Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 132

Período:  09 a 15/09/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Pau mulato na manhã ensolarada 

A Pau mulato é uma árvore de porte imponente e elegante que chega até 40 metros de altura. Suas flores são perfumadas e muito valorizadas no paisagismo seu uso em alamedas, renques em bosques e parques.

Também conhecida como mulateiro, mulateiro-da-várzea, pau-marfim e escorrega-macaco (em função de o tronco descamado ser liso e dar a impressão de ser envernizado), a madeira desta espécie, embora dura, é de fácil manuseio e resistente à deterioração. Geralmente é utilizada em molduras, cabos de ferramentas, esquadrias e raquetes de tênis e ping-pong, vigas, caibros, esquadrias, pisos, compensados, construção naval e lenha.

Produz grande quantidade de pequenas sementes, que geralmente são dispersas pelo vento. O pau-mulato possui várias propriedades medicinais, dentre elas, a de cicatrizante, antimicótico, antioxidante, repelente e inseticida, entre outros. Também é empregado em vários cosméticos para eliminar manchas e cicatrizes.

O clique desta semana é de Luciana Castelar Tsuda, funcionária do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, que registrou a imponência desta árvore à Alameda dos Alecrins, em frente ao mesmo departamento da autora da foto .

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Fornecimento de cópias

Nosso horário de atendimento é das 8 às 20h.

Serviço de reprografia (respeitando a Lei de Direitos Autorais), encadernação, digitalização e impressão de arquivos através de mídias digitais, ou correio eletrônico.

Cópia e impressão:

Digitalização:

Encadernação espiral:

Produtos & Serviços

O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP?

Durma tranquilo! Nós traremos para você.

A Divisão de Biblioteca oferece duas modalidades de serviço para materiais que não constam em nosso acervo:

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

Reúso de água potável como estratégia para a escassez

Alguns dos principais pontos discutidos na obra são: reúso potável direto, poluentes associados aos rios urbanos, riscos associados à prática do reúso, escassez de água e saneamento, bacias hidrográficas, manejo de águas pluviais, sistema público de esgotos, processo de separação por membranas, carvão ativado, processos oxidativos avançados (POA), ozonização, aeração por nanobolhas e plano de segurança da água (PSA).

O uso da água disponível em regiões de grandes concentrações urbanas, para o abastecimento público, é uma questão premente nos dias atuais. Sobretudo com a constante expansão das regiões metropolitanas, já que as reservas de água potável nessas áreas não suportam esse crescimento, o que leva a crises periódicas de abastecimento.

Reúso de água como estratégia para a escassez trata desse assunto, que conta com um número cada vez maior de defensores, abordando seus principais aspectos e as mais atuais tecnologias empregadas no reúso de água potável, apontando inclusive para perspectivas de futuro nessa área.

Acesso Aberto (Open Access)

Projeto "Fogão a lenha sem fumaça"

Este projeto “Fogão a Lenha sem Fumaça” foi elaborado por Ilda de Fátima Ferreira Tinoco e Marcos Oliveira de Paula, como parte do Projeto de Extensão do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa.

As vantagens desse fogão no meio rural são inúmeras pela facilidade de se obter lenha, por aquecer a casa e reunir a família nas noites frias e, finalmente, por ser atribuído melhor paladar à comida preparada no fogão a lenha. Por reconhecer essas vantagens e buscando resolver os problemas de construção apontados pelos usuários do fogão a lenha,  os autores desenvolveram este projeto.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 29 de setembro,  às 10h.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Agricultura brasileira deveria ser modelo, aponta Johan Schot

Instagram

Casa Branca diz que trabalhos de pesquisa financiados pelo governo devem ter acesso aberto a partir de 2026

Blog

Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz

Cotidiano

Semana de mobilidade sustentável terá atividades educativas no campus da USP em Piracicaba

Para incentivar o uso de bicicletas e do transporte coletivo no campus, a Comissão de Mobilidade da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP vai promover atividades físicas, educativas, oficinas e ações lúdicas circenses.

Para estimular reflexões sobre o uso excessivo do automóvel e incentivar as pessoas para que experimentem ao longo da semana formas alternativas de mobilidade no campus da USP em Piracicaba, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) vai promover, de 19 a 23 de setembro, a XIV Semana da Mobilidade. O objetivo é contribuir para a redução de impactos ambientais, para melhoria da saúde física e mental, além das relações sociais, entre outros benefícios.

Durante a semana serão realizadas atividades físicas, educativas, oficinas, atividades lúdicas circenses e o incentivo ao uso do transporte coletivo do campus. Para os participantes das atividades da semana e para aqueles que vierem de bicicleta, será entregue um cartão para carimbar a presença. Recebendo três carimbos, o participante concorrerá a uma bicicleta e a vários brindes.

Divulgação Científica

Reconstrução de hábitos alimentares de mamíferos terrestres na Era do Gelo revela crise na biodiversidade

Pesquisa liderada por ecologista na Universidade Rice, nos EUA, reuniu cientistas de todo o mundo e revelou uma crise maior do que a esperada na biodiversidade de mamíferos terrestres.

Em um estudo publicado na revista Science, um grupo de cientistas da Dinamarca, Reino Unido e Espanha, liderados pelo ecologista Evan Fricke na Universidade Rice, nos Estados Unidos, investigou os hábitos alimentares de mamíferos terrestres dos últimos 130 mil anos. Ao analisar a cadeia alimentar desses animais durante o período conhecido como Era do Gelo, os cientistas descobriram um grande declínio no número de mamíferos, causado principalmente por uma crise em sua rede de alimentação, também conhecida como rede trófica.

Utilizando inteligência artificial, a partir de dados das similaridades morfológicas das espécies atuais e informações sobre as interações entre predadores-presa, foi possível reconstruir as redes alimentares de mamíferos terrestres dos últimos 130 mil anos. O que se descobriu foi um declínio maior do que o esperado para essas espécies, causado, possivelmente, pela ação humana. “Ao longo do processo biológico, do processo evolutivo, existe perda de diversidade. Se a gente considerar hoje a diversidade atual de mamíferos, temos aproximadamente 6.000 espécies viventes de mamíferos, e o registro indica que os números são quatro a cinco vezes maiores do que esse em termos de diversidade. Ou seja, eventos de extinção ocorrem o tempo inteiro na natureza, mas o que está acontecendo hoje é um processo acelerado, por conta das atividades humanas”, conta Alexandre Percequillo, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Oportunidades

Evento gratuito vai abordar escrita científica para acadêmicos

Seminário “Formação de Pesquisadores e Escrita de Artigos Científicos de Alto Impacto” será no dia 5 de outubro, às 16h30.

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia (PPG-FAMB), do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove, no dia 5 de outubro, às 16h30, o seminário Formação de Pesquisadores e Escrita de Artigos Científicos de Alto Impacto, na Sala 11 (Anfiteatro), no Bloco 4 (Bloco Didático das Exatas). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade da USP.

A justificativa para o evento, antecipa o professor Luciano Bachmann, coordenador do PPG-FAMB, é o número crescente de pós-graduandos e recém-doutores no Brasil, que “tem feito com que o número de publicações científicas destes futuros pesquisadores seja utilizado como um importante critério em suas avaliações. Contudo, a escrita científica em língua estrangeira representa ainda uma grande barreira ao pleno desenvolvimento científico de alunos de pós-graduação e pós-doutorandos”. Por isso, o objetivo do evento é abordar tópicos relevantes em escrita científica, como ideias e projetos de pesquisa, as principais seções de um artigo científico, estilo e linguagem da escrita científica em inglês e o processo editorial.

Acontece

Brasil precisa se adequar para continuar com o agronegócio na Europa

O professor Pedro Luiz Côrtes comenta sobre as consequências da aprovação da proibição de produtos relacionados a áreas de desmatamento para o Brasil.

A proposta de lei aprovada pelo Parlamento europeu, com 453 votos contra 53, proíbe a comercialização, nos países do bloco, de produtos agrícolas oriundos de áreas desmatadas. Ela deve ser votada por todos os países componentes da União Europeia (UE) antes de, efetivamente, virar lei e ser definitivamente aplicada.

O professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, ressalta que essa aprovação gerará um grande impacto no comércio brasileiro: “A União Europeia representa um importante mercado, há uma diversidade de produtos que o Brasil exporta para a Europa”.

USP recebe simpósio internacional sobre ciência aberta

A professora Marisa Midori fala sobre o evento “Ciência Aberta – Encontro Internacional França-América do Sul”.

Na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, ocorrerá a abertura da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, como informa a professora Marisa Midori na coluna Bibliomania desta semana. “A programação é variada, parte de questões sobre a história e a memória dos saberes em uma perspectiva transnacional, por Christian Jacob, como já assinalamos nesta coluna, passando pelo tema da presença e dos trânsitos franceses no Brasil, e atinge seu zênite com o Simpósio Ciência Aberta – Encontro Internacional França-América do Sul”, diz a professora.

Segundo a professora, a edição atual, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, na Sala do Conselho Universitário, prevê três conferências temáticas e três painéis: Humanidades digitais; Avaliação dos pesquisadores; e Ciência cidadã e um diálogo sobre o conhecimento como um bem comum. A professora também destaca os participantes das mesas, “intelectuais cujas trajetórias se notabilizaram pela reflexão e ação em defesa da ciência aberta, em seus diferentes campos de atuação, dentre os quais Renato Janine Ribeiro, Ricardo Medeiros Pimenta, Sylvie Rousset, Laura Rovelli, Bianca Amaro e Cláudia Bauzer Medeiros, entre outros nomes”.