Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 141

Período:  11 a 17/11/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Alameda Principal

O clique desta semana é de Carlos Alberto Verissimo, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP, que retratou a ampla variedade de plantas que margeiam a Alameda Principal do campus

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Pela primeira vez, em 121 anos de existência, a Esalq terá uma diretora

A Divisão de Biblioteca parabeniza os novos gestores.

Em nome da DIBD, gostaria de felicitar à Professora Thais Vieira e ao Professor Marcos Milan pela eleição da diretoria da Esalq a partir de 2023. 

Há 121 anos não víamos uma mulher ocupar este cargo e, por esta razão, entendemos que este marco deve ser enaltecido e celebrado. Que este seja o início de uma era mais diversa e inclusiva na nossa Escola.

Desejamos uma excelente jornada e nos colocamos à disposição para colaborar com a nova gestão.

Dica da Semana

Eu te protejo, você me protege 

Ao cuidarmos de cada um de nós, protegemos a todos.

Relembramos algumas ações que podem ser seguidas por todos para controle da Covid-19:

Produtos & Serviços

Aplicativo "Bibliotecas USP"

O aplicativo permite a consulta de publicações disponíveis nas bibliotecas da USP.

A Divisão de Biblioteca, por meio da ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP), disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

Além disso, o aplicativo possibilita sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.

Apoio à submissão de trabalhos acadêmicos

O serviço é destinado aos alunos de graduação e dos cursos de especialização da Esalq/USP.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site documentos para facilitar a elaboração de TCCs e colabora na disponibilização dos trabalhos acadêmicos na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA), permitindo visibilidade e acesso a seus conteúdos.

Campanhas & Eventos

VI SAPEA

O Seminário de Apresentação do Projeto de Engenharia Agronômica (SAPEA)  acontece nos dias 24 e 25 de novembro de 2022.

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2022, acontece o V SAPEA (Seminário de Apresentação do Projeto de Engenharia Agronômica) com a apresentação de trabalhos finais da disciplina LES 0362 - Preparação do Projeto de Pesquisa em Engenharia Agronômica.

O evento é coordenado pela Profa. Rosebelly Nunes Marques do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, em parceria com a Divisão de Biblioteca, e será realizado no hall da Biblioteca Central da Esalq.

Série Produtor Rural

25 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23/12/2022, a Divisão de Biblioteca comemora os 25 anos de Publicação da Série Produtor Rural (SPR). Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997,  para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural.

A proposta da publicação também contribui para o atendimento do item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Novidades do Acervo

Autores:

Olericultura: teoria e prática

O livro proporciona informações e sugestões sobre técnicas e conceitos utilizados na produção das principais hortaliças.

O propósito deste livro é prove aos estudantes de Agronomia e de cursos correlatos informação organizada e atual sobre os principais aspectos relacionados à olericultura. Também, o livro tem o objetivo de ser um guia para o manejo da produção, podendo ser útil a extensionista e produtores envolvidos com tomada de decisão na produção de hortaliças. 

O texto enfoca princípios teóricos e práticos relacionados à ciência e tecnologia de produção das hortaliças. Também, numa visão ampla do conhecimento, o livro proporciona informações e sugestões sobre técnicas e conceitos utilizados na produção das principais hortaliças.

Acesso Aberto (Open Access)

Editora Unesp disponibiliza 19 livros para download gratuito

"Água e bacias hidrográficas: Planejamento, gestão e manejo para enfrentamento das crises hídricas" é um dos títulos que podem ser acessados.

A Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizou para download 19 livros digitais de várias áreas do conhecimento. O material pode ser baixado gratuitamente pelo público no formato ePub.

As obras são fruto de parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e a Fundação Editora da Unesp (FEU) para disponibilizar à sociedade a produção acadêmica da universidade por meio de dois programas: o PROPG-FEU e o PROPG-CAD.

No caso do PROPG-FEU, são publicadas obras de docentes da Unesp nas três grandes áreas do conhecimento: humanas, biológicas e exatas. Já o PROPG-CAD é aberto a docentes, alunos e egressos dos programas de pós-graduação da área de humanidades, que selecionam as obras a serem publicadas sob o selo Cultura Acadêmica, que também pertence à FEU.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece treinamento na nova versão Mendeley

O treinamento acontece no dia 23 de novembro, às 9h, e é aberto à comunidade interna e externa ao campus Luiz de Queiroz.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos, funcionários e demais interessados nesta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Saiba mais sobre a nova versão de Mendeley através dos conteúdos preparados pela Elsevier:

Webinar EndNote Online: gerenciador de referências e citações

O treinamento acontece no dia 23 de novembro, às 9h30.

EndNote  é uma solução de gerenciamento de referência com um componente desktop e online.  Quando usado na área de trabalho, pode ser chamado de “ EndNote  desktop” ou “ EndNote  na área de trabalho”.  Quando usado online, pode ser chamado de “ EndNote  online”.   

Os  usuários do  EndNote  Online podem sincronizar todas as referências em uma biblioteca de desktop com sua biblioteca online e compartilhar toda a biblioteca com outros  usuários do  EndNote.  Sua biblioteca online pode conter um número ilimitado de referências e anexos ilimitados.

Avisos

Bibliotecas da Esalq: uso obrigatório de máscaras 

Em razão do comunicado do Gabinete do Reitor sobre a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, divulgado no dia 11 de novembro de 2022, reiteramos a importância da comunidade acadêmica, prestadores de serviços e visitantes, seguirem os respectivos protocolos para acessar as dependências das nossas bibliotecas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Cocriagro, o hub de inovação que conecta startups do agronegócio

Facebook

No Brasil, as transformações socioambientais devem começar com a pecuária

Facebook

Restauração da vegetação em áreas periurbanas pode ser estratégia para adaptação climática

Cotidiano

Docente representou a Esalq na Conferência Global sobre Produção Vegetal Sustentável

Segundo o docente da Esalq, o interesse da FAO formalizado a partir deste convite era conhecer os drivers que tem levado a adoção em larga escala do uso de bioinsumos no Brasil e especialmente quais as lições positivas poderiam ser implementadas em outras regiões.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) organizou de 2 a 4 de novembro, a Conferência Global sobre Produção Vegetal Sustentável.

Sob o tema "Inovação, Eficiência e Resiliência", o evento reuniu membros da FAO, agricultores, cientistas, agências de desenvolvimento, gestores políticos, agentes de extensão e da sociedade civil, líderes de opinião e do setor privado para dialogar sobre a inovação e sistemas de produção vegetal eficientes, com resiliência às tensões bióticas e abióticas, às alterações climáticas, aos riscos naturais e rupturas geopolíticas.

Na ocasião, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) esteve representada com a participação do professor e presidente da Comissão de Pesquisa, Ítalo Delalibera Júnior. O docente integrou o grupo que debateu Manejo Integrado de Pragas, tendo discursado sobre “Mudanças na percepção do agricultor e adoção de controle biológico” na sessão temática “Soluções para manejo de pragas e doenças das plantas”.

Publicação lista docentes da Esalq entre os Mestres da área de Pastagens no Brasil

A lista integra parte das comemorações de 40 anos da DBO e homenageia 10 pesquisadores e professores que trabalharam na criação de novas cultivares forrageiras e no aprimoramento do manejo de pastagens no Brasil, tanto irrigadas quanto de sequeiro.

Sila Carneiro da Silva e Moacyr Corsi, ambos docentes do departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), estão na lista dos Grandes Mestres da área de Pastagens no Brasil, indicados na edição de novembro de 2022 da revista DBO, publicação especializada em informação e negócios da pecuária.

A lista integra parte das comemorações de 40 anos da DBO e homenageia 10 pesquisadores e professores que trabalharam na criação de novas cultivares forrageiras e no aprimoramento do manejo de pastagens no Brasil, tanto irrigadas quanto de sequeiro. Segundo a reportagem, a lista foi elaborada com base em indicações de profissionais do setor e leitores da DBO, com curadoria da equipe da redação, que fez uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos por cada especialista e sua eventual atuação de campo.

“Todos são profissionais de renome, muitos deles premiados no País e no Exterior. Têm currículos admiráveis e atuam espontaneamente como “influenciadores tecnológicos”. Merecem total reconhecimento do setor pecuário, que não teria atingido o nível de profissionalização atual sem as pesquisas que conduziram. Infelizmente, muita gente boa ficou de fora, mas eles serão homenageados em outra oportunidade”, indica o texto introdutório da lista.

Divulgação Científica

Tecnologias aumentam eficiência do uso de nutrientes no campo

Em uma situação internacional complicada, como a que se está vivendo desde o final de 2021, com problemas na logística de distribuição e a guerra da Rússia com Ucrânia, houve uma alta do preço desses produtos.

O Brasil utiliza atualmente 8% de todo fertilizante produzido no mundo. O país está na quarta posição entre os maiores consumidores, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. No entanto, tem um grande problema, a produção nacional desse insumo é muito pequena. Para suprir a demanda da agricultura, importa-se mais de 85% das fontes de nutrientes. Além disso, a eficiência do uso de fertilizantes, muitas vezes, é baixa. Em média, aproveita-se em torno de 40 a 50% do nitrogênio (N), 20 a 30% do Fósforo (P) e 70% do Potássio (K). E esses insumos podem representar mais de 40% dos custos de produção de algumas culturas.

Em uma situação internacional complicada, como a que se está vivendo desde o final de 2021, com problemas na logística de distribuição e a guerra da Rússia com Ucrânia, houve uma alta do preço desses produtos. A variação dos preços e a incerteza no suprimento têm sido grande preocupação dos produtores. Então, vive-se uma situação bem complexa, pois se importa um insumo caro, e este, muitas vezes, não é utilizado da melhor forma.

Existem vários caminhos para aumentar a eficiência do uso dos nutrientes no campo. Muitas tecnologias estão à disposição do produtor. Na sequência, são apresentadas algumas soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar na aplicação das boas práticas e contribuir para altas produtividades na agropecuária brasileira de forma racional e sustentável.

Oportunidades

Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP seleciona candidatos ao mestrado

O processo seletivo abrange prova dissertativa de conhecimentos em biologia, física ou química, conforme a área de concentração escolhida pelo candidato.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPG-Ciências) do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP) recebe, até quarta-feira (16/11),inscrições para o curso de mestrado, com ingresso no primeiro semestre de 2023.

São oferecidas até 30 vagas nas seguintes áreas: “Biologia na Agricultura e no Ambiente”, “Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente” e “Química na Agricultura e no Ambiente”.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail selecaoppg@cena.usp.br e encaminhar cópias dos seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, histórico escolar completo e diploma da graduação, cédula de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou de casamento, certificado de quitação do serviço militar para os candidatos do sexo masculino e formulário de análise curricular.

Radar

USP está entre as 100 universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 29 mil pesquisadores.

A USP é a única universidade da América Latina a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2022, divulgado hoje, dia 16 de novembro.

Na posição 81-90, mesma colocação do ano passado, a USP se equipara a instituições como a Universidade de Bristol (Reino Unido), a Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA), a Universidade Leiden University (Holanda) e a Universidade RWTH Aachen (Alemanha).

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo 12º ano consecutivo), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

O que é a memória? Evento da USP debate a preservação de acervos e patrimônios universitários

Primeira edição do Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pelo Arquivo Geral da USP, propõe reflexão sobre os acervos universitários que resguardam a história.

Qual o significado da memória? Esta é a premissa central do I Encontro Espaços de Memória na Universidade, organizado pelo Arquivo Geral da USP, junto à Associação de Arquivistas (ARQ) de São Paulo e ao Centro de Memória Urbana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com quatro mesas e seis minicursos, o evento pretende discutir os diferentes acervos memoriais, como as bibliotecas, os centros históricos e os museus. O encontro ocorrerá de forma remota, durante os dias 21 a 23 de novembro; a inscrição é gratuita e está disponível neste link. 

A programação do evento inclui debates acerca da conservação de acervos, preservação digital, produção da história oral e outros temas relacionados à memória. O objetivo do encontro, segundo os organizadores, é reunir os diversos espaços de memória e pensar o que esses lugares representam. Para tratar os assuntos, haverá 18 palestrantes; dentre eles, pesquisadores da USP, principalmente das áreas de ciências humanas e comunicação.

Encontro da Pós-Graduação da USP discute os desafios da área na contemporaneidade

A programação inclui atividades que abordarão pontos como políticas afirmativas e de inclusão, oportunidades profissionais para além da academia e o impacto dos ODS na pós-graduação.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) promove, nos próximos dias 21, 22 e 23 de novembro, a terceira edição do Encontro da Pós-Graduação da USP. O evento terá como tema principal Os desafios da Pós-Graduação em um mundo em transformações e será realizado na Cidade Universitária, em São Paulo. A participação é gratuita.

A programação do encontro inclui atividades que abordarão pontos como políticas afirmativas e de inclusão, oportunidades profissionais para além da academia e o impacto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 na Pós-Graduação. Além disso, haverá premiação para as melhores teses de pós-graduandos da USP. 

O pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho, ressalta que as mesas de debate serão compostas com mais de 30 convidados de renome e reforça o convite para que todas e todos venham “refletir sobre os desafios que se apresentam e para as transformações esperadas na pós-graduação no âmbito da USP, do Brasil e do mundo”.

Professores da USP rebatem informações falsas a respeito das urnas eletrônicas

Marcos Simplicio e Wilson Ruggiero elucidam três pontos que consideram merecer especial atenção, relacionados à confiabilidade das urnas, a partir de critérios tecnocientíficos do funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Relatórios infundados e falsos sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas foram analisados por pesquisadores da USP e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a fim de elucidar as principais dúvidas deixadas no processo eleitoral brasileiro. Eles desmentem três aspectos importantes dessas falsas alegações e esquematizam Comentários sobre alegações infundadas ou falsas sobre as urnas eletrônicas brasileiras. 

Os docentes Wilson Ruggiero e Marcos Simplicio, ambos do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, comentan os dados da análise feita dos chamados “relatórios preliminares de análise das urnas eletrônicas usada na eleição presidencial do Brasil no primeiro turno – 2 de outubro de 2022”, utilizando dados de amostras coletadas em testes feitos nas urnas eletrônicas e a partir da explicação tecnocientífica do funcionamento das urnas eletrônicas.