Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 87
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 87
Fotografia de João Angelo Cerignoni, funcionário do Departamento de Entomologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.
Coordenadas: -22.713193007254848, -47.6267532296544
Fotografia de José Antonio Alves, funcionário da Guarda Universitária da USP/Esalq.
Coordenadas: -22.708516467613133, -47.638059136310446
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br
Sugerimos como fonte alternativa o uso da Base de Dados F 1000 Research and Agriculture de acesso aberto e com texto completo.
Esta base é uma subdivisão da F1000 Primer na área de agricultura e nutrição, formada por parceiros de organizações governamentais e do Setor privado internacional: “Global Open Data for Agricultural and Nutrition.” Visite a página e saiba mais.
Acompanhe também em nossas redes sociais twitter e Fanpage, alertas sobre pesquisas mais recentes e relevantes inseridas na base: https://f1000research.com/agriculture-food-nutrition
Submeta sua pesquisa e publique os resultados, acessando as instruções do site:
https://f1000research.com/gateways/agriculture-food-nutrition/for-authors/publish-your-research
Bom trabalho!
Marcia Regina Migliorato Saad é Chefe Técnica da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | mrmsaad@usp.br.
O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.
Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.
Para acompanhar as notícias dos grandes veículos de imprensa nacionais e do exterior, e substituir o impresso pelo digital, todos os professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP têm acesso desde o início do mês de agosto à plataforma PressReader, catálogo com mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. Do Brasil, estão disponíveis na plataforma 128 publicações, sendo 109 revistas e 19 jornais.
A Divisão de Biblioteca da ESALQ, alinhada à Política de Acesso Aberto da Universidade de São Paulo e visando facilitar o depósito no "Repositório da Produção USP", disponibilizou um formulário para envio de cópia post-print de artigos publicados em revistas internacionais sem acesso público, a partir de 2018, principalmente aqueles resultantes de financiamento por agências de fomento, como a FAPESP .
As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.
Basta olhar os índices econômicos do Brasil para perceber a importância do agronegócio, o que tem despertado a atenção dos juristas para o estudo da natureza dessas relações. Incentivados pela pesquisa acadêmica e animados pela prática da advocacia cada vez mais intensa nessa área, os jovens doutrinadores estão publicando o resultado dos seus estudos e com isso ajudam a esclarecer os muitos pontos controversos que circundam o tema. A Dra. Tatiana Bonatti Peres, incansável, e o Dr. Frederico Favacho coordenaram este terceiro livro sobre as relações decorrentes dos negócios da atividade agrícola e pecuária.
Esses temas, interessantes e atuais, foram tratados por especialistas altamente qualificados, como se recolhe do currículo apresentado. Seus estudos resultam de pesquisa séria e aprofundada, trazendo informações e conclusões que merecem a reflexão do mundo jurídico, no qual a obra certamente será bem recebida e prestigiada. Sinto-me especialmente honrado por prefaciar o trabalho de nível tão elevado, que contribuirá para o aperfeiçoamento da nossa ciência.
As descobertas científicas relativas à funcionalidade dos organismos dos animais são cada vez mais rápidas. Por outro lado, o melhoramento genético, em especial das aves, também tem se mostrado veloz assim, a interpretação da expressão gênica no c ontexto da fisiologia da ave cada vez se faz mais necessária. O livro trata dos aspectos de fisiologia das aves de interesse comercial e como esse conhecimento pode ser aplicado no aprimoramento do sistema de produção.
O objetivo principal do DOAB é aumentar a descoberta de livros de acesso aberto. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados de seus livros de acesso aberto ao DOAB.
DOAB é uma infraestrutura aberta comprometida com a ciência aberta. Ele roda na plataforma DSpace 6 de código aberto . Os metadados serão coletados para maximizar a disseminação, visibilidade e impacto. Os agregadores podem integrar os registros em seus serviços comerciais e as bibliotecas podem integrar o diretório em seus catálogos online, ajudando acadêmicos e alunos a descobrir os livros.
O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados por pares em acesso aberto e deve conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.
Três universidades apresentaram suas experiências de extensão universitária na publicação Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. As ações e propostas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Araraquara (Uniara) estão descritas em três volumes; todos disponíveis no Portal de Livros Abertos.
A obra aborda as possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e sustentabilidade, em um contexto de ensino e aprendizagem. Baseado na estrutura didática do Projeto Rondon – iniciativa do governo federal para envolver universitários no processo de desenvolvimento econômico e social das regiões norte e nordeste do país – a obra foi organizada pelos professores Simone Helena Tanoue Vizioli e Marcel Fantin, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos. O trabalho contou com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).
Um grupo de pesquisadores de universidades paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) e centros de pesquisa (ICMBio/CENAP e Instituto Pró-Carnívoros) publicou um artigo na revista científica Oikos, que mostra os efeitos negativos da expansão das atividades humanas ao longo de mais de 100 anos sobre a dieta e uso do habitat de aves brasileiras.
Liderado pela bióloga Ana Beatriz Navarro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Esalq/CENA e orientada pela Profa. Katia Ferraz do Departamento de Ciências Florestais da Esalq, o estudo mostrou uma ampla redução no nicho alimentar (i.e., conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente) de diversos grupos de aves dos biomas Mata Atlântica e Cerrado no estado de São Paulo. As espécies que se alimentam de frutos e néctar foram as mais afetadas (70% de redução do tamanho do nicho alimentar) em detrimento do provável declínio de recursos alimentares (espécies de plantas), reflexo do histórico de desmatamento e intensificação da agricultura nas áreas de estudo.
Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, e do Instituto Agronômico de Campinas, também no interior paulista, desenvolveram um cultivar de batata-doce de polpa laranja, sinal claro do acúmulo de betacaroteno. A substância é precursora da vitamina A, protetora das nossas células.
O engenheiro-agrônomo Fernando Piotto, professor da Esalq, conta que a nova versão chega a ter cerca de dez vezes mais betacaroteno do que a batata-doce convencional. “Além disso, segue com o mesmo sabor aceito”, comenta. A expectativa é que os produtores tenham acesso às ramas até o início de 2022. Se houver plantio, em meados de junho ela estará no mercado.
O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.
Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal – http://scival.com permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.
A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.
Derwent Innovations Index é uma poderosa ferramenta de pesquisa de patentes que combina Derwent World Patents Index® , Patents Citation IndexTM e Chemistry
Um banco de dados da estrutura química que pode ser usado para localizar patentes contendo informações químicas. Derwent Innovations Index é atualizado semanalmente e contém mais de 16 milhões de invenções práticas, desde 1963 até os dias de hoje. As informações de patente são coletadas com 41 autoridades emissoras de patente em todo o mundo e são classificadas em três categorias ou seções: Química, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Eletrônica.
Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte mas exige estratégia. Artigos revisados por pares são uma parte importante de da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa. Espera-se que os pesquisadores escrevam artigos que comuniquem claramente seu tópico, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo. O sucesso na publicação de pesquisas equivale a um perfil mais elevado e uma maior capacidade de atrair financiamento e colaboradores no futuro.
O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.
Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal – http://scival.com permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos. A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.
O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.
Valtencir Zucolotto desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu cursos online e DVDs em Escrita Científica. Seus vídeos online possuem mais de 600 mil visualizações. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer-Nature.
Devido à grande demanda pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de 2021. Sessão 2. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para da transmissão, que será informado em breve.
Aproveite mais esta oportunidade ímpar de participar deste Webinar gratuito e aberto, que será ministrado em português, para aprofundar seus conhecimentos, conhecer e aplicar dicas de escrita cientifica, avançar mais rapidamente e de modo eficaz em direção aos objetivos de publicar artigos de alto impacto. Neste Treinamento, o participante será capaz de aprimorar suas técnicas e estabelecer estratégias reais para o alcance de seus objetivos e metas de publicação.
Comunicamos que os empréstimos, renovados de forma automática até a data de 4 de outubro de 2021, por esta Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA, poderão ser renovados pelos usuários via web, utilizando o Aplicativo Móvel da AGUIA, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP, de forma ilimitada, até fevereiro de 2022, desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.
A decisão de tornar a renovação ilimitada no momento atual tem o objetivo de atender diferentes demandas das Bibliotecas e seus usuários, diminuindo os riscos à situação de pandemia e facilitando o processo de retorno das atividades presenciais nas Bibliotecas.
A partir de 23 de agosto de 2021, a Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciará o retorno ao atendimento para empréstimos e devoluções, mediante agendamento.
Manteremos ainda o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas pela biblioteca.
Alunos da graduação e pós-graduação da USP que possuem ideias inovadoras podem se inscrever no programa Startup USP até o dia 18 de outubro. A iniciativa oferece bolsas de auxílio financeiro para projetos nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.
Para participar, os estudantes devem apresentar um alto rendimento acadêmico. Também é necessário ter cursado pelo menos uma disciplina relacionada a empreendedorismo e inovação ofertada pela Universidade ou participado de programas de fomento ao empreendedorismo realizados por entidades estudantis.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), optou por manter as atividades teóricas de forma remota. A partir desta segunda (4), a reitoria da USP autorizou a retomada de todas as atividades presenciais.
A retomada é autorizada para alunos totalmente imunizados contra a Covid-19, ou seja, que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há pelo menos 14 dias. No retorno presencial dos alunos de graduação deverão ser priorizadas as aulas práticas (laboratoriais, de campo ou de exercícios) e demais atividades das áreas de pesquisa.
Quem visita o campus da USP em Piracicaba desde segunda, dia 4 de outubro, vai se deparar com uma nova personagem que habita o Jardim Francês, pertencente ao Museu Luiz de Queiroz. Trata-se de uma estátua em tamanho natural de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, esposa do patrono da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
A obra, concepção artística de Edu Santos, foi inaugurada dentro das comemorações da 64ª Semana Luiz de Queiroz e agora define o local como Espaço Cultural Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz. Foi criada para homenagear a empreendedora que, junto do marido Luiz de Queiroz, trabalhou para realizar o sonho de transformar a Fazenda São João da Montanha em uma escola agrícola, a Esalq, que foi uma das unidades fundadoras da USP.
Com o falecimento do marido, em 11 de junho de 1898, Luiz de Queiroz não viu o sonho do casal ser concretizado mas Ermelinda teve o privilégio de acompanhar a inauguração da escola em 1901.
Uma decisão liminar proferida por um juiz de primeira instância, da 32ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, determinou a suspensão da avaliação quadrienal da Capes, paralisando um processo complexo do Sistema Nacional de Pós-Graduação, composto de mais de 4.600 (quatro mil e seiscentos) programas de mestrado e doutorado.
A avaliação dos programas de pós-graduação visa a buscar parâmetros que assegurem qualidade à produção científica brasileira e à formação de profissionais altamente capacitados em todas as áreas do conhecimento. A avaliação busca fundamentalmente vincular a produção acadêmica aos desafios do desenvolvimento brasileiro.
A suspensão desse processo gera um prejuízo difícil de mensurar, dado o tamanho das consequências negativas. Diria que a principal delas é a descontinuidade do aprimoramento qualitativo do processo de avaliação e o efeito colateral imediato pode ser a perda da credibilidade e reputação de todo o Sistema Nacional de Pós-graduação. A não realização da avaliação pode gerar também um apagão de dados sobre a produção científica brasileira.
O Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, lançou edital para doutorado em Agricultura nos Estados Unidos. A Fundação recomendará até 20 pesquisadores, entre as quais a Universidade de Purdue selecionará cinco. Os habilitados deverão pagar taxa de US$75 para se inscrever na instituição norte-americana.
Os interessados têm até 20 de outubro para participar da seleção pelo Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura – Agriculture PhD Fellows Program. O Edital nº 13/2021, com as informações sobre o processo seletivo, foi publicado nesta quarta-feira, 6 de outubro, do Diário Oficial da União e no portal da CAPES.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do Programa. As bolsas terão duração de até cinco anos, com mensalidade mínima de US$1.650 mensais. Ao se inscreverem no edital, os pesquisadores devem escolher entre três temas — agricultura digital, ciências vegetais: fenotipagem e genética, e energia verde. As atividades têm início previsto para março de 2022 e se darão em 11 departamentos da Universidade de Purdue.