e-mail: producao.esalq@usp.br.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ, alinhada à Política de Acesso Aberto da Universidade de São Paulo e visando facilitar o depósito no "Repositório da Produção USP", disponibilizou um formulário para envio de cópia post-print de artigos publicados em revistas internacionais sem acesso público, a partir de 2018, principalmente aqueles resultantes de financiamento por agências de fomento, como a FAPESP .

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

Novos temas de direito do agronegócio

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

Basta olhar os índices econômicos do Brasil para perceber a importância do agronegócio, o que tem despertado a atenção dos juristas para o estudo da natureza dessas relações. Incentivados pela pesquisa acadêmica e animados pela prática da advocacia cada vez mais intensa nessa área, os jovens doutrinadores estão publicando o resultado dos seus estudos e com isso ajudam a esclarecer os muitos pontos controversos que circundam o tema. A Dra. Tatiana Bonatti Peres, incansável, e o Dr. Frederico Favacho coordenaram este terceiro livro sobre as relações decorrentes dos negócios da atividade agrícola e pecuária.

Esses temas, interessantes e atuais, foram tratados por especialistas altamente qualificados, como se recolhe do currículo apresentado. Seus estudos resultam de pesquisa séria e aprofundada, trazendo informações e conclusões que merecem a reflexão do mundo jurídico, no qual a obra certamente será bem recebida e prestigiada. Sinto-me especialmente honrado por prefaciar o trabalho de nível tão elevado, que contribuirá para o aperfeiçoamento da nossa ciência.

Autores:

Fisiologia das aves comerciais

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

As descobertas científicas relativas à funcionalidade dos organismos dos animais são cada vez mais rápidas. Por outro lado, o melhoramento genético, em especial das aves, também tem se mostrado veloz assim, a interpretação da expressão gênica no c ontexto da fisiologia da ave cada vez se faz mais necessária. O livro trata dos aspectos de fisiologia das aves de interesse comercial e como esse conhecimento pode ser aplicado no aprimoramento do sistema de produção.

Acesso Aberto (Open Access)

Directory of Open Access Books

44.214 livros acadêmicos revisados ​​por pares de 661 editoras.

O objetivo principal do DOAB é aumentar a descoberta de livros de acesso aberto. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados de seus livros de acesso aberto ao DOAB. 

DOAB é uma infraestrutura aberta comprometida com a ciência aberta. Ele roda na plataforma DSpace 6 de código aberto . Os metadados serão coletados para maximizar a disseminação, visibilidade e impacto. Os agregadores podem integrar os registros em seus serviços comerciais e as bibliotecas podem integrar o diretório em seus catálogos online, ajudando acadêmicos e alunos a descobrir os livros. 

O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados ​​por pares em acesso aberto e deve conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.

Divulgação Científica

E-books mostram como extensão universitária fortalece atuação popular e economia solidária

Experiências da USP, UFSCar e Uniara são descritas em três volumes, no Portal de Livros Abertos da USP; publicação apresenta oficinas integradas e estratégias de capacitação.

Três universidades apresentaram suas experiências de extensão universitária na publicação Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. As ações e propostas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Araraquara (Uniara) estão descritas em três volumes; todos disponíveis no Portal de Livros Abertos.

A obra aborda as possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e sustentabilidade, em um contexto de ensino e aprendizagem. Baseado na estrutura didática do Projeto Rondon – iniciativa do governo federal para envolver universitários no processo de desenvolvimento econômico e social das regiões norte e nordeste do país – a obra foi organizada pelos professores Simone Helena Tanoue Vizioli e Marcel Fantin, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos. O trabalho contou com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Estudo com informações de mais de 100 anos mostra os impactos da expansão humana sobre a ecologia de aves no Estado de São Paulo

Os resultados apontam para a dependência das áreas florestais para a obtenção de alimento por parte das aves do passado e do presente. Segundo os pesquisadores, isso reforça a necessidade de manter áreas naturais preservadas, já que as aves não mudaram seus padrões de uso do habitat com as modificações nas áreas naturais ocasionadas pelo ser humano.

Um grupo de pesquisadores de universidades paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) e centros de pesquisa (ICMBio/CENAP e Instituto Pró-Carnívoros) publicou um artigo na revista científica Oikos, que mostra os efeitos negativos da expansão das atividades humanas ao longo de mais de 100 anos sobre a dieta e uso do habitat de aves brasileiras.

Liderado pela bióloga Ana Beatriz Navarro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Esalq/CENA e orientada pela Profa. Katia Ferraz do Departamento de Ciências Florestais da Esalq, o estudo mostrou uma ampla redução no nicho alimentar (i.e., conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente) de diversos grupos de aves dos biomas Mata Atlântica e Cerrado no estado de São Paulo. As espécies que se alimentam de frutos e néctar foram as mais afetadas (70% de redução do tamanho do nicho alimentar) em detrimento do provável declínio de recursos alimentares (espécies de plantas), reflexo do histórico de desmatamento e intensificação da agricultura nas áreas de estudo.

Uma batata-doce mais nutritiva 

Nova espécie tem a polpa alaranjada, que acusa a presença de doses fartas de betacaroteno.

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, e do Instituto Agronômico de Campinas, também no interior paulista, desenvolveram um cultivar de batata-doce de polpa laranja, sinal claro do acúmulo de betacaroteno. A substância é precursora da vitamina A, protetora das nossas células. 

O engenheiro-agrônomo Fernando Piotto, professor da Esalq, conta que a nova versão chega a ter cerca de dez vezes mais betacaroteno do que a batata-doce convencional. “Além disso, segue com o mesmo sabor aceito”, comenta. A expectativa é que os produtores tenham acesso às ramas até o início de 2022. Se houver plantio, em meados de junho ela estará no mercado. 

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar SciVal para Comissões de Programas de Pós-Graduação USP

O treinamento acontece no dia 13 de outubro de 2021, das 14 às 16h.

O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.

Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal – http://scival.com permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.

A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.

Webinar Derwent Innovations Index: analisando o panorama da inovação

O treinamento acontece no dia 13 de outubro de 2021, das 15 às 17h.

Derwent Innovations Index é uma poderosa ferramenta de pesquisa de patentes que combina Derwent World Patents Index® , Patents Citation IndexTM e Chemistry

Um banco de dados da estrutura química que pode ser usado para localizar patentes contendo informações químicas. Derwent Innovations Index é atualizado semanalmente e contém mais de 16 milhões de invenções práticas, desde 1963 até os dias de hoje. As informações de patente são coletadas com 41 autoridades emissoras de patente em todo o mundo e são classificadas em três categorias ou seções: Química, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Eletrônica.

Webinar para Autores: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

O treinamento acontece no dia 18 de outubro de 2021, das 14 às 16h.

Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte mas exige estratégia. Artigos revisados por pares são uma parte importante de da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa. Espera-se que os pesquisadores escrevam artigos que comuniquem claramente seu tópico, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo. O sucesso na publicação de pesquisas equivale a um perfil mais elevado e uma maior capacidade de atrair financiamento e colaboradores no futuro.

Webinar para Pesquisadores: descubra tudo sobre a sua linha de pesquisa com SciVal

O treinamento acontece no dia 19 de outubro de 2021, das 14 às 16h.

O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.

Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal – http://scival.com permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos. A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.

Capacitação Mendeley: agenda aberta para o mês de outubro de 2021

Todos os encontros serão online.

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Escrevendo um artigo científico: treinamento em português apresenta orientações e dicas (Sessão 2)

O treinamento acontece no dia 22 de outubro de 2021.

Devido à grande demanda pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de 2021. Sessão 2. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para da transmissão, que será informado em breve.

Aproveite mais esta oportunidade ímpar de participar deste Webinar gratuito e aberto, que será ministrado em português, para aprofundar seus conhecimentos, conhecer e aplicar dicas de escrita cientifica, avançar mais rapidamente e de modo eficaz em direção aos objetivos de publicar artigos de alto impacto. Neste Treinamento, o participante será capaz de aprimorar suas técnicas e estabelecer estratégias reais para o alcance de seus objetivos e metas de publicação.

Avisos

Prazo de empréstimos nas bibliotecas da USP

Comunicamos que os empréstimos, renovados de forma automática até a data de 4 de outubro de 2021, por esta Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA, poderão ser renovados pelos usuários via web, utilizando o Aplicativo Móvel da AGUIA, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP, de forma ilimitada, até fevereiro de 2022, desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

A decisão de tornar a renovação ilimitada no momento atual tem o objetivo de atender diferentes demandas das Bibliotecas e seus usuários, diminuindo os riscos à situação de pandemia e facilitando o processo de retorno das atividades presenciais nas Bibliotecas.

Retorno às atividades presenciais para atendimento de empréstimos e devoluções

O agendamento também permite o controle de acesso para evitar aglomerações na entrada da Biblioteca.

A partir de 23 de agosto de 2021, a Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciará o retorno ao atendimento para empréstimos e devoluções, mediante agendamento.

Manteremos ainda o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas pela biblioteca.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Indicada ao Nobel, Johanna Döbereiner revolucionou a agronomia

Facebook

16 mil profissionais passaram pela Esalq desde 1901

Blog

7 Dicas para melhorar sua pesquisa e escrita acadêmica

Acontece

Projetos e ideias inovadoras de alunos da USP podem receber incentivo financeiro

Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo oferecerá até quatro bolsas para estudantes que queiram empreender e financiar suas ideias.

Alunos da graduação e pós-graduação da USP que possuem ideias inovadoras podem se inscrever no programa Startup USP até o dia 18 de outubro. A iniciativa oferece bolsas de auxílio financeiro para projetos nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.

Para participar, os estudantes devem apresentar um alto rendimento acadêmico. Também é necessário ter cursado pelo menos uma disciplina relacionada a empreendedorismo e inovação ofertada pela Universidade ou participado de programas de fomento ao empreendedorismo realizados por entidades estudantis.

Com autorização para aulas presenciais, USP de Piracicaba mantém parte das atividades remotas até o fim do semestre

Esalq informou que planeja a retomada presencial das turmas de graduação para o semestre que começa em março de 2022. Atividades de estágio, TCC e pesquisa ocorrem de forma presencial.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), optou por manter as atividades teóricas de forma remota. A partir desta segunda (4), a reitoria da USP autorizou a retomada de todas as atividades presenciais.

A retomada é autorizada para alunos totalmente imunizados contra a Covid-19, ou seja, que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há pelo menos 14 dias. No retorno presencial dos alunos de graduação deverão ser priorizadas as aulas práticas (laboratoriais, de campo ou de exercícios) e demais atividades das áreas de pesquisa.

Ermelinda Queiroz é homenageada com estátua no campus da USP em Piracicaba

Empreendedora, esposa de Luiz de Queiroz vivenciou o sonho de transformar a fazenda do casal em escola agrícola; obra foi inaugurada na 64ª Semana Luiz de Queiroz.

Quem visita o campus da USP em Piracicaba desde segunda, dia 4 de outubro, vai se deparar com uma nova personagem que habita o Jardim Francês, pertencente ao Museu Luiz de Queiroz. Trata-se de uma estátua em tamanho natural de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, esposa do patrono da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

A obra, concepção artística de Edu Santos, foi inaugurada dentro das comemorações da 64ª Semana Luiz de Queiroz e agora define o local como Espaço Cultural Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz. Foi criada para homenagear a empreendedora que, junto do marido Luiz de Queiroz, trabalhou para realizar o sonho de transformar a Fazenda São João da Montanha em uma escola agrícola, a Esalq, que foi uma das unidades fundadoras da USP.

Com o falecimento do marido, em 11 de junho de 1898, Luiz de Queiroz não viu o sonho do casal ser concretizado mas Ermelinda teve o privilégio de acompanhar a inauguração da escola em 1901.

A quem interessa a paralisação do Sistema de Avaliação da Capes?

Por Flávia Calé, doutoranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Uma decisão liminar proferida por um juiz de primeira instância, da 32ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, determinou a suspensão da avaliação quadrienal da Capes, paralisando um processo complexo do Sistema Nacional de Pós-Graduação, composto de mais de 4.600 (quatro mil e seiscentos) programas de mestrado e doutorado.

A avaliação dos programas de pós-graduação visa a buscar parâmetros que assegurem qualidade à produção científica brasileira e à formação de profissionais altamente capacitados em todas as áreas do conhecimento. A avaliação busca fundamentalmente vincular a produção acadêmica aos desafios do desenvolvimento brasileiro.

A suspensão desse processo gera um prejuízo difícil de mensurar, dado o tamanho das consequências negativas. Diria que a principal delas é a descontinuidade do aprimoramento qualitativo do processo de avaliação e o efeito colateral imediato pode ser a perda da credibilidade e reputação de todo o Sistema Nacional de Pós-graduação. A não realização da avaliação pode gerar também um apagão de dados sobre a produção científica brasileira.

Lançado edital para doutorado em Agricultura nos Estados Unidos

Até cinco pesquisadores estudarão com bolsa na Universidade Purdue; estudantes da área devem se inscrever até 20 de outubro.

O Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, lançou edital para doutorado em Agricultura nos Estados Unidos. A Fundação recomendará até 20 pesquisadores, entre as quais a Universidade de Purdue selecionará cinco. Os habilitados deverão pagar taxa de US$75 para se inscrever na instituição norte-americana.

Os interessados têm até 20 de outubro para participar da seleção pelo Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura – Agriculture PhD Fellows Program. O Edital nº 13/2021, com as informações sobre o processo seletivo, foi publicado nesta quarta-feira, 6 de outubro, do Diário Oficial da União e no portal da CAPES.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do Programa. As bolsas terão duração de até cinco anos, com mensalidade mínima de US$1.650 mensais. Ao se inscreverem no edital, os pesquisadores devem escolher entre três temas — agricultura digital, ciências vegetais: fenotipagem e genética, e energia verde. As atividades têm início previsto para março de 2022 e se darão em 11 departamentos da Universidade de Purdue.