Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 270
Período: 15 a 21/08/2025 | Elaboração: Stella dos Santos
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 270
Período: 15 a 21/08/2025 | Elaboração: Stella dos Santos
Originária da América do Sul, a Erythrina crista-galli, conhecida popularmente como corticeira, suinã ou flor-de-coral, encanta pela intensidade de suas flores em vermelho-carmesim. Essa árvore floresce geralmente antes do aparecimento das folhas, transformando a paisagem com seus cachos vibrantes que atraem beija-flores e outras aves polinizadoras. Além de seu valor ornamental, a espécie também é a flor nacional da Argentina e está presente em diversos espaços do campus, compondo cenários de rara beleza natural.
O registro fotográfico desta edição do Dicas & Notícias é de Paola Diaz Caballero, aluna de pós-graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.
A Divisão de Biblioteca, por meio da ABCD (Agência de Biblioteca e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo), disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.
Além disso, o aplicativo possibilita sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.
As facilidades da Biblioteca na palma da mão.
Thais Cristiane Campos de Moraes é Chefe Técnica do Atendimento e Orientação ao Usuário na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
O livro é uma obra essencial para estudantes e profissionais que desejam compreender como os microrganismos influenciam diretamente a segurança e a qualidade dos alimentos. Em sua segunda edição, o conteúdo foi totalmente atualizado para acompanhar os avanços da área, mas sem perder sua proposta original de ser um guia básico, acessível e confiável. Organizado em 13 capítulos, o livro aborda desde conceitos fundamentais até temas complexos, como os microrganismos patogênicos e a diversidade microbiana nos alimentos.
Com uma linguagem clara, a obra oferece explicações consistentes e ainda indica leituras complementares em cada capítulo, permitindo que o leitor vá além. Mais do que um material de consulta, este livro mostra como a microbiologia dos alimentos é indispensável para a vida cotidiana e para o futuro da alimentação. Afinal, enquanto existir a necessidade de se alimentar, também existirão microrganismos interagindo com os alimentos — e conhecer esse universo é abrir portas para uma área de atuação sempre atual, desafiadora e repleta de oportunidades.
A obra é referência para quem busca compreender o papel dos microrganismos no setor alimentício.
Isabel Cristina Moraes Barros Chaddad é Chefe Técnica do Processo Formação e Manutenção do Acervo, da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
O livro “Do mérito à honra” celebra os 124 anos da Escola e homenageia aqueles que ajudam a consolidar sua trajetória de excelência. A obra reúne nomes de alunos da graduação e da pós-graduação, além de docentes, todos distinguidos ao longo de suas jornadas acadêmicas e científicas. Mais do que um registro institucional, o livro é um retrato vivo do reconhecimento que acompanha a dedicação de esalqueanos em diferentes áreas do conhecimento.
Com textos cuidadosamente selecionados pelos jornalistas responsáveis pela comunicação oficial da ESALQ, a publicação compila materiais originalmente divulgados em imprensa, site, boletins e mídias sociais da Escola. Cada registro traz à tona conquistas que vão de premiações que fortalecem a produção científica até indicações para cargos de liderança nos cenários acadêmico, político, econômico e corporativo.
Mais do que uma coletânea de feitos, “Do mérito à honra” mostra como o talento e o esforço individual se convertem em conquistas coletivas, reafirmando a relevância da Escola no Brasil e no mundo. Uma obra que, ao resgatar histórias de mérito, também consagra a honra de pertencer a uma instituição que continua inspirando gerações.
O livro é dividida em cinco capítulos escrita por acadêmicos de diferentes partes do país.
O primeiro capítulo aborda o conceito de desenvolvimento sustentável e a relevância dos ODS nesse contexto global. Os três capítulos seguintes exploram as dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade, mostrando como cada uma se conecta aos diferentes ODS e aos sistemas alimentares, como a proteção da biodiversidade e a promoção da igualdade social e econômica. O capítulo final concentra-se no ODS 17, que visa fortalecer parcerias globais para facilitar a implementação da Agenda 2030, ressaltando a cooperação entre governos e instituições.
Esta obra é uma contribuição importante para a reflexão e ação em torno da promoção de sistemas alimentares sustentáveis por meio dos ODS e integra a Coleção ABCD Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“É evidente que o desenvolvimento sustentável só será plenamente alcançado quando a promoção de um crescimento econômico, enriquecimento ambiental e acesso social justo e equitativo a recursos se oferecer na forma de melhores oportunidades a todas as pessoas, sempre na perspectiva de diminuir as desigualdades sociais e estabelecer um padrão de vida digno a todos os indivíduos”, afirmam os autores nas considerações finais do livro. Segundo eles, esse desenvolvimento precisa, ainda, acontecer de forma concomitante ao gerenciamento integral e sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas. E citam o Relatório Brundtland, que afirma que somente com a equidade social, o crescimento econômico distributivo e a proteção ambiental alcançaremos a sustentabilidade.
A publicação busca compreender como os sistemas alimentares se relacionam com a Agenda 2030
Silvio Douglas Dias Bacheta é responsável pela divulgação de produtos e serviços da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
Wiley e CAPES firmaram um acordo que permite que autores elegíveis da USP publiquem em acesso aberto, sem taxa de publicação de artigo (APC). O custo da publicação é coberto pelos termos do cordo.
Autores correspondentes vinculados às instituições afiliadas à CAPES, incluindo autores da Universidade de São Paulo, podem publicar em acesso aberto em qualquer periódico híbrido da Wiley, sem nenhum custo. Ao escolher o acesso aberto no início do processo de publicação, o artigo estará automaticamente disponível gratuitamente para todos lerem, baixarem e compartilharem.
A CAPES recomenda que os pesquisadores informem seu ID ORCID (código de identificação do autor) ao submeter um manuscrito. A falta de inclusão do ID ORCID pode levar a atrasos ou à negação da solicitação de cobertura do APC de acesso aberto, para que o artigo seja publicado nos termos do acordo.
O acordo da CAPES cobre financiamento para publicação em acesso aberto apenas em periódicos híbridos e não inclui financiamento para publicação em periódicos GOLD.
Com acesso aberto, sua pesquisa alcança o mundo: mais leitores, mais visibilidade, mais impacto.
Acesse www.abcd.usp.br e conheça os produtos e serviços oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP.
Elisabeth Adriana Dudziak é Chefe Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP.
Biblioteca Central: segunda a sexta-feira, das 7h45 às 22h;
Biblioteca Setorial do LES: segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia o prazo do seu empréstimo.
De acordo com o Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU), a USP está entre as 150 melhores universidades do mundo. O ranking foi divulgado hoje, dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, sendo este o terceiro ano consecutivo que a Universidade é classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição. Foram avaliadas mais de 2.500 instituições e as mil melhores foram classificadas, dentre as quais 18 são brasileiras.
Quem ocupa o primeiro lugar no ranking é a Universidade Harvard, pelo 23° ano consecutivo. A segunda posição é ocupada pela Universidade Stanford, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Entre as dez mais bem classificadas, oito são universidades estadunidenses, com exceção da Universidade de Cambridge (4ª posição) e da Universidade de Oxford (6ª posição), ambas do Reino Unido.
Cresce o interesse sobre a saúde do solo e sua relação com as principais ameaças à saúde planetária. No entanto, regiões mais ameaçadas pelas mudanças climáticas e degradação ambiental têm pouca ou nenhuma pesquisa sobre o tema. Além disso, países da África e da Ásia que são mais vulneráveis a estressores ambientais – como extremos climáticos, seca, poluição e desmatamento – têm fraca cooperação científica internacional com os maiores produtores de conhecimento sobre a saúde do solo.
A constatação vem de um estudo liderado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e do Centro de Estudo de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), ambos da USP. O levantamento, publicado na revista Communications Earth & Environment, do grupo Nature, analisou cerca de 32 mil artigos científicos disponíveis na Base Scopus sobre as principais ameaças ao solo causadas por crises ambientais globais. Os cientistas também mapearam onde as pesquisas estão concentradas a partir da afiliação dos autores.
Com o objetivo de abordar questões referentes à floresta e ao meio ambiente e sua relação com os seres humanos, o podcast Histórias da Floresta: e Eu com Isso? aborda, em seu quinto episódio, as famosas capivaras. Produzido pelo projeto Corredor Caipira, coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, traz como convidados Alexandre Percequillo, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq e zoólogo especialista em mamíferos, e Jéssica Lane, jornalista especialista em marketing e membro da equipe de comunicação do Corredor Caipira. Com apresentação de Rafael Bitencourt e trilha sonora assinada por DJ Junião, que transporta o ouvinte para as florestas. Desde o quarto programa, conta também com a parceria da TV USP Piracicaba e passa a ser exibido em vídeo.
Estudo liderado por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP) em parceria com a multinacional Bayer demonstrou que o uso de técnicas baseadas em laser é capaz de medir com precisão os níveis de carbono no solo em áreas agrícolas do Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. Mais do que quantificar, os pesquisadores identificaram no Cerrado um aumento de até 50% dos estoques de carbono nos solos em propriedades privadas com práticas de manejo sustentável, como o plantio direto, em relação às áreas nativas. A pesquisa tem implicações diretas para o combate às mudanças climáticas e ao fortalecimento do mercado de créditos de carbono no País.
Realizada no modelo on-farm, que ocorre durante a produção das culturas, a pesquisa teve o objetivo de resultados mais seguros em áreas tropicais e subtropicais, forneceu suporte e incentivo para que os agricultores adotem e aprimorem sistemas conservacionistas, em linha com o Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC+) e o programa PRO Carbono, liderado pela Bayer para apoiar os produtores na adoção de práticas regenerativas.