Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 118

Período:  03 a 09/06/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Grande Benemérito

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dicas da Semana

Você conhece o CABI Agricultura e Biociências?

O CABI acolhe propostas de artigos relevantes para coleções de acesso aberto nas áreas de Ciências Agrárias, Biociências e afins.

Open Project: uma solução gratuita para gerenciamento das suas rotinas acadêmicas

OpenProject é um sistema de gerenciamento de projetos baseado na web para colaboração de equipe,  independente da localização das pessoas.

O OpenProj, versão atualizada do ProjectLibre, é um software de código aberto gratuito, com funções similares ao Microsof Project, que poderá ajudá-lo na gestão de seus projetos e rotinas de estudo, tais como:

No Youtube há várias videoaulas tratando do tema, mas sugiro o canal do Juliano Rheinz que faz uma excelente explanação do tema.

Produtos & Serviços

Fornecimento de cópias

Fale conosco: copia.esalq@usp.br .

Serviço de reprografia (respeitando a Lei de Direitos Autorais), encadernação, digitalização e impressão de arquivos através de mídias digitais, ou correio eletrônico.

Cópia e impressão:

Digitalização:

Encadernação espiral:

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Campanhas & Eventos

Lançamento de livro

Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água

O lançamento acontece no dia 24 de junho de 2022, às 16h, na Biblioteca Central da Esalq.

Este livro apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água, como contribuição para a busca do maior equilíbrio entre a produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas, e como apoio ao aprendizado nos cursos de ciências agrárias e ambientais.

Ao longo de seus doze capítulos, são tratados conceitos fundamentais da hidrologia como o ciclo hidrológico e seus processos constituintes, a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco-hidrológicos da zona ripária.

Aspectos aplicados de manejo de bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos, entre outros, também fazem parte da análise, que inclui ainda um histórico das relações entre a floresta e a água e um apêndice com terminologia, unidades e transformações, de grande utilidade para o pesquisador.

Novidades do Acervo

Autores:

Insetos: fundamentos da entomologia

A obra é indispensável para alunos e pesquisadores das áreas de ecologia, agricultura, pesca e engenharia florestal, paleontologia, zoologia e ciências médicas e veterinárias.

Insetos: fundamentos da entomologia apresenta um excelente conteúdo, fundamentado em evidências científicas, tendo a entomologia como ponto central na teoria e na prática de estudos evolutivos e ecológicos. Indispensável como texto principal para os estudantes de entomologia, é também literatura útil nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ecologia, agricultura, pesca e engenharia florestal, paleontologia, zoologia e ciências médicas e veterinárias. 

Atualizada com base nas mais recentes pesquisas na área, esta quinta edição foi inteiramente revisada e passou por diversos aprimoramentos, entre os quais se destacam a inclusão de novos boxes e primorosas ilustrações feitas à mão, a criteriosa revisão dos taxoboxes, que proporcionam informações concisas sobre todos os aspectos de cada um dos 28 agrupamentos (ordens) principais de insetos.

Autores:

Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações

A obra é escrita de forma bastante didática, partindo de um nível simples e chegando à fronteira do conhecimento científico na área de ciências agrárias e áreas afins.

Este texto didático oferece aos estudantes de graduação e de pós-graduação, ao profissional de ciências agrárias e áreas afins e ao pesquisador científico as bases do funcionamento dos agroecossistemas. Em sua quarta edição, revisada, atualizada e ampliada, inclusive com novos capítulos, apresenta os conceitos mais importantes para a compreensão da dinâmica dos elementos essenciais no Sistema Solo-Planta-Atmosfera, dando ênfase às culturas agrícolas e suas relações com os processos que ocorrem nos sistemas solo, planta e atmosfera. 

Além disso, aborda assuntos práticos  relacionados ao uso da água na agricultura, ciclo da água nos ecossistemas, irrigação e manejo da água. Aspectos relacionados à nutrição das plantas, agrometeorologia, balanços de energia e variabilidade espacial e temporal dos atributos do Sistema Solo-Planta-Atmosfera tornam o texto ainda mais abrangente. 

Acesso Aberto (Open Access)

F1000Research

A submissão é feita através de um sistema de submissão de página única. A equipe editorial interna realiza um conjunto abrangente de verificações de pré-publicação para garantir que todas as políticas e diretrizes éticas sejam cumpridas.

A F1000Research é uma plataforma de publicação de Pesquisa Aberta para cientistas e acadêmicos que oferece publicação rápida de artigos e outros resultados de pesquisa sem viés editorial. 

Todos os artigos se beneficiam de revisão por pares e orientação editorial sobre como disponibilizar abertamente todos os dados de origem.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click

O treinamento acontece no dia 29 de junho de 2022, das 14h30 às 16h30.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Capacitação em Mendeley

A agenda de junho está aberta. Inscreva-se!

Durante o mês de junho de 2022, a Divisão de Biblioteca promoverá encontros online para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Webinar Zoological Record

O treinamento acontece no dia 15 de junho de 2022, às 14h.

O Zoological Record é o banco de dados contínuo mais antigo do mundo de biologia animal. É considerada a principal referência taxonômica do mundo e, com cobertura desde 1864, há muito atua como o registro não oficial de nomes de animais do mundo. O amplo escopo de cobertura varia de biodiversidade e meio ambiente a taxonomia e ciências veterinárias.

O Registro Zoológico abrange todos os aspectos da pesquisa moderna com animais, incluindo: Comportamento, Conservação, Evolução, Habitat, Nomenclatura, Fisiologia, Taxonomia, Biodiversidade, Ecologia, Genética, Morfologia, Parasitologia, Reprodução, Zoogeografia.

Webinar Rankings e o impacto da pesquisa com Dimensions Analytics

O treinamento acontece no dia 14 de junho de 2022, às 14h.

Na atualidade, as análises bibliométricas e cientométricas da produção científica (publicações, dados de pesquisa, ensaios clínicos, patentes, etc.) são subsídios fundamentais ao desenvolvimento, qualidade e reputação das Universidades de Pesquisa e Agências de financiamento em âmbito internacional, nacional e local.

Com a solução Dimensions Analytics, que acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), dirigentes e gestores, coordenadores de pesquisa e de programas de pós-graduação, docentes, bibliotecários e demais interessados têm acesso a informações privilegiadas sobre todos os conteúdos indexados com base nos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados dos documentos. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete, o link de transmissão para o Webinar.

Avisos

Bibliotecas do campus estarão fechadas nos dias 13, 16 e 17 de junho de 2022

Em virtude dos feriados de Santo Antônio e Corpus Christi, não haverá expediente na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ nos dias 13, 16 e 17 de junho de 2022.

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado, no dia 13 de maio, sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/05, analisando os dados disponíveis, reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, devendo, neste momento, ser mantida a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e a recomendação de uso em ambientes abertos dos campi sempre que houver maior concentração de pessoas. Deve-se destacar o fato de que 100% dos alunos que frequentam as cerca de 5 mil disciplinas de graduação oferecidas pela Universidade neste semestre comprovaram imunização completa e seguem fazendo uso de máscaras no ambiente escolar. O mesmo ocorre nas disciplinas presencias na pós-graduação e nas reuniões de colegiado.

Ao lado disso, considerando-se que a Portaria GR 7687, de 23/12/21, em seu artigo 5º, prevê a obrigatoriedade de comprovação de eventuais doses de reforço em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade, e que o calendário vacinal já avançou de modo a permitir que seja ofertada a toda a população adulta, o atendimento dessa exigência deverá ser comprovado mediante inserção da informação nos sistemas corporativos da Universidade. Os alunos de graduação e de pós-graduação deverão inserir tal informação nos sistemas Júpiter e Janus até o final do primeiro semestre letivo de 2022.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Atraso no plantio dos EUA e o clima no Brasil: mercados de olho!

Instagram

Biblioteca Esalq: 121 anos!

Blog

Saiba como fazer uma boa pesquisa acadêmica em 10 passos

Nossa Gente

Série de inaugurações abre as comemorações dos 121 Anos da Esalq

As atividades alusivas aos 121 anos da Esalq continuam no decorrer da tarde desta sexta-feira, com uma série de homenagens, lançamento de livros, começo de um novo ciclo na Cátedra Luiz de Queiroz  e inauguração de espaço cultural nas dependências do Museu Luiz de Queiroz.

Abrindo a série de atividades propostas para a celebração dos 121 da Esalq, aconteceu na manhã desta sexta-feira dia 3 de junho nas dependências do Departamento de Genética, solenidade marcando a entrega oficial da obra de reforma do Laboratório Multiusuário de Proteômica, Metabolômica e Lipidômica. 

O professor Carlos Alberto Labate, coordenador do laboratório, reforçou a importância das atividades desenvolvidas no mesmo para as pesquisas realizadas na Esalq, em outras unidades da USP parceiras - exemplificando com as pesquisas em medicina oncológica, para outras universidades e também para a iniciativa privada, em uma clara demonstração da força da colaboração intersetorial. 

Presente ao evento, o professor Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), elogiou a reforma e o trabalho conduzido no laboratório, enfatizando a importância para o país de iniciativas de pesquisa interdisciplinar como as conduzidas no mesmo. 

Divulgação Científica

Criada por especialistas da USP, ferramenta gratuita indica melhor teste estatístico para pesquisa

Com perguntas objetivas, tutorial indica o teste mais adequado para experimentos acadêmicos e apresenta gráficos e vídeos explicativos; ferramenta gratuita e on-line está disponível em quatro línguas.

Qual a melhor ferramenta estatística para utilizar em uma pesquisa científica? Professores da área de Metodologia de Pesquisa e Estatística da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP atualizaram e disponibilizaram on-line o Tutorial Estatístico, ferramenta gratuita que busca auxiliar o pesquisador a encontrar o teste estatístico mais adequado para o experimento que irá realizar.

O Tutorial Estatístico foi originalmente desenvolvido em 2010 por José Roberto Pereira Lauris e Heitor Marques Honório, professores da disciplina de Metodologia de Pesquisa e Estatística da FOB. Após reformulações, ele foi incorporado ao site do Canal Pesquise em português, inglês, francês e espanhol, para auxiliar pesquisadores de dentro e de fora da USP. A ferramenta também foi adaptada para ser utilizada em celulares nas plataformas Android e IOS.

De acordo com Honório, a análise estatística é o “calcanhar de Aquiles” do pesquisador, principalmente da área da saúde, que não teve nas ciências exatas sua base de formação. Para selecionar a melhor forma de análise dos dados de uma pesquisa, o Tutorial Estatístico apresenta um teste ao usuário, que deve responder a uma série de perguntas autoexplicativas. A ideia é descrever os dados coletados e o tipo de estudo realizado pelo pesquisador.

Combinação de óleos essenciais de plantas pode ajudar no combate à praga de milho armazenado

Estudo da USP, em parceria com a Unesp, mostra que a combinação de seis óleos essenciais obtidos de plantas, entre elas, a erva-de-santa-maria, foi promissora para controlar a infestação do gorgulho do milho.

Estima-se que mais de 30% dos grãos produzidos em todo o mundo sejam perdidos devido a infestações de pragas durante o armazenamento. Uma dessas pragas é o inseto Sitophilus zeamais, conhecido como gorgulho do milho, que atinge os grãos tanto no campo, antes da colheita, quanto no armazenamento. Essa praga pode diminuir substancialmente o peso, o valor nutricional, a taxa de germinação e o valor comercial dos grãos, além de aumentar a vulnerabilidade à infestação de fungos. Mas pesquisadores brasileiros podem ter encontrado a solução quando testaram combinações de óleos essenciais, principalmente o obtido da erva-de-santa-maria, conhecida popularmente como menstruz, mastruz ou mastruço. Os resultados se mostraram promissores para o combate do inseto nos grãos armazenados.

Os resultados estão no artigo Synergism between essential oils: a promising alternative to control Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae) publicado na revista científica Crop Protection. O estudo foi realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em colaboração com uma equipe da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu.

O Brasil ocupa o terceiro lugar na produção de milho em todo o mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China. A expectativa é que o País alcance 116 milhões de toneladas na safra 2021/22, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  Mas a safra pode estar sujeita a pragas, o que prejudica a produção final.

Oportunidades

Alumni USP vai premiar os egressos que se destacam em diferentes áreas profissionais

Prêmio, que é inédito, será oferecido para o egresso diplomado em curso de graduação e pós-graduação que se destacou durante sua trajetória profissional percorrida há mais de dez anos no Brasil ou no exterior.

O Escritório Alumni USP, com apoio da Reitoria da Universidade, está lançando o Prêmio USP Alumni, que será oferecido anualmente para o egresso diplomado em curso de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), que tenha se destacado durante sua trajetória profissional percorrida há mais de dez anos no Brasil ou no exterior.

Serão premiados os ex-alunos nas seguintes categorias: Contribuições na qualidade de vida das pessoas; Contribuições nas relações humanas e inclusão social; Contribuições na sustentabilidade ambiental; Contribuições em inovações e empreendedorismo; Contribuições em arte e cultura e Contribuições em ciência e tecnologia.

Os vencedores de cada categoria receberão certificado e medalha condecorativa em evento previsto para o dia 27 de outubro, às 19h, no  Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus da USP em São Paulo.

42º Congresso Paulista de Fitopatologia debate tendências e inovações em controle biológico

Conforme Morandi, "soluções tecnológicas para os desafios da implementação do controle biológico no campo estão em pleno desenvolvimento nas instituições de pesquisa e nas empresas".

O controle biológico de doenças de plantas e o microbioma do solo, que estão transformando os cultivos agrícolas, serão discutidos durante o 42º Congresso Paulista de Fitopatologia, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

Os impactos ambiental e social da produção de alimentos são, em certa extensão, conhecidos dos consumidores que, cada vez mais, demandam sustentabilidade dos meios de produção. Um próspero “ecossistema de inovação” está se desenvolvendo, com o surgimento ou fortalecimento de empresas inovadoras. 

Essa convergência tecnológica e social, que é a tendência para todas as ciências e inclui a fitopatologia e o controle biológico, será abordada na conferência inaugural pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marcelo Morandi. "O controle biológico há muito deixou de ser o 'patinho feio' da sanidade vegetal", acredita ele. "É hoje uma ciência robusta e reconhecida, bem como um mercado efervescente". 

Acontece

Por um pasto mais produtivo

Nova cultivar de gramínea para o gado lançada pela Embrapa pode contribuir para elevar a produtividade da pecuária brasileira.

Há duas boas notícias para os pecuaristas brasileiros. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou há pouco tempo no mercado a primeira cultivar desenvolvida no país do capim Urochloa ruziziensis, também conhecido como Brachiaria ruziziensis. A nova planta, batizada de BRS Integra, é mais adequada às condições de solo e clima nacionais. Em um trabalho paralelo, outro grupo da instituição sequenciou o genoma da espécie, o que potencializa o melhoramento genético da gramínea e de outros capins do gênero Urochloa. Originário da África, o Urochloa, também conhecido como capim braquiária, é uma das principais forrageiras empregadas no país. Forrageira é o nome dado aos diferentes tipos de gramíneas e leguminosas, como milho e alfafa, usados para alimentar o gado.

A cultivar BRS Integra recebeu esse nome por se destinar aos sistemas de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF), um método sistematizado pela Embrapa que preconiza a rotação entre atividades agrícolas, criação de gado e plantio de florestas em uma mesma área. O objetivo desse sistema é elevar a eficiência de uso dos recursos naturais e reduzir o impacto ambiental da agropecuária. Estima-se que o sistema ILPF e suas variantes – como a conjugação apenas de culturas agrícolas e atividade pecuária em um mesmo local – estejam implantados entre 15 milhões e 18 milhões de hectares no Brasil, cerca de 10% do total (ver Pesquisa FAPESP no 314).

Acervo da USP revela as várias faces do Nordeste brasileiro

Guardada no Instituto de Estudos Brasileiros, coleção de Manuel Correia de Andrade – que receberá recursos do BNDES – se destaca em temas ligados a desenvolvimento regional, reforma agrária e ambiente.

Há quase sete anos, o imponente acervo de Manuel Correia de Andrade (1922-2007) – professor, geógrafo, historiador, advogado e escritor pernambucano – dormia nos arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Seus 80 mil itens, compostos dos livros de sua biblioteca pessoal, manuscritos, correspondências com intelectuais e documentação institucional de órgãos como a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e a Fundação Joaquim Nabuco, aguardavam o despertador dos recursos financeiros necessários para seu manuseio apropriado.

Agora, no ano do centenário de Manuel Correia de Andrade, esse despertador finalmente tocou e essa vasta coleção começará a ser catalogada e organizada. No final do ano passado, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou projeto que garante R$ 3,5 milhões para esse trabalho, a ser realizado durante dois anos e meio, tendo a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) como cogestora do projeto, ao lado do BNDES.

CTNBio aprova uso comercial de milho transgênico resistente a lagartas

O evento EH913 é resultado de uma parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a Helix, empresa do grupo Agroceres.

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovou na última quinta-feira, 2 de junho, por unanimidade, o uso comercial do milho geneticamente modificado para resistência a insetos, denominado evento EH913. A nova tecnologia, proveniente de um gene específico da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), apresenta elevada eficácia contra pragas lepidópteras, em especial a Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho, considerada a principal praga da cultura do milho), e a Diatraea saccharalis (conhecida como broca-da-cana). Em todos os ensaios de campo realizados, o evento EH913 apresentou performance surpreendente, comparável a melhor tecnologia Bt disponível atualmente no mercado.

Em ensaios de laboratório, de acordo com informações da Embrapa Milho e Sorgo e da Helix, o produto obteve alta eficácia contra larvas da lagarta-do-cartucho, mesmo quando diluído 25 vezes em dieta artificial, indicando um bom prognóstico em relação ao manejo de resistência de insetos. Adicionalmente, o milho com o evento EH913 se mostrou eficaz inclusive contra populações de Spodoptera frugiperda resistentes às proteínas Bt presentes no mercado, indicando a ausência de resistência cruzada com tais tecnologias e reforçando ainda mais o seu caráter inovador e disruptivo para o manejo de pragas no Brasil.

USP e Ecofalante promovem série de eventos na Semana do Meio Ambiente 

Até o dia 15 de junho, evento promove oito ações nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru e Pirassununga.

A partir desta semana, até 15 de junho, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, em parceria com a Ecofalante, Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela maior mostra de cinema ambiental da América Latina, promovem uma série de eventos para a comunidade do Especial Semana do Meio Ambiente 2022, na esteira da Mostra Ecofalante de Cinema que vai até 21 de junho. 

Desde 2018, a USP tem acordo de cooperação técnico-educacional com a OSC Ecofalante, via SGA, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Por meio desse acordo professores, funcionários e alunos têm contato com a plataforma EcofalantePlay, uma das principais ações do Programa Ecofalante Universidades, possibilitando a utilização de centenas de filmes para atividades de ensino, extensão e pesquisa.

Este ano, na USP são oito ações, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com webinários e sessões presenciais seguidas de debate, que acontecem nos campi de Ribeirão Preto, Pirassununga, São Paulo e Bauru.

CAPES investirá R$4,3 milhões em combate à vulnerabilidade social

Fundação vai selecionar até 12 projetos, com concessão de bolsas de doutorado e pós-doutorado.

A CAPES publicou nesta quarta-feira, 1º de junho, o Edital nº 28/2022, com a segunda seleção do Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados a Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais. Pela nova ação, denominada Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Vulnerabilidade Social e Direitos Humanos, a Fundação investirá até R$4,3 milhões em um máximo de 12 projetos. As propostas devem ter abordagens voltadas aos direitos humanos, com objetivo de melhorar as condições de vida de pessoas que passaram por eventos extremos.

“Com esse edital, queremos subsidiar, através dos avanços científicos na alta formação de pessoas em doutorado e pós-doutorado, a formulação de políticas públicas para prevenir e enfrentar situações de vulnerabilidade social decorrentes de emergências climáticas, como deslizamentos, enchentes, incêndios e seca”, explica Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES. Os eventos devem ter ocorrido entre 2020 e 2022. Os eixos estratégicos incluem temas como preservação de direitos fundamentais, formulação de propostas para mitigar impactos socioeconômicos, gestão de risco, e políticas públicas para aperfeiçoar a proteção social.

Os projetos visam à formação de recursos humanos altamente qualificados em programas de pós-graduação stricto sensu. Serão concedidas até 60 bolsas, sendo 36 de pós-doutorado e 24 de doutorado. As propostas devem ser apresentadas por meio do Sicapes entre 10 de junho e 27 de julho. A divulgação do resultado final está estimada para a partir de 18 de novembro e o início dos projetos, para dezembro.