Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 123

Período: 08 a 14/07/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Verdadeiro

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Imagem: Ronaldo Caprecci

Conheça nossa equipe de capacitação em recursos bibliográficos

Fale conosco pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone 3429 4382 ramais: 208/214/221.

A biblioteca é parada obrigatória para sua formação profissional. Nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos em Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades no âmbito dos recursos de bibliotecas. 

Aguardamos seu contato!

Imagem: Gerhard Waller

Imagem: Gerhard Waller

Imagem: Gerhard Waller

Produtos & Serviços

Seja um autor da Série Produtor Rural

Podem ser autores os pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Imagem: Gerhard Waller

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

E-books disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson para a comunidade USP

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras.

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente.

Em caso de dúvidas, a Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu blog os tutoriais em vídeo para acesso aos conteúdos da Biblioteca Virtual Pearson: https://bit.ly/3ceXFwW .

Autores:

Administração de Marketing

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Administração de marketing é a principal obra do autor mais renomado da área de marketing, Philip Kotler, em coautoria com um dos maiores especialistas em planejamento e estratégia de marketing e branding, Kevin L. Keller.

Conhecido como a bíblia do marketing, este livro equilibra perspectivas clássicas e contemporâneas da área por meio de uma linguagem clara e objetiva. Seu sucesso está em abordar o marketing de modo analítico, gerencial e holístico, ilustrando aplicações estratégicas em todos seus espectros por meio de inúmeros estudos de casos reais.

Um dos grandes diferenciais desta 15ª edição é um capítulo dedicado ao gerenciamento das comunicações digitais (on-line, redes sociais e mobile). Além disso, todo o conteúdo ao longo do livro leva em consideração quatro dimensões principais do marketing holístico: marketing interno, marketing integrado, marketing de relacionamento e marketing de desempenho.

Por essas razões, este é um guia essencial para profissionais de todas as áreas, bem como para professores e estudantes de cursos de gestão, administração e marketing, tanto de graduação como de pós-graduação.

Autores:

Práticas de morfologia vegetal

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Práticas de Morfologia Vegetal, ora em sua 2ª edição, atualizada, revista e ampliada, conduz o leitor agradavelmente ao conhecimento externo e interno dos vegetais que constituem a cobertura verde da Terra, de grande importância para a vida do Reino Animal.

Cada capítulo é extremamente didático, o que facilita a assimilação dos conhecimentos de organografia e de anatomia vegetal, ponto alto do presente trabalho.

Sabe-se que a compreensão dos problemas básicos de morfologia vegetal é indispensável para a identificação de drogas vegetais e alimentos, contribuindo para o controle de qualidade das plantas medicinais in natura ou aquelas transformadas em droga, quando de alimentos tecnologicamente processados ou não.

Chama a atenção o livro apresentar 82 trabalhos práticos, recurso didático para o aluno diretamente assimilar a anatomia e a histologia vegetal.

A fonte de estudo são as plantas brasileiras comuns, encontradas em nossos jardins e quintais, as quais têm importantes características identificatórias, tais como tipos de cristais de oxalato, formas de escleritos e condições estruturais próprias.

Práticas de Morfologia Vegetal, 2ª edição, apresenta 2 Autores, 16 capítulos, num total de 12 páginas.

Este é mais um livro da Biblioteca Biomédica da ATHENEU.

Acesso Aberto (Open Access)

F1000 Research: principais desafios que moldam a pesquisa na agricultura, alimentação e nutrição

Os artigos aprovados na revisão por pares são indexados em bases de dados externas como PubMed, Scopus e Google Scholar.

Agricultura, alimentação e nutrição são pilares centrais para muitos dos desafios sem precedentes que o mundo enfrenta neste século e críticos para a saúde e o bem-estar dos indivíduos e do planeta.

A natureza interconectada e interdisciplinar da pesquisa nessas comunidades é demonstrada por sua ligação direta com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU , incluindo Fome Zero, Sem Pobreza, Consumo e Produção Responsável, Ação Climática e Vida na Terra. Esses desafios podem ser enfrentados de forma mais eficaz se os dados e as descobertas da pesquisa forem tornados tão abertos e acessíveis quanto possível.

Este portal visa fornecer aos pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais um espaço dedicado para discutir e compartilhar trabalhos relacionados a todas as áreas da agricultura, alimentação e nutrição. Isso inclui o nexo onde esses tópicos interagem com elementos-chave da biosfera, como clima, água e uso da terra.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

O treinamento acontece no dia 21 de julho, às 14h. 

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados nesta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 26 de julho,  às 10h.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Horário de atendimento da Biblioteca do LES de 18 a 22 de julho de 2022

De 18 a 22 de julho de 2022, o horário de atendimento na Biblioteca do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Informações:

Imagem: divulgação

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 25 de julho a 12 de agosto de 2022, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca será:


Informações:

Imagem: Silvio Bacheta

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado, no dia 13 de junho, sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/06, analisou os dados disponíveis sobre a Covid-19 e reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, especialmente a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e a exigência de comprovação de imunização completa contra o coronavírus.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Imagem: Divulgação

Vídeos premiados sobre pesquisas da USP estarão na programação da TV Cultura

Instagram

Imagem: Pixabay

Quanta comida você tem escondida no seu Jardim?

Blog

Imagem: Pixabay

Por que publicar um artigo científico?

Nossa Gente

Docente da Esalq receberá Prêmio Bunge

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 10 de novembro em São Paulo. Além do reconhecimento público, os premiados na categoria Vida e Obra, receberão medalha de ouro e quantia de R$ 150 mil e os na categoria Juventude, medalha de prata e R$ 60 mil.

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados em sua 67ª edição. Entre eles, encontra-se o Professor Maurício Roberto Cherubin, do Departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), contemplado na categoria “Juventude” (até 35 anos). O docente será homenageado por suas investigações sobre os impactos do uso da terra e de práticas de manejo na qualidade do solo, dinâmica de carbono e na provisão de serviços ecossistêmicos em sistemas agrícolas.

Além do docente da Esalq, também na área de Ciências Agrárias, com o tema “Crédito de carbono e agricultura regenerativa”, Mariangela Hungria da Cunha, será agraciada a pesquisadora da Embrapa, Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já na área de Ciências Exatas, com o tema de “Inteligência artificial e o Uso das águas e do solo”, Carlos Alexandre Costa Crusciol, Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Botucatu), será contemplado na categoria “Vida e Obra”. Para a categoria “Juventude”, Bernardo Moreira Cândido, Professor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Para Cherubin, o prêmio trata-se de uma das mais importantes honrarias conferidas a pesquisadores que possuem contribuição acadêmica e científica destacada em temas associados às Ciências Agrárias no Brasil. “Sou um entusiasta da ciência, mas um reconhecimento como este, logo no início da carreira, certamente nos motiva a seguir trabalhando pela ciência brasileira com ainda mais empenho e dedicação. O tema deste ano, "Crédito de Carbono e Agricultura Regenerativa", é muito relevante e estratégico para o país e para o mundo e, certamente, estará no centro da agenda científica, técnica e política nas próximas décadas”.

Docente da área de estatística receberá Prêmio ABE

Professora Clarice Garcia Borges Demétrio é docente do Departamento de Ciências Exatas.

Clarice Borges Demétrio, docente do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), receberá o Prêmio ABE. O anúncio dos finalistas do prêmio ABE de Iniciação Científica (IC), Mestrado e Doutorado, assim como o ganhador do Prêmio ABE 2022 de Pesquisador, foi feito no início deste mês.

Criado em 2002, pela Associação Brasileira de Estatística, o prêmio homenageia um renomado estatístico brasileiro que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Estatística no Brasil.

O pesquisador deve ter se integrado de forma ímpar à formação de capital humano especializado na área, por meio de orientação de dissertações e trabalhos científicos, ou que tenha sido membro atuante de inciativas de impacto para os estatísticos do País. Também pode ter se distinguido pela presença constante e efetiva durante a existência da Associação Brasileira de Estatística (ABE).

Divulgação Científica

Filme biodegradável para embalar alimentos usa gelatina e nanocristais de celulose

A pesquisa gerou uma película biodegradável, antimicrobiana e com propriedades antioxidantes. Na foto, detalhe da produção do filme passando pelo infravermelho.

O pó fino secular e versátil da gelatina é a base de um novo filme comestível e biodegradável para embalagem de alimentos multifuncionais. Utilizando o método de "casting contínuo", pesquisadores brasileiros e franceses incorporaram nanocristais de celulose (CNCs, na sigla em inglês), modificados com resina de pinus, à estrutura frágil da gelatina para reforçá-la e produzir um filme, de forma mais rápida e mais resistente. O resultado é uma película biodegradável, antimicrobiana e com propriedades antioxidantes.

A preparação do material por laminação contínua, conhecida como “casting contínuo”, é uma técnica com potencial de aplicação na indústria, de baixo custo e alta produtividade. Ela permite o uso de soluções ou dispersões à base de água, sem a necessidade de empregar aditivos de processamento.

O uso do "casting contínuo" ainda não havia sido explorado para o processamento de filmes proteicos em escala-piloto. O trabalho inovador envolveu pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Grenoble Alpes (UGA), França. 

Atualmente, a técnica mais empregada para processamento de filmes de gelatina é o "casting convencional" (Bench casting), mas o método falha pela baixa produtividade, porque em uma das etapas de produção do filme, a secagem, requer tempos relativamente longos, de até 24 horas. 

Unesp desenvolve QR Code inteligente utilizando isopor e resíduo da produção de laranja

Tecnologia criada por pesquisadores do Instituto de Química de Araraquara também inclui compostos químicos especiais que permitem seu uso como sensor, ampliando as possibilidades de aplicação do código.

A partir de uma mistura que contém óleo da casca da laranja, isopor (poliestireno) e alguns compostos químicos que emitem luz quando irradiados por lasers infravermelhos, pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Unesp, no câmpus de Araraquara, desenvolveram uma nova geração de QR Code que, além de armazenar e compartilhar informações, tem potencial para ser utilizado como um sensor inteligente em diferentes cenários. O trabalho gerou um artigo que foi publicado na revista científica internacional Advanced Photonics Research, da qual foi capa na edição de junho. 

A tecnologia, que foi criada em parceria com cientistas da Universidade de Aveiro, em Portugal, com a qual o IQ possui acordo de cooperação internacional, tem forte apelo sustentável, já que possui em sua composição resíduos que normalmente iriam para o lixo: “É muito fácil produzir isopor, mas uma pequena quantidade desse material já ocupa um espaço imenso, tornando-o um produto difícil de ser descartado. Isso gera problemas de transporte e armazenamento e, muitas vezes, esse plástico acaba indo parar nas ruas ou até em oceanos. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, por exemplo, seu uso já foi proibido”, explica Fernando Maturi, doutorando do IQ e um dos autores do estudo. 

Oportunidades

Imagem: Pixabay

Curso gratuito ensina como se sair bem em entrevistas de emprego 

São 12 aulas em dois módulos que pretendem ajudar os candidatos a ganhar autoconfiança.

Muitos candidatos a uma vaga de emprego têm o desempenho comprometido por insegurança. Por isso, a preparação para esse momento é fundamental. A Gupy, plataforma de recrutamento e seleção, desenvolveu um curso gratuito que pode ajudar os profissionais a vencer essa barreira em entrevistas presenciais e online.

São 12 aulas que abordam pontos como técnicas para domar o nervosismo e a ansiedade, como se vestir para a entrevista de emprego e como falar sobre pontos fortes e fracos. O primeiro módulo é focado na preparação para a entrevista. “Falamos sobre pesquisas importantes a serem feitas, tipos de entrevistas que os profissionais de recursos humanos fazem e o que é avaliado em cada uma, entre outros pontos”, afirma o cofundador da empresa, Guilherme Dias.  

Cursos de inverno da USP na área de humanidades têm 5.135 vagas gratuitas

São 73 cursos, realizados no formato on-line a partir de agosto pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; inscrições estão abertas de 18 a 27 de julho.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai abrir inscrições, de 18 a 27 de julho, para 73 cursos on-line na área de humanidades, ministrados por docentes ou por alunos de pós-graduação e de pós-doutorado da instituição. São 5.135 vagas gratuitas nos Cursos de Inverno da FFLCH 2022, que estarão disponíveis para a comunidade USP e para o público geral com idade acima de 18 anos.

Os cursos foram agrupados em quatro temáticas. As inscrições devem seguir um calendário disponível neste link conforme o curso pretendido. O processo deve ser realizado pelo Sistema Apolo da USP clicando aqui, selecionando a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e depois o curso (não é preciso senha ou cadastro anterior).

As vagas serão preenchidas por sorteio e os inscritos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteados ou não). E os contemplados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato da organização do curso por e-mail.

Acontece

Marcos Santos/USP Imagens

Escritório de Gestão de Indicadores lança nova edição do Anuário Estatístico da USP

Publicação apresenta as principais informações acadêmicas, demográficas e administrativas da Universidade.

O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está lançando a edição 2022 do Anuário Estatístico da USP, com as principais informações acadêmicas, demográficas e administrativas da Universidade.

“O anuário consolida dados da vida da USP, compilando numericamente as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços. É a fonte histórica e confiável de informações para a comunidade interna e externa.  Ao mesmo tempo que contribui para que a comunidade conheça a USP, promove a transparência das ações da Universidade para a sociedade e fornece subsídios para a tomada de decisão”, considera a coordenadora do Escritório e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destaca, em seu texto de apresentação da publicação, que “a USP, como instituição pública, deve ter a transparência como princípio basilar de sua administração e o Anuário Estatístico, desde a sua primeira edição, em 1987, têm sido uma das ferramentas mais eficazes para apresentar os principais indicadores da Universidade e prestar contas à sociedade que a mantém”.

Lançado o Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba

Boletins técnicos produzidos dão suporte a gestores na elaboração do PDUI.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) lançou esta semana (11) o primeiro boletim desenvolvido pelo Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Eliana Tadeu Terci, professora do Departamento de Economia, da Esalq-USP, que integra a equipe, explicou que o informativo trata da balança comercial da RMP no mês anterior, com análises comparativas sobre exportação e importação, os segmentos que se destacaram e os motivos. 

O objetivo do Observatório é produzir boletins periódicos tratando de questões socieconômicas referentes aos municípios que compõem a RMP. Segundo a professora Cristiane Feltre, do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas, trata-se de um trabalho conjunto entre pesquisadores e alunos da instituição, além de pesquisadores externos, que organizam as informações a partir de critérios técnicos e sintetizam algumas análises sobre os dados obtidos para contribuir com subsídios à imprensa, gestores públicos, pesquisadores e comunidade em geral sobre assuntos de interesse comum. 

Universidades paulistas assinam protocolo de intenções para o desenvolvimento sustentável

Assinatura do documento aconteceu na cerimônia de abertura da Virada ODS realizada na Bienal do Parque Ibirapuera.

As três universidades estaduais paulistas – Unicamp, USP e Unesp – assinaram nesta sexta-feira (8) um protocolo de intenções junto ao Governo do Estado para a implementação da Agenda 2030, uma ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e as 169 metas para erradicação da pobreza.

O documento também teve a adesão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Paulista de Municípios (APM). Foi assinado na abertura da Virada ODS, ação promovida pela Prefeitura de São Paulo e pela ONU, em cerimônia realizada na Bienal do Parque Ibirapuera, em que estava presente o governador Rodrigo Garcia. O objetivo do protocolo é implantar a Agenda 2030 em todos os municípios do Estado.

“A  Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável têm o potencial de alinhar todos os atores da sociedade e de preparar um futuro de desenvolvimento com três pilares”, disse o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, que ocupa também a presidência do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas). “O pilar da sustentabilidade ambiental; o da justiça social e o da inclusão, com atividades economicamente viáveis”, explicou ele.

Imagem: Pixabay

Previsão da oferta de grãos segue firme!

Por Marcos Fava Neves, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Vinícius Cambaúva e Vitor Nardini Marques, mestrandos na FEA-RP.

Vamos às reflexões dos fatos e números do agro em maio/junho e o que acompanhar em julho. Na economia mundial e brasileira, a mudança da matriz energética global em direção à maior utilização de fontes renováveis tem sido pauta de discussões em fóruns do mundo todo. Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou que a substituição do carvão por fontes renováveis pode gerar um rendimento líquido global de US$ 78 trilhões até o final do século, reforçando que o custo não deve ser um entrave para a transição. A publicação do FMI vem em um momento em que estamos vivenciando retrocessos na matriz energética global em consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,47%, ou 0,59 p.p. menor do que a taxa que havia sido registrada em abril (1,06%). Com isto, o indicador acumula alta de 4,78% em 2022, e de 11,73% nos últimos 12 meses. Entre os produtos analisados, que são nove, oito tiveram alta; a única exceção foi o grupo Habitação, que registrou queda mensal de 1,7%. Já a maior variação foi registrada com Vestuário, que cresceu 2,11%. Transportes, e Alimentos e Bebidas também apresentam alta, apesar de desacelerarem este mês, com 1,34% e 0,48%, respectivamente. Em abril, estes dois grupos haviam registrado 1,91% e 2,06%, respectivamente.