Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 182

Período: 25  a 31/08/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Produção Vegetal

Este departamento desenvolve atividades nas áreas de irrigação; modelagem de culturas; agricultura orgânica; ciência de plantas daninhas; horticultura (cultivos de flores, cultivos de frutas; paisagismo e olericultura); plantas medicinais e aromáticas; produção, análise e processamento de sementes; outras culturas: soja, milho, cana-de-açúcar, algodão, arroz, trigo, cevada, feijão comum, sorgo, mandioca, girassol, amendoim, seringueira e café. Oferece cursos de graduação para programas em Agricultura, Florestas, Ciências Biológicas e Ciência de Alimentos.

A fotografia da edição 182 é de autoria de Carlos R. Macedonio, funcionário do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

O  serviço de “Reserva Temporária” foi repaginado para ficar mais fácil e prático para professores e alunos

Permite o compartilhamento do acervo com um maior número de usuários

A Divisão de Biblioteca oferece o serviço de “Reserva Temporária” do material indicado nas disciplinas do semestre.

Para a reserva dos materiais, basta que o docente responsável pela disciplina repasse os títulos para a Biblioteca no e -mail: emprestimo.esalq@usp.br e nós localizamos no nosso acervo físico, ficando "reservado" para consulta ou cópia de até 10% da obra. Se os títulos estiverem nas nossas coleções digitais, repassamos o acesso, e,  se não tivermos providenciamos a aquisição, por meio da livraria da EDUSP.

Acesso Aberto (Open Access)

De hidropônicos a plantas não convencionais, e-book gratuito ensina a criar horta caseira

“O que plantar e como cuidar das hortaliças”, nova edição da Casa Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, pode ser baixada gratuitamente 

Estudos mostram que o consumo de frutas e hortaliças traz inúmeros benefícios à saúde, prevenindo doenças e promovendo o bem-estar das pessoas. A nova edição da Casa Produtor Rural, que é um Centro de Atendimento da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, lançou a publicação O que plantar e como cuidar das hortaliças, que já está disponível para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP e ensina a como produzir alimentos saudáveis em casas e apartamentos, além de resgatar o contato com a terra. A obra trata de temas como sustentabilidade, cultivo hidropônico, vasos autoirrigáveis e preparo de Bonsai de espécies frutíferas, além de trazer receitas caseiras com as plantas alimentícias não convencionais (PANCs), que estão sendo cada vez mais inseridas no cardápio dos brasileiros, pois são altamente nutritivas – e dicas de como reaproveitar talos e frutos como novas mudas. 

O e-book mostra que é possível aproveitar espaços como corredores, varandas, sacadas e quintais. Além disso, orienta nas diferentes etapas, na escolha das hortaliças, época e tipo de plantio, incluindo dicas econômicas para combater as pragas. É um ponto de partida para quem não tem experiência com o plantio, mas deseja consumir alimentos fresquinhos, livre de agrotóxicos. Estão reunidos textos, tabelas e imagens, no formato de um guia. Para os autores, a expectativa é que essa publicação possa contribuir para o aprendizado e o sucesso no cuidado com as plantas. 

Novidades do Acervo

Autor

A era do Desenvolvimento Sustentável

Localização no acervo: Biblioteca Central (333.715 S121e 118178)

Jeffrey Sachs é um dos analistas mais perspicazes e originais do fenômeno do desenvolvimento global. Nesta obra, apresenta-nos um quadro prático de como podem os cidadãos usar um modo holístico de lidar com problemas globais que hoje nos parecem insolúveis: a pobreza extrema e persistente, a degradação ambiental e as injustiças político-econômicas; em suma, como contrariá-las para termos um desenvolvimento sustentável.

Assim, o autor oferece aos leitores, estudiosos, ativistas, ambientalistas e decisores políticos as ferramentas, os indicadores e as práticas de que necessitam para atingirem os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mais do que um mero exercício retórico, este livro foi concebido para informar, inspirar e suscitar a ação. Tendo por base os 12 anos do autor como diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia e 13 anos como consultor do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a Era do Desenvolvimento Sustentável é uma obra marcante, bem como um apelo a todos os que se preocupam com o planeta e a justiça global.

Avisos

Horário de atendimento da Biblioteca Central durante a Semana da Pátria

Durante a Semana da Pátria o atendimento ao público na Biblioteca Central será:

* O Dia da Bermuda é uma data destinada para arrumação dos ambientes da biblioteca por meio da organização, limpeza e descarte do que não é mais utilizado na rotina de trabalho.

Horário de atendimento da Biblioteca do LES durante a Semana da Pátria

No período de 4 a 6 de setembro de 2023, o atendimento ao público na Biblioteca do Departamento de Economia, Administração e Sociologia será das 8h às 18h.

Ressaltamos que não haverá expediente nos dias 07 e 08 em virtude do feriado do Dia da Independência do Brasil.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Afinal, o que é agro?

Facebook

Universidade realiza campanha contra o assédio e a discriminação

Facebook

Academia Brasileira de Ciências empossa novos membros da região de São Paulo

Oportunidades

Edital inédito concederá 25 bolsas de intercâmbio para alunas da pós-graduação

Os projetos deverão abordar temas como direitos humanos, saúde mental e inclusão nas universidades. O período de inscrição vai de 18 a 25 de setembro

Em uma iniciativa inédita, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) lançaram um edital de mobilidade voltado, exclusivamente, para as mulheres pós-graduandas.

“Esse edital é o primeiro fruto do trabalho conjunto da Aucani com a PRIP, procurando articular as políticas de internacionalização, inclusão e pertencimento da Universidade. Também temos incentivado fortemente as unidades da USP a incluírem ações afirmativas em seus editais de mobilidade, ampliando o acesso às bolsas de forma mais inclusiva”, explicou o presidente da Aucani, Sergio Persival Baroncin Proença.

Divulgação científica

USP assina base de dados com acesso a 2,7 milhões de teses mundiais em mais de 50 idiomas

O convênio foi assinado por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e permite acesso gratuito à base de dados para avaliar se tópicos de teses ou dissertações ainda não foram escritos ou procurar títulos relacionados a temas de interesse acadêmico

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP está disponibilizando uma nova ferramenta para estudantes e pesquisadores da Universidade, a base de dados ProQuest Dissertations & Theses Global, que oferece acesso a 5 milhões de citações de dissertações e teses de todo o mundo, desde 1637 até os dias atuais, juntamente a mais de 2,7 milhões de dissertações em texto completo que estão disponíveis para download em formato pdf. O acesso deve ser feito via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN através deste link. Se a conexão for realizada de forma correta, no alto da plataforma vai aparecer “Acesso fornecido por Universidade de São Paulo”.

A base permite que alunos de pós-graduação possam consultar a base de dados para certificar-se de que seus tópicos de tese ou dissertação ainda não tenham sido escritos. Além disso, alunos, professores e outros pesquisadores podem procurar títulos relacionados a seus interesses acadêmicos. O acesso é instantâneo a materiais de pesquisa multidisciplinares de alta qualidade e construção de sua coleção particular – incluindo cada dissertação ou tese selecionada em sua busca.

Atualizada semanalmente, apresenta 24 campos indexados e pesquisáveis, incluindo capacidade de pesquisa de texto completo para dissertações. Entre os assuntos cobertos estão Artes, Economia e Negócios, Educação, Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Comportamentais, Ciências Naturais, Matemática e Ciências Físicas, e Saúde e Ciências Médicas.

Cotidiano

Docente da Esalq toma posse como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Maurício Roberto Cherubin é Professor Doutor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) empossou, na última terça-feira, 29 de agosto, os novos afiliados da região de São Paulo. Entre estes encontra-se Maurício Roberto Cherubin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A categoria de membros afiliados da Academia foi criada em 2007, para incluir jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos, das seis regionais previstas pela entidade (Norte, Nordeste e Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nessas regiões.

Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região, para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas por uma Comissão de Seleção presidida pelos vice-presidentes da ABC de cada região.

Além de Maurício Roberto Cherubin, do Departamento de Ciência do Solo da Esalq, foram empossados Pedro da Silva Peixoto, do Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP); Anderson Fernandes de Brito, do Instituto Todos pela Saúde (ITpS); Bruno Campos Janegitz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Leonardo Tomazeli Duarte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Campanha contra Febre Maculosa apresentou balanço final

Desde o início desta ação no Campus, a campanha já atraiu cerca de 10 mil pessoas interessadas em obter informações e orientações sobre a doença que recentemente provocou surto em cidades da região de Piracicaba

A sexta edição da Campanha contra a Febre Maculosa, atividade realizada pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz, apresentou seu balanço final. Originalmente elaborada para acontecer durante o mês de férias, sempre nos quatro finais de semana do mês de julho, neste ano, a ação se estendeu até o primeiro domingo do mês de agosto.

Nesta sexta edição, ocorrida entre 8 de julho e 6 de agosto, o somatório de visitantes foi de 1.781. Moradores de Piracicaba (SP) atingiram, em índices percentuais, 88% daqueles que passaram pelo estande instalado nos arredores do edifício central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Outros municípios do estado de São Paulo (29) representaram a grande maioria de visitantes, boa parte endêmicos para a presença de capivaras, carrapatos e o patógeno que provoca a doença da FMB. 

Foram colaboradores da campanha os acadêmicos André Pinheiro Almeida,  Bárbara Cardoso Wolf, Caroline Bianca Castilho de Góes,  Caroline Meneghetti, Elias Soares de Figueiredo,  Lucas Ribeiro Visque, Lucas Costa Franco do Nascimento,  Luciano Cláudio Monteiro, Lorrayne Vitória Fonseca Gaviolli, Marina Ferraz de Camargo Barbosa, Raquel de Almeida Coelho. A coordenação geral foi do engenheiro agrônomo Carlos Alberto Perez, da Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz.

Esalqueanos foram premiados

Nicole Orsi e Marcos Antonio de Godoy Filho foram premiados

Entre 21 e 24 de agosto de 2023, aconteceu em Caxambu, MG, o 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas.

Na ocasião, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi premiada a partir de dois de seus estudantes de pós-graduação.

Nicole Orsi, aluna do mestrado do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPG-GMP), foi a vencedora do Prêmio Clibas Vieira, com o trabalho "Perfil transcricional de genótipos contrastantes de Phaseolus vulgaris L. infectados com Meloidogyne incognita revela genres candidatos à resistência". A orientação do estudo é da professora Maria Lucia Carneiro Vieira, do departamento de Genética da Esalq.

No âmbito do doutorado, Marcos Antonio de Godoy Filho, também estudantes do PPG-GMP, recebeu menção honrosa pelo estudo Genomics and enviromics: a three-stage approach to predict new environments. A pesquisa tem orientação do professor José Baldin Pinheiro, também do departamento de Genética.

Radar

Novo Guia de Identidade Visual pretende fortalecer a marca USP

Portaria publicada pelo reitor da USP instituiu parâmetros normativos para o uso da marca e do brasão da Universidade; órgãos centrais terão que se adaptar aos novos critérios em até seis meses

A USP se comunica de várias maneiras e grande parte das mensagens que ela emite são visuais: “pode ser pela foto do jornal na qual aparece a placa de uma unidade, pelo uniforme do funcionário que atende o público, pela pintura do ônibus que circula pelas ruas ou pela maneira de grafar a sigla USP no folheto de um evento”. Esse contexto fez parte de um estudo de 1996 sobre a identidade visual e da imagem institucional da Universidade, que já alertava para a necessidade de se fazer uma coordenação entre as mensagens visuais que a USP emite, pois existe “uma variação exagerada em sua linguagem gráfica”.

Para acabar com essa variação nas diversas iniciativas e materiais oficiais e fortalecer a imagem institucional da Universidade que foi eleita a 85ª melhor do mundo, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior publicou uma portaria nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, para instituir o Guia de Identidade Visual da USP, que contém os parâmetros normativos para o uso da marca e do brasão da Universidade. As orientações devem ser seguidas pelas Pró-Reitorias, Superintendências e demais instâncias da Administração Central, que têm 180 dias para de adequar aos novos critérios e normas gerais de aplicação da marca da USP.

O guia está disponível on-line neste link e será atualizado sempre que necessário. Os parâmetros não são obrigatórios para as Unidades de Ensino, Museus e Institutos Especializados, que podem utilizar as normas gerais do Guia de Identidade Visual como sugestões para a confecção de seus materiais, sem a necessidade de abandonar logotipos próprios.

Turnitin: ferramenta de prevenção de plágio na USP

Com a ferramenta Turnitin é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes serviços de identificação de similaridade de textos da Plataforma Turnitin

O serviço gera um relatório personalizado de originalidade que destaca por cores os trechos similares e fornece links para coincidências textuais encontradas na Internet, rastreando também um banco de dados de documentos depositados anteriormente e em bases de dados proprietárias de material de publicação baseados em assinatura de agregadores de conteúdo com quem a Turnitin tem parceria.