Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 82 

Fotos & Fatos

Exuberante por natureza

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Experiências que deram certo: Economia Colaborativa*

Criamos uma rede de colaboração entre outros processos para que o custo de realocação de pessoas não caísse somente no Processo de Atendimento.

Muito recentemente tomei conhecimento deste termo lendo seguidas matérias nos jornais. São bem atuais e vem ao encontro da nossa situação econômica no Brasil. Em termos bem práticos, é algo como compartilhar tarefas, espaços e até áreas residenciais. Muitos escritórios e empresas vem dividindo locais e infraestrutura de equipamentos, pessoas, dividindo assim os custos.

Trazendo para nossa experiência, é muito semelhante ao que fizemos aqui na biblioteca. Tivemos e ainda temos restrições orçamentárias, em consequência da crise econômica e da baixa arrecadação. Sem estagiários e precisando atender aos usuários no período da noite, criamos uma rede de colaboração entre outros processos para que o custo de realocação de pessoas não caísse somente no Processo de Atendimento. Dessa forma, o ônus foi dividido entre todos, ficando menos pesado para a equipe original.

Sei que é difícil mudar nossa rotina, às vezes tão pesada no dia a dia, mas vejo que essa é uma tendência que veio para ficar, especialmente nestes anos que virão e que parecem ser duros. Usar desse modelo, apesar de mexer com o conforto e a tranquilidade de todos nós, pode ser mais uma inovação na gestão e uma sinalização que compreendemos a situação e as mudanças que se fazem necessárias.

* Originalmente publicada no Informativo Fique por Dentro, n.1, jan.abr.2016

Produtos & Serviços

Acesso à base de normas ABNT da GedWeb para toda a USP

Mais informações pelo e-mail referencia.esalq@usp.br.

A USP assinou o serviço GedWeb para acesso a mais de 16 mil normas ABNT e mais de 600 normas do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como Inmetro, Aneel, Anvisa, dentre outros. Tal iniciativa atende, especialmente, uma demanda dessa documentação técnica por parte da graduação da Universidade.

O Target GEDWeb, Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, foi desenvolvido para gerenciar grandes acervos de normas e informações técnicas. O Target GEDWeb é um sistema especialista no campo da normalização que, há mais de 27 anos, vem evoluindo sob a égide do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, certificado nacional e internacionalmente pela DNV-GL Business Assurance (INMETRO / RVA) conforme as normas ISO 9001:2015, EN ISO 9001:2015, BS EN ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 9001:2015. Pelo fato de atender plenamente aos requisitos do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, o GEDWeb é a solução adotada pela Target e pelas maiores empresas do Brasil para implantação do SGQ e gestão de riscos regulamentares.

Você já nos acompanha nas redes sociais?

Siga-nos e fique por dentro de todas as nossas ações.

Poderíamos listar centenas de motivos relevantes para você passar a seguir a Divisão de Biblioteca nas suas mídias sociais, mas citaremos apenas alguns: a) Obtenha diariamente as notícias sobre o que está acontecendo no universo acadêmico; b) Seja o primeiro a saber sobre novas aquisições do acervo, novos produtos, eventos e treinamentos oferecidos pela biblioteca; c) Conecte-se facilmente com nossa equipe e quando for mais conveniente para você.

Vamos lá! Clique no link abaixo e comece a interagir conosco agora mesmo.

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autor:

Plant transcription factors evolutionary, structural, and functional aspects

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

Plant Transcription Factors: Evolutionary, Structural and Functional Aspects é a única publicação que fornece uma compilação abrangente de famílias de fatores de transcrição de plantas e seus papéis complexos na biologia vegetal.

Embora a maioria das informações sobre fatores de transcrição seja baseada em sistemas de mamíferos, esta publicação discute fatores de transcrição de plantas, incluindo os aspectos importantes e temas unificadores para a compreensão dos fatores de transcrição e os papéis importantes de famílias particulares em processos específicos.

Autores:

Plant physiology and development

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

A sexta edição define o padrão para livros didáticos no campo, tornando a fisiologia vegetal acessível a praticamente todos os alunos. Taiz e Zeiger colaboram com um grupo estelar de biólogos vegetais contribuintes para produzir um volume atual e confiável que incorpora todas as descobertas mais recentes e novos capítulos.

Acesso Aberto (Open Access)

Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

O Portal reúne mais de 2 milhões de documentos de acesso gratuito.

Mais de 2 milhões de documentos podem ser encontrados no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, o OasisBr. Utilizando uma única interface, o OasisBr permite a pesquisa simultânea em repositórios e bibliotecas digitais de teses e dissertações e em revistas científicas.

O OasisBr é um mecanismo de busca multidisciplinar que possibilita o acesso gratuito à produção científica disponibilizada em artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, artigos de conferência, dados de pesquisa e outros tipos de documentos científicos. Todos os documentos encontrados no OasisBr são disponibilizados com acesso aberto, conforme o Movimento de Acesso Aberto à informação científica.

O OasisBr também propicia a busca em fontes de informação portuguesas, por meio do Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A iniciativa é realizada e coordenada pela equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Vale considerar que nos últimos anos o Ibict tem atuado no suporte à criação de repositórios de dados e de publicações, bem como de revistas científicas, o que vem ocorrendo por meio de capacitações técnicas, adaptação e difusão de diretrizes.

Divulgação Científica

Going Online in Pandemic Time: A DivulgaMicro Workshop Experience

Há uma compreensão crescente de que as habilidades de comunicação científica são essenciais para vários aspectos da ciência e da sociedade.

Nas últimas décadas, a divulgação científica se consolidou como um campo de pesquisa a ser abordado em universidades de todo o mundo como disciplina para alunos de graduação e pós-graduação e também como programa de mestrado. Essas atividades tiveram um avanço significativo no Brasil nos últimos anos, apesar de algumas limitações. Um dos grandes desafios atuais da divulgação científica no Brasil diz respeito à quantidade, qualidade e distribuição geográfica dos cursos de formação pelo país, que em geral se concentram nos centros urbanos das regiões Sudeste e Sul.

Assim, a oferta de cursos online de formação em comunicação científica poderia atingir públicos de interesse em diferentes regiões do Brasil e permitir o desenvolvimento profissional de jornalistas, comunicadores científicos, alunos de graduação e pós-graduação e cientistas em início de carreira .

Autores:

Capacitação & Desenvolvimento

Escrevendo um artigo científico: treinamento em português apresenta orientações e dicas (Sessão 2)

O treinamento acontece no dia 22 de outubro de 2021.

Devido à grande demanda pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de 2021. Sessão 2. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para da transmissão, que será informado em breve.

Aproveite mais esta oportunidade ímpar de participar deste Webinar gratuito e aberto, que será ministrado em português, para aprofundar seus conhecimentos, conhecer e aplicar dicas de escrita cientifica, avançar mais rapidamente e de modo eficaz em direção aos objetivos de publicar artigos de alto impacto. Neste Treinamento, o participante será capaz de aprimorar suas técnicas e estabelecer estratégias reais para o alcance de seus objetivos e metas de publicação.

Webinar sobre o ORCiD: como registrar-se e integrar seus dados

O treinamento acontece no dia 17 de setembro de 2021.

Neste Webinar o participante poderá aprofundar seus conhecimentos sobre a criação do registro ORCiD, preenchimento dos campos de informação (biografia, emprego, formação, trabalhos, bolsas e financiamentos, prêmios, etc), bem como a padronização de dados e integração com universidades, editoras, revistas, agências de financiamento, além de outros identificadores (ScopusID, Crossref DOI, Datacite).

Webinar Web of Science: nova interface e funcionalidades

O treinamento acontece no dia 15 de setembro de 2021.

A Base de Dados multidisciplinar Web of Science é uma plataforma online que facilita a revisão de literatura que formam a base de todas as pesquisas científicas. Reúneconteúdos e documentos de alta qualidade de periódicos, livros e anais de conferências e ainda apresenta índices de citações e métricas de impacto.

A Web of Science Core Collection contém mais de 21.100 periódicos acadêmicos de alta qualidade e com revisão por pares publicados em todo o mundo (incluindo periódicos de Acesso Aberto) em mais de 250 disciplinas de ciências, ciências sociais e artes e humanidades. Anais de eventos, livros e capítulos de livros também estão disponíveis. A Coleção Principal do Web of Science organiza a estrutura hierárquica de mais de 13.000 nomes institucionais, permitindo que você encontre toda a pesquisa de uma instituição acadêmica ou corporativa usando uma versão de seu nome.

Agenda de Treinamentos e Webinars para Pesquisadores e Alunos 2º semestre de 2021

O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente.

Ao realizar suas pesquisas e publicar artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas em seus levantamentos, bem como estruturar adequadamente as estratégias de busca. Também é importante conhecer e utilizar ferramentas de organização das informações e referências. Escrita e publicação científica são pontos essenciais, além de manter e unificar seus perfis de Autor.

Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.

Capacitação Mendeley: agenda aberta para os meses de agosto e setembro de 2021

Todos os encontros serão online.

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Em 2021 são 4 opções de encontros online.

A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.

Turnitin software anti-plágio: gravação e slides do treinamento já disponíveis

O treinamento aconteceu no dia 19 de agosto de 2021.

O Webinar teve o objetivo de apresentar os recursos disponíveis e alguns tópicos mais específicos: o que é similaridade de textos, o significado de plágio, como recuperar ou obter seu acesso à ferramenta, como configurar uma Aula, adicionar um Trabalho e verificar um documento para obter e interpretar um Relatório de Similaridade.

Avisos

Biblioteca do LES estará fechada ao público até outubro de 2021

Em virtude da mudança do acervo, para novas instalações, a Biblioteca do Departamento de Economia, Administração e Sociologia estará fechada ao público até outubro de 2021. 

Neste período, o acervo continuará disponível aos usuários por meio de agendamento no site da biblioteca. 

Ressaltamos que os empréstimos/devoluções devem ser realizados exclusivamente na Biblioteca Central. 

Novo prazo de empréstimos das bibliotecas USP

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 04 de outubro de 2021.

Os materiais emprestados poderão ser renovados de forma on-line por três vezes consecutivas, após a data de 04.10.2021, desde que o item não esteja atrasado ou reservado para outro usuário, antes de sua efetiva devolução ou renovação no Balcão da Biblioteca.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas. 

Retorno às atividades presenciais para atendimento de empréstimos e devoluções

O agendamento também permite o controle de acesso para evitar aglomerações na entrada da Biblioteca.

A partir de 23 de agosto de 2021, a Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciará o retorno ao atendimento para empréstimos e devoluções, mediante agendamento.

Manteremos ainda o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas pela biblioteca.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Projeto “Mesa+verde: cultivando bem-estar” ajudou estudantes na pandemia

Instagram

Entre aspas

Blog

Dicas para a redação científica

Acontece

Para além do Lattes: identificador digital serve como RG e currículo de pesquisadores

Fapesp adotou o ORCiD para submissão de propostas; simples e prático, registro integra bases de dados e sistemas identificadores, além de validar informações em nível mundial.

Teses reprovadas, formações falsas em universidades de renome, doutorados que nunca foram defendidos. Estes foram alguns dos escândalos envolvendo desde governadores até ministros da Educação que passaram pelo comando do Brasil. A valorização da atividade científica perante a sociedade se encontra diante de dilemas éticos: quem valida as informações inseridas pelo pesquisador nas bases de dados? A situação também pode prejudicar acadêmicos em casos de ambiguidade, semelhanças e nomes idênticos.

Desde 2016, a USP é membro institucional do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID), um identificador digital mundial capaz de tornar única a identidade de cada pesquisador, pois utiliza um código alfanumérico que evita os problemas de ambiguidade ou semelhança entre autores. Ele facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções acadêmicas.

Como melhorar a saúde mental no ambiente universitário? Evento on-line ensina caminhos

Palestras do Mês da Saúde Mental USP promovidas por estudantes de Psicologia acontecem aos sábados e são voltadas a estudantes, funcionários e docentes.

Muitos desafios marcam a vida na universidade. Entre aulas, pesquisas, trabalho, questões de permanência e projetos diversos, estudantes precisam lidar todos os dias com pressões, sobrecarga e situações de estresse diversas, o que impacta na sua saúde mental. Pensando neles, mas também nos docentes e funcionários da USP e de outras universidades, alunos do Instituto de Psicologia (IP) decidiram criar o Mês da Saúde Mental USP, que acontece durante os finais de semana de setembro e começo de outubro. 

O ciclo de palestras, que será transmitido de forma aberta pelo YouTube, tem início no dia 4 de setembro. Serão cinco exposições, feitas por professores convidados, sobre temas ligados à saúde mental, sempre aos sábados, das 14h às 16h.

Biblioteca Brasiliana da USP lança programa de residência para pesquisadores

Edital contempla até 11 projetos que se alinhem com o perfil do acervo e investiguem sua coleção de fontes primárias e secundárias; pesquisadores estrangeiros também podem se inscrever.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe até 30 de setembro de 2021 as inscrições para seu Programa de Residência em Pesquisa. O objetivo é que pesquisadores nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da BBM, um dos maiores e mais ricos do Brasil. O público-alvo são doutorandos, pesquisadores seniores ou com disponibilidade parcial para pesquisa, além de professores licenciados e professores ou pesquisadores independentes.

Nesta sétima edição, o edital contempla até 11 projetos que atendam às finalidades acadêmicas da BBM. Os trabalhos devem estar alinhados com o perfil do acervo brasiliano através de propostas que investiguem e explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente, contar com o apoio de parcerias e acordos internacionais firmados pela biblioteca. Não há previsão de bolsas — os interessados devem contar com financiamento próprio.

USP mantém a liderança entre latino-americanas no THE World University Ranking

A Universidade foi classificada no grupo entre 201-250, mesma posição alcançada no ano passado.

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o World University Ranking da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado hoje, dia 1° de setembro, durante o THE World Summit 2021, que acontece virtualmente entre os dias 1° e 3 de setembro.

Classificada na mesma posição do ano passado, no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: ensino e pesquisa.