Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 128

Período:  12 a 18/08/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Teias do saber

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Compartilhe seus conhecimentos: seja nosso autor e publique sua pesquisa na Série Produtor Rural

Os autores podem ser pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

Aqui na biblioteca, acreditamos que somente por meio da troca de conhecimento é possível promover os avanços sustentáveis na agricultura familiar brasileira e no bem estar do homem do campo.  

Nesta perspectiva, a Série Produtor Rural (SPR), que é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ desde 1997, se estabeleceu como um meio eficaz para disseminação do conhecimento gerado na Esalq às comunidades rurais brasileiras, uma vez que a nossa proposta é levar conteúdos relevantes que contribuam de forma prática para o desenvolvimento do pequeno produtor rural por meio de linguagem simples e clara.  

Publicando conosco você compartilhará seus conhecimentos de forma gratuita (digital) para um público carente de informações práticas da academia agrícola. Além disso, a sua contribuição estará incentivando a produção de alimentos da agricultura familiar e promovendo o aumento da capacidade da produção agrícola de forma sustentável, conforme o propósito do item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável.

O que acha de se engajar nesta causa conosco? Vamos tornar nosso mundo melhor? 

Produtos & Serviços

Bases de Dados

Fale conosco: referencia.esalq@usp.br.

A USP, em conjunto com a Capes, disponibiliza aos usuários uma série de recursos informacionais adquiridos junto a produtores e fornecedores internacionais de informação, incluindo Bases de Dados científicas. 

Confira a Lista de Bases de Dados A-Z.

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

Entomologia florestal

A obra pode ser utilizada como livro-texto e suporte para os profissionais que atuam na área de silvicultura, bem como para todos aqueles que se interessam pelo magnífico mundo dos insetos.

O estudo dos insetos-praga em plantios florestais tornou-se primordial para o sucesso dos empreendimentos florestais, com isso, a Entomologia Florestal ganhou destaque no Brasil. Desde então, essa nova área vem atraindo um maior número de pesquisadores, contribuindo para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro.

Em razão da importância e da escassez de bibliografias nacionais que contemplem o assunto, este livro vem para preencher essa lacuna, servindo de base para os estudantes dos cursos de engenharia florestal, agronomia e biologia.

Acesso Aberto (Open Access)

Carmen Pilotto e José Benedito Libório disponibilizam e-book gratuito sobre exposição “Piracicaba a gosto”

A obra reúne imagens de construções e paisagens do cotidiano Piracicabano. 

O livro, que reúne imagens da exposição "Piracicaba a gosto", pode ser baixado gratuitamente no site da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Esta obra é resultado do trabalho de Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto, formada em Letras, e de José Benedito Vizioli Libório, administrador de empresas. Ambos são funcionários da Esalq e relatam que “Piracicaba é uma cidade que sempre nos surpreende. As torres projetadas, os recortes artísticos, a natureza exuberante. Tudo faz parte de um cenário que muitas vezes não notamos com detalhes”.

A exposição "Piracicaba a gosto" segue até o dia 31 de agosto e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Museu integra a Esalq, Comissão de Cultura e Extensão Universitária e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária.

Avisos

Divisão de Biblioteca voltou ao horário normal de atendimento

A Divisão de Biblioteca retornou  ao seu horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira:

Ressalta-se que o Serviço de Cópias, na Biblioteca Central, atenderá em horário diferenciado, das 8h às 14h e das 18h às 20h.

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Números mais recentes mostram redução no ritmo de transmissão do vírus no Estado pela quarta semana seguida, segundo o Boletim Epidemiológico USP-Covid.

A Comissão Assessora de Saúde da USP monitora continuamente a pandemia e ressalta que o uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes fechados da universidade, assim como no transporte público e nos serviços de saúde. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas também recomendado, sempre que houver aglomeração. 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Aposentado de 70 anos defende TCC e se formará em Agronomia pela Urcamp

Instagram

O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP? Durma tranquilo(a)! Nós o traremos para você.

Blog

Office 365 está disponível para professores e alunos da USP

Cotidiano

Teses da Esalq são premiadas pela Capes

Entre os trabalhos contemplados, quatro são da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou, em 11 de agosto, na edição 152 do Diário Oficial da União, a relação dos indicados ao Prêmio Capes de Tese edição 2022.

Na área de Economia, foi contemplado o trabalho “Eficiência econômica do tratamento de água e esgoto no Brasil: uma abordagem por fronteira estocástica de custos”, de autoria de André Felipe Danelon e orientação do professor Humberto Francisco Silva Spolador, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Na área de Ciências Agrárias I, foi premiado o trabalho “Assessing differential expression profiles and modeling allele-specific expression in leaves of Saccharum accessions contrasting in biomass production”, de autoria de Fernando Henrique Correr e orientação do professor Gabriel Rodrigues Alves Margarido, do departamento de Genética.

Divulgação Científica

Equipamento usa inteligência artificial para monitoramento do bicudo do algodoeiro

A estimativa é que a tecnologia possa reduzir em até 50% a quantidade de aplicações de inseticidas nas lavouras de algodão.

Está em fase de finalização um equipamento que vai auxiliar o produtor no monitoramento do bicudo do algodoeiro, considerada a principal praga da cultura. A inovação desenvolvida pela startup LiveFarm, em parceria com a Embrapa, realiza a contagem automática dos insetos em tempo real, otimizando tempo e recursos com o monitoramento, além de reduzir o números de pulverizações. O equipamento será apresentado aos produtores durante a 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece de 16 a 18 de agosto, em Salvador (BA).

Em levantamento recente realizado com cerca de 60 cotonicultores do Cerrado verificou-se que o bicudo é a praga que exige o maior número de pulverizações, variando entre 18 e 22 aplicações por safra, nas últimas sete safras. Os prejuízos causados pela praga podem ultrapassar o valor de mil reais por hectare, o que equivale a cerca de 10% do custo total de produção.

“A tecnologia vai aperfeiçoar a estratégia de controle e a aplicação de inseticidas, com reduções potenciais de 30% a 50%,” prevê o sócio fundador da LiveFarm, Joélcio Carvalho.

Oportunidades

FAPESP apoiará projetos que ajudem a acelerar a transição energética no Estado de São Paulo

Edital destinará até R$ 10 milhões a pesquisas voltadas à inovação tecnológica e ao avanço da infraestrutura física, institucional e regulatória do setor.

A FAPESP anuncia a chamada de propostas “Aceleração da Transição Energética no Estado de São Paulo e no Brasil”, lançada no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

A chamada selecionará projetos de pesquisas transversais a diversas disciplinas e de caráter estratégico, com o propósito de organizar ações e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área energética que estejam relacionados com a transição para uma economia de baixo carbono e de neutralização de emissões para o Estado de São Paulo.

A chamada tem como foco o apoio a projetos de pesquisa que contribuam primordialmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 7 - Energia limpa e acessível e 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Serão apoiados projetos que ofereçam análises e visão de futuro para acelerar uma transição energética, especialmente considerando aspectos de inovação tecnológica de produção e uso de energia (eletricidade e combustíveis), infraestrutura física, institucional e regulatória e questões ligadas à conservação da biodiversidade, entre outros.

Webinar explica como alunos da USP podem concorrer a uma bolsa startup

Evento com transmissão pela internet no dia 18 de agosto, às 14 horas, vai esclarecer dúvidas sobre programa de criação de startup e apresentar o caso da Conchinha, fundada por alunos da área de humanidades da USP.

Promovido pela Agência USP de Inovação (Auspin), o Webinar Fala Inovação! vai explicar como funciona o Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo – Criação de Startup 2022, esclarecendo todas as dúvidas sobre o edital de concessão de bolsas para estudantes da Universidade. O evento será nesta quinta, dia 18 de agosto, às 14 horas, com transmissão on-line pelo Canal da Auspin no Youtube. Para participar basta fazer a inscrição neste link.

O objetivo do programa é estimular startups que tenham por objetivo desenvolver o plano de negócios passando pelo processo de pré-incubação de seis meses em uma das incubadoras pré-listadas. Para explicar como participar, o webinar terá a presença dos convidados Henrique do Prado e Diego Mauro Ribeiro, ambos fundadores da Conchinha, uma startup desenvolvida a partir da edição de 2021 do Programa de Criação de Startup, além de Liliam Sanchez Carrete, professora de finanças da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP e assistente técnica de direção da Auspin. A moderação será realizada pelo professor Luiz Henrique Catalani, coordenador da Agência USP de Inovação.

Acontece

Estudos sobre o “mal da cara inchada” que afeta gado bovino brasileiro revelam conexões entre saúde bucal e produtividade e bem-estar dos animais

Tecnologias de análise genética mapeiam bactérias que habitam no rúmen e no estômago. Pesquisa feita com apoio de agência financiadora dos EUA analisou rebanhos da fronteira pecuária em expansão na Amazônia.

A subordem dos ruminantes é um dos casos mais bem-sucedidos no processo de domesticação de animais pelo ser humano. Estima-se que existam hoje sobre o planeta cerca de 3,5 bilhões de ruminantes de nove espécies domesticadas, que exercem um papel fundamental na economia e na produção de alimentos, em especial da carne e do leite. Apenas no grupo dos bovinos, a população total é estimada em um bilhão de indivíduos em todo o mundo.

Tais números superlativos refletem o grande desenvolvimento alcançado desde o início da domesticação das cabras, que remonta a dez mil anos e se acredita ter ocorrido na região do Oriente Médio. Mas para que se tornassem realidade foi fundamental a introdução gradual de sofisticadas técnicas para potencializar a eficiência produtiva, de esforços para aperfeiçoar o controle sanitário e um crescente interesse pelas condições relativas ao bem-estar animal.

Ainda assim, especialistas apontam que certos avanços tecnológicos alcançados recentemente  – por exemplo no campo da genética e do melhoramento animal – não foram acompanhados por uma preocupação equivalente com um tema aparentemente mais simples: a saúde bucal dos animais. E esse desinteresse ganha mais relevância por se tratar de um grupo animal em que o sistema digestório e a mastigação desempenham uma função vital.

Feira de Intercâmbio na USP tem dicas para quem sonha em estudar no exterior

Evento na Cidade Universitária, nos dias 30 e 31 de agosto, terá empresas da área de intercâmbio e representantes da Itália, Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Finlândia.

Já pensou em fazer um intercâmbio no exterior? Se sim, essa é uma boa oportunidade de tirar todas as dúvidas e conhecer os principais destinos. Nos dias 30 e 31 de agosto será realizada a Feira de Intercâmbio na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, no horário das 14 às 19 horas. O evento é gratuito e aberto a todos os estudantes na Cidade Universitária, bairro do Butantã.

O evento conta com uma série de empresas parceiras, que estarão à disposição dos alunos, apresentando oportunidades e dicas para quem estiver interessado em carreira no exterior. O evento terá participação de representantes da Itália, Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Finlândia, além de contar com empresas como British Council e EF, empresas de educação internacional especializadas em intercâmbio cultural, entre outras.

Universidades paulistas assinam acordo para ampliar intercâmbio com países da América Latina e do Caribe

O primeiro dos acordos foi firmado a partir de um convênio assinado entre a USP e a Universidade Nacional de Assunção (UNA), do Paraguai.

Reitores das três universidades estaduais paulistas firmaram nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um acordo para a ampliação da cooperação com instituições acadêmicas da América Latina e do Caribe.

Numa iniciativa da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, o acordo foi assinado pelos reitores Antonio José de Almeida Meirelles, da Unicamp, Carlos Carlotti, da USP, Pasqual Barreti, da Unesp, e por representantes do Grupo de Países da América Latina e do Caribe (Grulac).

A expectativa é de que o acordo possa ser o início de um processo de internacionalização dos cursos de graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado entre as universidades dos países membros do Grulac e as três universidades estaduais públicas.